A importância de um redirecionador de chamadas para sua empresa
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A importância de um redirecionador de chamadas para sua empresa

A importância de um redirecionador de chamadas para sua empresa
Escrito por Leucotron

As soluções em comunicação otimizam todo o quadro de uma empresa, beneficiando também a produtividade e o atendimento. O redirecionamento de chamadas é uma ferramenta bastante específica, mas seu conjunto de funcionalidades traz uma mudança positiva para as metas da organização.

O controle das ligações recebidas é imprescindível para o bom funcionamento da plataforma de comunicação, que ganha na agilidade e também na personalização. A automatização de determinadas funções faz com que o atendimento se torne mais humanizado e eficiente.

Para o redirecionamento das chamadas, o software organiza as ligações, analisando qual número está chamando e é aplicada alguma funcionalidade. Conheça mais sobre o redirecionador Sentinela, suas funções e benefícios para a organização.

Como funciona o software de redirecionamento de chamadas?

Quando recebe uma ligação, o sistema por meio do PABX identifica o número antes mesmo que a chamada seja atendida. O PABX avisa o software Sentinela que, por meio de uma configuração pré-determinada, aplica uma ação específica para a aquela ligação.

Este processo ocorre de modo transparente para aquele que realiza a chamada. O software facilita a escolha dos ramais para a ligação, impedindo também o recebimento de chamadas de números indesejados. Todas as funções podem ser programadas pelo sistema de tecnologia da informação da empresa.

A criação de filtros e máscaras se dá para atender a estrutura de áreas, setores e demandas características de cada empresa. No caso de organizações que utilizam o DDG (prefixo 0800), por exemplo, pode haver a opção de não receber ligações originadas por telefones celulares ou públicos.

Como o redirecionamento de chamadas acontece?

O software intercepta as mensagens pelo tronco digital ou pelo VoIP, assim que o sistema identifica o seu registro. O processo é muito ágil e pode receber um grande número de ligações simultâneas sem interferir em seu funcionamento.

As funções podem ser definidas por número, categorias, DDR, em função de data ou mesmo do horário. Algum tipo de redirecionamento pode ficar desativado fora do horário comercial, por exemplo. As categorias não são pré-definidas, podendo os gestores e responsáveis pela tecnologia da informação organizarem os ramais como for melhor para a comunicação global da empresa.

Quais são os recursos necessários para a implementação do software de redirecionamento de chamadas?

Para que seja instalado o software Sentinela, a linha telefônica corporativa deve apresentar compatibilidade tecnológica. A linha central é conectada ao sistema, que já dimensiona os ramais, setores e funções que serão acionadas.

O software é instalado nas linhas que contam com tecnologia digital ou IP, que conseguem administrar todas as ligações independentemente do tamanho da organização. Para seu funcionamento, é preciso um servidor Proxy para o VoIP ou um sistema de entroncamento E1. 

Como o atendimento pode ser beneficiado com o Sentinela?

Um dos grandes diferenciais das empresas é a qualidade de seu atendimento, que quase sempre se reflete em personalização de suas ferramentas. Com o softwares de redirecionamento de chamadas, o atendimento é melhorado por dispensar funções operativas de ligações. Deste modo, os profissionais têm, no cotidiano de suas funções, o auxílio de recursos inteligentes.

No caso do Sentinela, há mecanismos especiais que podem ser utilizados para clientes preferenciais. Para não terem que aguardar na linha ou passar pela recepção, a chamada é orientada diretamente para o ramal do profissional responsável. 

Quais são as principais funcionalidades do Sentinela?

Além do redirecionamento das ligações, o software apresenta ainda outras funcionalidades que otimizam o fluxo das ligações. Operando de modo organizado, as chamadas são integradas ao sistema tecnológico da empresa. Abaixo, apresentam-se os principais.

Liberação de números e ligações

Ligações a cobrar geralmente não são atendidas por empresas. Porém, em casos extremos como organizações que trabalham com serviço assistencial, essas chamadas podem ser liberadas. Nos ramais de profissionais de alta posição, pode haver também a liberação de uma lista mais restrita de chamadas.

Bloqueio de chamadas

O sistema comporta um grande volume de dados cadastrais para bloqueios específicos. As chamadas podem ser impedidas de serem completas por seu número, DDR, data ou horário.

Direcionamento externo de ligações

As chamadas também podem ser direcionadas para fora da empresa. Por exemplo, caso um coordenador ou chefe esteja em sua residência ou em campo, a ligação é direcionada para este número, de modo que ele consiga atender diretamente.

Embora seja dotado de muitas funções, o uso de cada uma delas é opcional e pode ser dispensada, caso não tenha uso para a organização.

Quais são as vantagens do redirecionador de chamadas para a empresa?

Embora possa parecer uma ferramenta simples, o redirecionamento de chamadas pode auxiliar nos processos de desenvolvimento da empresa e até para a gestão. Veja quais são os principais benefícios do Sentinela.

Produtividade

O primeiro e talvez um dos mais importantes pontos de vantagem é o tempo que se ganha com a implementação de um sistema de redirecionamento de chamadas. Dispensando os profissionais de decorarem funções manuais, como grande quantidade de ramais, o software possibilita tornar as funções fluidas e aumentar a sua eficácia.

Segurança

Ligações de trote são muito comuns, principalmente em empresas de grande porte. O tempo gasto com essas ligações e o desgaste de atendentes por ligações erradas atrasam os serviços e atrapalham o andamento das tarefas cotidianas. O sistema pode identificar números suspeitos para barrar golpes e atitudes mal-intencionadas. Também podem ser identificados números da concorrência.

Combate a clientes devedores

Para empresas que lidam diariamente com a inadimplência, o Sentinela pode programar para que os clientes devedores não consigam acessar os serviços da empresa e sejam direcionados diretamente para o sistema financeiro quando telefonarem.

Como pode-se perceber, redirecionamento de chamadas amplia as capacidades da equipe corporativa, que com a automatização do sistema pode colocar o seu foco no desenvolvimento das funções e na melhoria da qualidade de outros serviços. Aspectos como redução do tempo de espera, ausência de fila das linhas telefônicas e ligação de contato entre chefes e clientes tornam a organização mais confiável e eficiente.

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