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Marketing conversacional: saiba quais os benefícios e como aplicar

Independentemente de qual seja o nicho de atuação de seu negócio, é importante levar em consideração a experiência do cliente para oferecer um bom atendimento e garantir a sua satisfação. Nesse contexto, o marketing conversacional surge como um importante aliado nesse sentido.

Por meio dele, há a oportunidade de o negócio ter mais pontos de interação com o seu público, de modo que aumente o engajamento da sua base.

Neste material, a gente explica mais detalhes sobre o que é o marketing conversacional, quais são os benefícios de se investir nessa estratégia, além de explicar como as conversas automatizadas podem contribuir nesse sentido. Confira.

O que é o marketing conversacional?

O marketing conversacional é uma estratégia que contribui para que haja uma redução do ciclo de vendas e, consequentemente, uma melhoria nos resultados. Por meio dele, há a oportunidade de entender um pouco mais sobre os seus clientes, descobrir seus objetivos e aspirações, além de tornar a experiência de compra mais humanizada, independentemente se você utilizar processos de automação ou não.

Inclusive, há a possibilidade de contar com ferramentas próprias para isso, que contribuam para uma conversa próxima com a sua base e de forma imediata, seja qual for o horário que a pessoa entra em contato. Sendo assim, seu potencial cliente ou lead pode interagir no horário que quiser, de modo que não haja a necessidade de esperar que uma pessoa de sua equipe de atendimento entre em contato.

Estamos em um contexto no qual as pessoas cada vez mais buscam por agilidade em suas soluções. Se um potencial cliente entra em contato com a sua empresa no domingo, esperar até segunda-feira para um retorno pode fazer com que ele pesquise por outras marcas. Com o uso de ferramentas próprias, você pode trazer uma aproximação e engajamento com a sua marca, retendo aquela pessoa no canal.

Quais são as principais vantagens de contar com o marketing conversacional?

Agora que você já entende detalhes sobre o que se trata o marketing conversacional, apresentaremos alguns dos diferenciais de investir nessa estratégia. Confira.

Agilidade no atendimento

Conforme abordamos, essa é uma oportunidade de o cliente ter um retorno de sua empresa no momento que ele quiser, independentemente do horário ou do dia da semana. Isso proporciona mais agilidade no atendimento, o que impacta diretamente a satisfação do seu público.

Caso você utilize um chatbot, por exemplo, mesmo que o fluxo de atendimento do site seja alto, isso não será um problema. Ou seja, é um diferencial não apenas para os períodos nos quais não há uma pessoa da equipe trabalhando, como também nos momentos em que a demanda é alta.

Automatização de processos

A empresa que não investe em automatização de processos certamente está ficando para trás. Por meio dela, há ganho de produtividade por parte da sua equipe, diminuição de tarefas repetitivas, além de ser uma oportunidade para que as pessoas exerçam um papel mais estratégico e menos operacional.

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No caso do marketing conversacional, como você vai utilizar ferramentas específicas para ter um primeiro contato com o cliente, não há necessidade de dispor de uma equipe inteira para isso. Consequentemente, você escala o processo: atende muito mais pessoas em menos tempo, de modo que haja reflexo direto nos resultados da empresa.

Personalização de atendimento

Entre os diferenciais de contar com um atendimento personalizado, destacamos principalmente:

  • oportunidade de flexibilizar todo o atendimento;
  • possibilidade de a empresa atender melhor os seus clientes e com uma experiência mais rica, uma vez que vai levar em conta as suas particularidades;
  • gerar mais satisfação em diferentes etapas do processo de atendimento;
  • contribuir para que haja uma cultura da empresa que seja voltada para o cliente, o que também impacta os resultados;
  • maior fidelização das pessoas do time;
  • aumento da atração de novos clientes, pois vai haver prospecção natural por parte de sua base.

Reputação da marca

Hoje, as empresas não têm focado unicamente na geração de resultados. A reputação da marca é essencial para o relacionamento com os clientes, uma vez que as pessoas têm pesquisado cada vez mais antes de fechar negócio. Ou seja, isso naturalmente impacta os números do negócio, justamente por contarem com uma base que confia e que indica a sua empresa.

Quando há uma boa reputação da marca, outros diferenciais são usufruídos, como:

  • oportunidade de definir um público que seja mais alinhado às necessidades da empresa;
  • melhorias para o planejamento de comunicação;
  • melhorias na comunicação interna, entre outros.

Como aplicar uma estratégia de marketing conversacional?

A seguir, selecionamos algumas dicas práticas para que você possa aplicar em seu negócio uma estratégia de marketing conversacional.

Tenha uma estratégia de marketing digital

Pode parecer óbvio, mas se você não tem uma estratégia de marketing digital desenhada, é preciso dar esse passo atrás. Por meio dela, você terá um entendimento mais preciso sobre a sua persona, as suas necessidades e o que ela espera encontrar de bons produtos e serviços dentro de seu canal.

Além disso, é preciso ter uma estratégia já consolidada para que você atraia as pessoas ao seu site e, assim, consiga aplicar as ações do marketing conversacional.

Conte com um bom fornecedor

Como vimos, o uso de ferramentas é essencial para o marketing conversacional. Para isso, conte com bons fornecedores. Busque por uma empresa que tenha um chatbot de qualidade que se adapte às suas necessidades, ofereça um bom suporte e seja reconhecido no mercado.

Dessa forma, as chances de usufruir de todos os benefícios apresentados aumentam consideravelmente, o que reflete nos resultados e, ao mesmo tempo, garante a satisfação de seus clientes.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o marketing conversacional, seus benefícios, além de conferir como ele contribui para a sua estratégia e seus resultados. Para implementá-lo, além das dicas apresentadas, conte com um bom planejamento e analise continuamente os resultados para entender quais são as estratégias que podem ser potencializadas e quais são aquelas que devem ser aprimoradas.

Se você gostou deste material e deseja entender também como fazer um planejamento para implementar chatbots, continue no artigo e acompanhe outro conteúdo que elaboramos.

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