softphone e videophone

Softphone: 7 benefícios para o atendimento corporativo

Não se pode negar que o serviço de telefonia faz parte do dia a dia de qualquer empresa, sendo um dos principais meios de comunicação usados no mercado. Com o avanço da tecnologia, novas ferramentas foram criadas com o objetivo de otimizar a prática — como o softphone.

Utilizada em conjunto com uma plataformas de PABX, essa ferramenta oferece uma série de benefícios para o processo de comunicação e atendimento aos clientes da empresa. Entre eles, a redução de custos de telefonia e o aumento da qualidade nas ligações.

Entretanto, para que isso seja a realidade da empresa, é preciso conhecer o mercado e as diferenças entre as opções disponíveis. Dessa forma, a escolha da solução é feita de forma eficiente, garantindo que a opção selecionada seja ideal para as necessidades do negócio.

Por esse motivo, apresentamos neste artigo o que é um softphone, bem como as vantagens que essa ferramenta garante ao processo de comunicação da sua empresa com o mercado. Acompanhe!

O que é softphone?

O softphone é um software que pode ser instalado em computadores ou smartphones e permite que seus usuários utilizem seus dispositivos como terminais telefônicos. Quando utilizado em conjunto com um sistema PABX, ele pode apresentar funcionalidades adicionais à possibilidade de receber e realizar chamadas, tais como:

  • gravar ligações;
  • acessar lista de contatos;
  • encaminhamento de chamadas;
  • chamada em espera;
  • personalizar painel de atendimento;
  • conferir status de diferentes ramais.

Para conseguir utilizar esse software é necessário que o dispositivo tenha espaço para instalação em sua memória, um sistema operacional compatível com a tecnologia — podendo ser Android, Windows, MAC ou iOS —, acesso a uma conexão de internet, bem como a um sistema de telefonia PABX.

Quais as vantagens de utilizar essa ferramenta?

Como falamos, o softphone garante uma série de benefícios para as empresas que fazem sua adoção para otimizar o atendimento telefônico. Listamos as 7 principais vantagens desta prática. Confira!

1. Redução de custos

O principal benefício da adoção de novas soluções de telefonia é a redução de custos para a empresa. Por utilizar a internet como base para a comunicação, as tarifas do softphone são muito menores que as das operadoras tradicionais.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Em um ambiente cada vez mais globalizado e conectado, no qual profissionais estão quase sempre fora da empresa atendendo outras localidades, os custos com telefonia tradicional tendem a aumentar de forma significativa, quase se tornando um problema para a gestão financeira — principalmente para aquelas que realizam negócios no exterior. Isso não acontece com as soluções baseadas na internet.

2. Facilidade de uso

O uso do software tende a ser muito simples, apresentando um ambiente intuitivo e de fácil compreensão para qualquer profissional. Ademais, pode ser instalado no dispositivo do colaborador e a ferramenta permite que ele realize mais de uma função ao mesmo tempo, recebendo chamadas, atualizando informações e consultando sistemas, por exemplo.

3. Simplicidade na instalação

Outro benefício de utilizar o softphone é sua facilidade de instalação, realizada em apenas alguns minutos. Por fazer parte da rede já contratada pela empresa, basta fazer sua solicitação pelo software de gestão telefônica. Assim, um número virtual é criado para representar uma linha e pode ser atendida por meio do dispositivo. Como o processo não envolve a instalação de equipamentos, ele é feito de forma rápida e sem custos para o negócio.

4. Qualidade do atendimento

Essa ferramenta também garante que a qualidade da ligação seja melhor que a tradicional, uma vez que minimiza falhas como ruídos e cancelamento de eco. Isso melhora o atendimento oferecido aos usuários, evitando frustrações como chamadas perdidas ou interrompidas no meio da conversa. As demais funcionalidades do software também contribuem para o aumento da qualidade.

5. Personalização do atendimento

Como falamos, o uso do softphone apresenta novas funcionalidades para o serviço de atendimento telefônico, como a gravação de chamadas, atualização do perfil de contatos e sistema de redirecionamento de ligações. Essas utilidades permitem que o colaborador saiba quem é a pessoa do outro lado da linha e personalize seu atendimento, oferecendo uma conversa mais prazerosa e eficaz no processo.

6. Mobilidade para os colaboradores

Adotar o softphone significa que os profissionais não precisam mais estar em suas mesas para receber chamadas no telefone. Eles podem fazer isso em qualquer local, usando seus dispositivos móveis — como um smartphone, notebook ou tablet. Para isso, basta ter conexão com a internet para garantir uma boa comunicação.

Esse benefício é muito importante para profissionais que viajam a trabalho ou realizam muitas funções e atividades fora do ambiente de trabalho convencional. Isso acontece porque no modelo tradicional os custos com telefonia desses colaboradores tendem a ser muito altos.

7. Competitividade no mercado

Por fim, as empresas que investem em plataformas de comunicação otimizam o atendimento e uso de serviços de telefonia. Elas reduzem custos, aumentam a satisfação dos clientes e produtividade interna dos profissionais. Esses benefícios resultam em aumento da competitividade no mercado, garantindo bons resultados para a organização.

Agora que você sabe o que é softphone, bem como os benefícios de utilizar essas ferramentas para o sucesso da comunicação da organização com o mercado, acredita que é o momento de investir? Então, entre em contato conosco e encontre a solução mais adequada para o seu negócio!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.