O que o meu PABX deve ter para garantir a minha satisfação?

O que meu PABX deve ter para garantir a minha satisfação? Não são poucos os empresários que já fizeram essa pergunta. Se você faz parte do grupo que tem dúvidas sobre os requisitos essenciais que a ferramenta deve ter para atender às necessidades da sua empresa, continue lendo este post!

Antes de tudo, é importante entender o que é um sistema PABX (Private Automatic Branch Exchange). Uma das tecnologias mais importantes para a operação da telefonia nas empresas, a ferramenta foi concebida, basicamente, como uma central telefônica privada, que faz a distribuição de todas as ligações recebidas pela empresa para a rede de aparelhos telefônicos corporativos. Ou seja, é o PABX que possibilita que a chamada que chega na recepção de uma corporação seja transferida diretamente para o ramal de um funcionário ou de um setor.

Há alguns tipos de PABX no mercado:

  • Analógico: modelo mais tradicional. Consiste em uma central que recebe linhas convencionais por meio de operadoras de telefonia fixa. Os ramais são simples e, neste tipo de sistema, não há recursos mais avançados.
  • Digital: permite ligações com boa qualidade de áudio, volume satisfatório e sem ruídos, o que representa uma vantagem em relação ao modelo analógico. Este tipo de PABX tem discagem direta de ramal.
  • IP: o modelo opera como um servidor Proxy. Isso permite que as comunicações sejam realizadas por software instalado nos computadores corporativos. Para implantar este tipo, é necessário firmar parceria com operadora VoIP.
  • Híbrido: este PABX reúne funcionalidades de todos os modelos acima. Isso permite fazer interligação de filiais sem custo adicional para a empresa. Com isso, as chamadas telefônicas podem ser realizadas com valores mais baixos do que o convencional, de acordo com o tipo de ligação.

Independentemente do tipo de PABX contratado, investir em centrais telefônicas privadas reserva muitas vantagens para as empresas. Entre elas, redução de custos, unificação da comunicação e, consequentemente, aumento da produtividade do negócio. Apostar na tecnologia também leva a maior disponibilidade das linhas telefônicas da empresa, mais agilidade no atendimento ao cliente e maior segurança com a gravação de conversas.

Agora que você sabe a importância do sistema PABX para o negócio, a pergunta que fica é: o que o sistema deve ter para garantir a satisfação do gestor e bons resultados para as empresas? Confira:

Capacidade de interligação entre matriz e filiais

Uma das funcionalidades mais importantes para um sistema PABX é a capacidade de interligação. É importante buscar um sistema que ofereça confiabilidade na comunicação e praticidade na configuração de cenários de comunicação entre as filiais com a matriz.

Uma das grandes vantagens de implantar um PABX na empresa é que a troca de informações se torna mais eficiente com a ferramenta, o que melhora a comunicação interna.

Além de distribuir as ligações para setores adequados, um modelo com alta capacidade de integração reduz custos: a empresa usa apenas uma linha de telefone para se comunicar e, com a tecnologia, é permitido fazer chamadas de longa distância com tarifa reduzida, já que a rede IP é usada para a transmissão.

Seu PABX também deve exigir pouca manutenção, para reduzir ainda mais os gastos da empresa. Busque um sistema que exija implantação simplificada para, assim, aumentar a convergência da sua rede sem aumentar os custos.

Confira o guia completo sobre PABX na Nuvem

Tecnologia atualizada

Para garantir sua satisfação com o PABX contratado, observe se o sistema oferece o que há de mais atualizado em termos de tecnologia. Ferramentas mais modernas permitem, por exemplo, localizar ou contatar pessoas por meio de broadcast de voz reproduzido em software ou alto-falante.

O recurso é excelente para negócios dinâmicos, como hospitais e hotéis, que não tem tempo a perder e, ainda, contam com funcionários que se deslocam constantemente dentro da empresa.

Gravação

Implantar um sistema PABX na empresa também é uma maneira de aumentar a segurança nas suas operações. Nesse sentido, busque um modelo que ofereça o recurso de gravação. Essa funcionalidade traz praticidade para os usuários da tecnologia, que poderão receber, se necessário, o arquivo com a gravação de áudio de uma ligação importante diretamente em seu e-mail.

Identificador de chamadas

Esse é um recurso básico, mas muito importante para empresas de todos os portes. O identificador de chamadas aumenta a segurança e permite filtrar ligações de acordo com a sua importância.

Outra funcionalidade do PABX que pode fazer a diferença na operação da empresa é o correio de voz. Os recados de voz podem ser enviados por e-mail, tornando a comunicação mais ágil e reduzindo os custos com profissionais que trabalham exclusivamente para repassar recados para outros funcionários. Use a tecnologia para otimizar a rotina da empresa!

Flexibilidade de uso

O ideal é buscar um PABX que seja construído a partir de uma estrutura modular e que tenha a capacidade de interagir com modelos de plataforma de serviços. Para garantir sua satisfação, é essencial que o sistema seja flexível e ofereça a possibilidade de expansão, seja quantitativamente (troncos e ramais) ou, até mesmo, qualitativamente, permitindo que sua empresa contrate mais funcionalidades, recursos e soluções de software.

O que meu PABX deve ter para garantir minha satisfação? Agora ficou mais fácil responder essa pergunta! Procure por um modelo que tenha, antes de tudo, tecnologia atualizada. Dessa forma você sabe que sua empresa está implantando um sistema alinhado com as principais tendências no mercado. É importante, ainda, que o modelo escolhido ofereça capacidade de integração. Assim, você melhora a produtividade e, ainda, reduz os custos da sua empresa, que não precisará gastar rios de dinheiro com ligações de longa distância, por exemplo.

O sistema PABX deve ter também flexibilidade de uso. É preciso que o sistema seja construído de forma modular e tenha a capacidade de interagir com plataforma de serviços. É importante, ainda, que a ferramenta suporte expansão tanto de forma quantitativa, com troncos e ramais, quanto qualitativa, com a contratação de mais funcionalidades. Assim, seu PABX conseguirá acompanhar a evolução da sua empresa sem ficar defasado.

Agora que você sabe o que um PABX deve ter para garantir sua satisfação, não deixe de ler também sobre as 7 ferramentas essenciais para implementar a comunicação unificada!

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