magazine luiza e leucotron

Magazine Luiza e Leucotron: conheça esse case de sucesso!

A confiança é uma das premissas básicas para o sucesso de qualquer parceria. Diante disso, é possível afirmar que a relação entre o Magazine Luiza e a Leucotron começou antes mesmo da formalização do contrato. Isso porque o Magalu já sabia muito bem aonde queria chegar e que a Leucotron prestava um bom suporte aos seus clientes.

Como nem só de qualidade no pós-venda se sustenta uma boa relação, neste post apresentaremos os principais motivos que explicam a bem sucedida união do Magazine Luiza e Leucotron. Continue a leitura e confira!

O começo de uma história de sucesso

A Leucotron iniciou a parceria com o Magazine Luiza no final de 2016. Segundo Heleno Nogueira, gerente de negócios corporativos na Leucotron, “em 2017 já pegamos uma forte aceleração da empresa: eles abriram 60 lojas, e nos anos seguintes a marca só cresceu.”

“Quando começamos a trabalhar com o Magalu — continua Nogueira —, eles tinham aproximadamente 600 lojas e hoje já têm mais de 1100, sendo que praticamente metade dessas lojas já contam com a solução da Leucotron.”

O que motivou essa parceria

O Magazine Luiza precisava de uma empresa que apresentasse um suporte com cobertura nacional, uma vez que eles tinham forte crescimento previsto a partir de 2016 e a ideia da marca era expandir toda a rede de loja física para o Brasil inteiro.

Portanto, um dos aspectos que mais viabilizou essa parceria foi a capilaridade nacional, ou seja, os parceiros que a Leucotron tem espalhados por todo Brasil. Isso significa que a Leucotron consegue instalar e dar manutenção nos equipamentos em qualquer cidade do país.

Outro fator que motivou a união de forças foi a flexibilidade do equipamento de telecom. Segundo Heleno Nogueira, “mesmo a Leucotron possuindo soluções em nuvem, a Magalu optou por uma central híbrida capaz de se adaptar tanto ao mundo mais velho quanto ao mundo mais novo. Como a infraestrutura possui tecnologias legadas e modernas, nossa central Ision IP faz a ponte entre elas se tornando a opção de melhor custo-benefício.”

Os diferenciais oferecidos ao Magazine Luiza

Em função da estratégia de expansão do Magalu, um dos fatores para que a parceria fosse firmada foi o suporte nacional, e isso aconteceu por causa das 300 revendas que a Leucotron tem espalhadas por todo o país. Outro diferencial é a flexibilidade de tecnologia, que conjuga tecnologias mais antigas, analógicas e digitais, além de tecnologias mais novas como o IP.

Vale destacar que “a Leucotron é uma empresa que é bastante reconhecida pela qualidade do suporte, ou seja, o pós-vendas é muito bom. Isso sim foi um diferencial, porque o Magalu já sabia que a Leucotron dava esse suporte diferenciado no mercado. E isso está sendo provado ao longo dessa parceria nesses 5 anos de parceria”, afirma Heleno.

Os pontos já implementados

Hoje o Magalu já tem mais de 500 pontos, endereços e lojas físicas com tecnologias instaladas, também entre lojas e centros de distribuição que eles estão inaugurando. A Leucotron começou a implementar a estrutura nos pontos no final de 2015 e neste mesmo ano, instalou 20 novas lojas.

Em 2016, coincidiu de ser 60 anos do Magazine Luiza, e a Luiza (presidente do Conselho Administrativo da marca) resolveu abrir 60 lojas. No mesmo ano, a Leucotron já emplacou as 60 novas lojas.

“Obviamente, esse começo foi um período de prova da parceria, e foi muito bacana porque a Leucotron cumpriu o que prometeu. Isso é muito saudável. No outro ano, a marca veio com mais 100 lojas, depois mais 150 e, para vocês terem uma ideia, já estamos em 2021 — e mesmo em 2020 com a pandemia —, são mais de 500 lojas Magazine Luiza com centrais Leucotron”, destaca Heleno Nogueira.

Hoje a Leucotron é o principal fornecedor do Magalu em tecnologia de telefonia para as lojas. Além das lojas novas, a Leucotron também trocou a estrutura das lojas velhas e substituiu parques antigos que apresentaram problemas.

