Máquinas e humanos: entenda a importância da boa relação entre eles

É possível dizer que o futuro imaginado nos filmes de ficção científica da década de 1980 tenha se concretizado com sucesso, graças ao alcance transformador da tecnologia. Além das grandes mudanças na vida social, as relações de trabalho ganharam um novo modelo: a divisão das tarefas entre máquinas e humanos.

A automação de tarefas é uma realidade crescente adotada por corporações em todo o mundo, trazendo inovação aos processos de produção. A tecnologia da informação, a robótica e as telecomunicações agem como ferramentas estratégicas para facilitar as atividades profissionais, interferindo positivamente na produtividade do trabalhador assim como na qualidade dos serviços.

Com o uso inteligente da tecnologia, a automação de tarefas é implementada em correspondência com as necessidades geradas pela dinâmica contemporânea de trabalho, suprindo lacunas com precisão e estratégia.

Quando otimizada para os propósitos específicos da corporação, a automação de tarefas age em colaboração com o potencial humano, evitando a diminuição ou mesmo a supressão da contratação nos setores da empresa.

Confira agora situações em que máquinas e humanos obtêm sucesso trabalhando juntos.

Marketing: criatividade digital

Não é segredo para ninguém que as ferramentas de marketing utilizadas hoje em dia se relacionam intimamente com a tecnologia da informação. Seja pelas redes sociais mais ativas, como o Facebook ou Instagram, ou por meio de ações de publicidade que miram os espaços virtuais, os resultados dependem em grande parte da forma como é utilizada a tecnologia ao seu favor.

Uma gestão de marketing que utiliza a tecnologia de informação se torna mais instrumentalizada tanto no momento da produção de conteúdo quanto no direcionamento dele ao seu público. Dessa forma, as estratégias de marketing vão sendo elaboradas de acordo com o perfil e as metas da empresa, sendo uma boa forma de unir homens, mulheres e máquinas em uma mesma estratégia.

Gestão financeira: otimização de dados e recursos

O controle econômico da empresa pode ser feito de modo integrado entre máquinas e homens, tendo como auxílio a instalação de softwares desenvolvidos para esta função. Além de trazer agilidade para as funções de vendas, compras e pagamentos, os programas também facilitam a visualização dos dados em tempo real, mostrando estatísticas e análises econômicas.

Por meio de um ERP online, por exemplo, os setores da empresa são gerenciados por uma plataforma, compartilhando dados, informações e arquivos em uma mesma interface. O programa auxilia na elaboração de estratégia para combater crises, podendo se tornar um valioso arquivo no histórico da empresa.

Atendimento ao cliente: boa relação entre máquinas e humanos

Softwares especializados de telecomunicações ajudam a melhorar a gestão de atendimento a clientes. A ferramenta administra uma ou diversas linhas telefônicas, criando funções automáticas para agilizar o atendimento e facilitar o direcionamento das ligações dentro e fora da empresa.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Com o PABX virtual, os dados são trocados no meio digital, trazendo maior qualidade e segurança. Sua instalação, geralmente, é simples, tendo um servidor na empresa a gerenciar todas as linhas. A grande vantagem é o seu valor e a mobilidade, sendo adequado tanto para grandes quanto para pequenas empresas.

Comunicação avançada: redes móveis e facilidades

A dinâmica das relações de trabalho pede que a comunicação avance no sentido de melhorar a troca de informações, facilitando o acesso com o menor gasto de recursos possível. Com a tecnologia de ramais móveis, o smartphone comum pode virar um ramal, ou ponto de acesso de qualquer lugar, desde que esteja conectado à internet.

A facilidade apresenta uma solução inovadora para os profissionais que, de acordo com as tendências contemporâneas, trabalham em caráter home office ou podem estar sempre atentos aos seus projetos quando estiverem em campo. A ferramenta não necessita de conexão com alta velocidade, sendo próprio para situações adversas, sem interferir na produtividade da empresa.

Análises e estatísticas: o segredo para o sucesso

A revolução digital trouxe um modo de estruturação de dados que muito oferece a planos industriais e corporativos. Tanto no âmbito de projetos quanto de gestão do ambiente organizacional, a compilação de dados é muito importante para o sucesso de uma empresa.

No entanto, a leitura e a incorporação dos dados dependem de uma leitura crítica e especializada, que somente um profissional humano pode realizar. Possuindo bons indicadores de desempenho, a empresa eleva a qualidade se seus feedbacks, análises e estatística, podendo elaborar com maior eficiência e rapidez as suas ações.

Aproveitamento estratégico: novos modos de ofertar

Uma das tendências do comércio digital é utilizar a localização do cliente e o tempo que ele gasta na loja como parâmetro para disparo de mensagens com promoções e descontos personalizados e, também, de viabilizar o uso de dados digitais para elevar o contexto para o qual estão sendo direcionados os conteúdos.

A propaganda móvel aproveita os dados de análise para trabalhar em conjunto o fator humano, de formas criativas e inovadoras de alcançar o consumidor. Com a mudança dos hábitos de compra, cada vez mais próximos da internet, a criação de ofertas personalizadas tende a trazer mais eficiência e menor custo.

Produtividade e eficiência: melhora na relação humanizada

Embora alguns profissionais acreditem que a automação seja um meio de mecanizar o homem e suas funções, quando bem aplicada a tecnologia tende a oferecer justamente o contrário. Em conexão com os sistemas administrativos e de gestão, os ciclos produtivos são realizados com maior agilidade, eficácia e precisão.

O tempo pode ser melhor direcionado, aplicado a programas de treinamento e de especialização, servindo para aproximar ainda mais profissionais, denotando um relacionamento mais assíduo. A comunicação entre os setores melhora, sendo a troca entre eles um fator que pode ser potencializado, trazendo mais habilidades aos funcionários.

A relação entre máquinas e homens tende a se tornar cada vez mais integrada, resultando em um sistema de colaboração que visa maior qualidade e segurança. Com a automação de tarefas, saem ganhando clientes e profissionais, trazendo um modo de produção com maior aproveitamento.

Acompanhe as novidades em tecnologia, assinando a newsletter da Leucotron. Não deixe para depois e entenda com propriedade tudo o que a automação de tarefas pode fazer pela sua empresa!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Share This