As razões pelas quais a parceria Magazine Luiza e Leucotron é um sucesso

Para suportar os desafios de instalar estrutura de telecom em uma loja em qualquer lugar do Brasil é fundamental contar com um equipamento robusto. Afinal, o cenário brasileiro de infraestrutura é bem crítico — as condições de energia, por exemplo, não são as melhores.

Diante disso, como o Magalu tem lojas em todos os estados da federação, o êxito da parceria existe porque a Leucotron apresenta uma central robusta que atende todo o território nacional.

Estamos falando de uma central que se adapta a qualquer tecnologia e, inclusive, a esse tipo de cenário repleto de precariedades. Assim sendo, a Leucotron cumpre o que promete, mesmo diante de condições tão diferentes em nosso país.

Outra explicação para o sucesso dessa parceria é o pós-venda, ou seja, o suporte que a Leucotron dá — tanto técnico quanto comercial. No mesmo sentido, o gerente de negócios corporativos, Heleno Nogueira, ressalta: “a gente sempre trabalha em parceria, temos um relacionamento bem aberto, bem bacana de ganha-ganha e isso tudo traz confiança.”

As soluções oferecidas

Para tornar a telefonia de uma loja física de varejo de grande porte uma ferramenta de facilidades, a Leucotron fornece ao Magazine Luiza soluções como:

  • central PABX, chamada Ision IP: uma central híbrida, com ramais analógicos, digitais e IP. O modelo específico da Magalu é o Ision IP 1600, com aproximadamente 10 anos e é bem maduro;
  • em uma loja, a Leucotron instala uma central com aproximadamente 30 a 40 ramais, para todos os colaboradores que trabalham no local;
  • interconexão de telefonia com a matriz, para transbordar as ligações internas entre a loja e as unidades do Magalu para interação e análise de vários assuntos — como estoque, análise de crédito etc.;
  • em alguns CDCs, a Leucotron tem outros equipamentos de maior porte também da família Ision, como o Ision IP 3000R;
  • terminais IPs;
  • softwares como softphone, para dar mais mobilidade aos colaboradores, em que a Leucotron disponibiliza o telefone fixo no celular do colaborador e toda a parte de atendimento da loja;
  • URAs de atendimento e tudo o que estiver relacionado à telefonia da marca.

Os benefícios da parceria para o Magazine Luiza

O trabalho em conjunto do Magazine Luiza com a Leucotron possibilita que a gigante do varejo brasileiro obtenha conquistas como:

  • ter um parceiro que atenda em qualquer lugar do país;
  • obter um preço competitivo e agressivo, que justifique o investimento do Magalu;
  • ganhar com a qualidade do equipamento em relação à flexibilidade de adaptar a um legado de telefonia analógica, que não pode ser jogado fora. Assim como a possibilidade de se adequar ao mundo moderno de telefonia IP que já está vindo aí e será o futuro;
  • ter a segurança de saber que quando precisa, o parceiro estará lá para atender exatamente o que foi acordado em contrato.

Os desafios do Magalu solucionados com o trabalho da Leucotron

Os desafios eram encontrar um fornecedor que realmente tivesse um equipamento confiável, que fosse adaptável ao legado já existente e ao que vem de novo, que oferecesse um suporte interessante e com um custo adequado ao modelo que a marca estava procurando.

Além disso, o parceiro precisaria suportar um crescimento rápido, de muitas inaugurações. Nesse sentido, a Leucotron cumpriu com todos os prazos. Vale destacar que a grande sacada do Magalu foi não separar loja física de e-commerce, seguindo a linha de juntar o touch e o tech e promover uma comunicação unificada.

Assim, a varejista transformou cada loja física num pequeno Centro de Distribuição. Quando faz uma venda online no e-commerce, o Magalu sempre procura a loja mais próxima com estoque para atender o cliente, e com isso a marca consegue entregar a mercadoria muito mais rápido para o cliente final. Ou seja, a loja física também dá esse suporte à logística do e-commerce.

Por fim, fica evidente que a Leucotron pôde acompanhar esse crescimento exponencial do Magazine Luiza, que mais que dobrou de tamanho. “Ao longo desses seis anos de parceria, a Leucotron deu conta do recado e foi competente o bastante para suportar esse crescimento” — finaliza Heleno Nogueira, o gerente de negócios corporativos.

Se você gostou do case de sucesso do Magazine e Leucotron, e quer conhecer melhor nossas soluções em telecom, entre em contato conosco agora mesmo!

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.