Por que usar um adaptador VoIP? Entenda seus benefícios
Gestão de Empresas

Por que usar um adaptador VoIP? Entenda seus benefícios

Escrito por Leucotron

A telefonia por IP é uma revolução que está transformando a comunicação por voz. E o adaptador VoIP é um equipamento faz a ponte entre o mundo analógico e o digital com muita praticidade e eficiência.

Também chamados de ATA, os adaptadores VoIP permitem que telefones convencionais sejam utilizados em um sistema de telefonia por IP, por meio da conversão do sinal. Neste artigo, explicamos melhor o que é um adaptador VoIP, quais os principais tipos disponíveis e como utilizá-los. Além disso, listamos também algumas das vantagens dessa tecnologia. Boa leitura!

O que é um adaptador VoIP?

O adaptador para telefone analógico, também chamado de ATA ou adaptador VoIP, é um equipamento que, conectado em telefones convencionais, permite que eles façam ligações pela internet.

Na prática, eles convertem o sinal analógico dos equipamentos tradicionais em dados, permitindo que ela seja transmitida pela rede. Dessa forma, não é preciso adquirir um telefone VoIP ou utilizar o computador para fazer ligações VoIP.

O ATA pode ser instalado tanto em residências como em escritórios, sendo que ele pode ser uma solução interessante em empresas que já tenham uma infraestrutura de telefonia bem estabelecida, trazendo todos os benefícios da telefonia por IP com um custo reduzido.

O equipamento é versátil: com o adaptador VoIP, um telefone analógico pode ser conectado como um ramal em um PABX IP ou como uma linha IP em um PABX analógico.

E, dependendo do modelo do adaptador, é possível ainda contar com outros benefícios, como o fax sobre IP.

Quais são os tipos de adaptador VoIP?

Existem diversos modelos de adaptador VoIP no mercado, mas é possível dividi-los em duas categorias principais, de acordo com o tipo de conexão. Na mais simples, a conexão é feita por uma USB conectada em um computador.

Já os modelos independentes conectam o telefone diretamente com a rede, dispensando outros equipamentos e softwares. Naturalmente, é possível também conectar esse tipo de ATA em um computador ou PABX IP para obter mais funcionalidades, como gravador de voz e atendimento automático.

Em modelos de ATA mais avançados, existe a possibilidade de conectar diversos aparelhos em um único adaptador, o que é especialmente útil em empresas com um grande volume de estações de trabalho com telefones.

Também existe a possibilidade do ATA ser capaz de administrar mais de uma conta SIP simultaneamente, o que permite que um mesmo profissional atenda vários números diferentes em um único aparelho, simplificando o trabalho e aumentando a sua produtividade.

Como usar o adaptador VoIP?

A instalação e configuração de um VoIP é bem simples. Nos modelos que conectam no computador, pode ser necessário instalar um software específico e manter o PC ligado durante o uso.

Já os modelos independentes podem ser conectados diretamente na rede e, com a contratação do serviço de uma operadora VoIP, basta usar o telefone normalmente.

Por outro lado, para habilitar funções avançadas e aproveitar o máximo da conectividade do adaptador VoIP com um PABX tradicional ou IP, pode ser preciso um pouco mais de conhecimento técnica e experiência em redes e telefonia.

Ainda assim, a complexidade é bem menor que a das redes de telefonia tradicionais e a instalação é bem mais rápida.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocaciaPowered by Rock Convert

Quais os principais benefícios em utilizar um adaptador VoIP?

Existem diversas vantagens na utilização de um adaptador VoIP em empresas. Conheça algumas delas!

Compatibilidade com telefones comuns

Um adaptador VoIP é uma forma eficiente de adaptar equipamentos de telefonia já existentes para o mundo digital. A sua principal vantagem é a compatibilidade com telefones analógicos, permitindo que uma infraestrutura tradicional consiga utilizar a tecnologia de voz por IP.

Muitos modelos de ATA permitem, inclusive, que o aparelho continue recebendo e realizando chamadas na linha analógica, facilitando ainda mais essa transição.

Com isso, uma empresa pode manter os mesmos padrões e estender a vida útil do seu parque tecnológico, reduzindo o custo da implementação de um sistema que será bem mais econômico e eficaz.

Suporte para múltiplas conexões

Não é a regra, mas muitos modelos de ATA contam com entradas múltiplas que permitem que mais de um aparelho telefônico compartilhe o mesmo adaptador VoIP. Dessa forma, o custo com a adaptação é ainda menor e a instalação bem simplificada.

É relativamente comum encontrar adaptadores com pelo menos duas conexões para telefones tradicionais, simplificando a instalação do adaptador em empresas com vários aparelhos.

Os modelos mais sofisticados de ATA contam ainda com a possibilidade de centralizar contas SIP em um único adaptador, o que permite o registro simultâneo de diferentes números, permitindo que um colaborador atenda todos eles em um mesmo aparelho.

Essa praticidade faz com que o ATA seja flexível e totalmente adequado para a convergência das redes.

Fácil instalação

O ATA é um equipamento de instalação bem simples e, em um ambiente doméstico de baixa complexidade telefônica, pode ser configurado em minutos por um usuário leigo.

Em empresas que contam com estruturas de telefonia mais intrincadas, a instalação do ATA exigirá mais conhecimentos técnicos e um trabalho cuidadoso, mas ainda assim será bem mais simples e rápida do que boa parte dos procedimentos de manutenção da telefonia analógica.

Portanto, a simplicidade dos adaptadores VoIP faz com que eles tenham uma implementação mais tranquila para o time técnico, o que reflete em custos menores com essa operação.

Redução de troncos convencionais na central PABX

Com o adaptador VoIP, uma empresa consegue maximizar o potencial de um PABX analógico que já esteja em operação. Como vários telefones podem ser conectados em um mesmo adaptador, as conexões do PABX se multiplicam e a tendência é a redução de troncos convencionais na central.

Ou seja, além de não exigir a troca imediata por uma PABX IP, o ATA faz com que a central em operação tenha uma vida útil estendida e consiga suportar uma demanda exponencialmente maior.

Telefonia mais barata

E claro, vale a pena mencionar que telefonia VoIP é bem mais barata que a tradicional e a implementação dos adaptadores fará com que a empresa reduza drasticamente seus custos com telefonia.

Enquanto as ligações de VoIP para VoIP serão praticamente gratuitas, as chamadas para telefones tradicionais ficam mais de 4 vezes mais baratas, sendo que ligações interurbanas e internacionais não ficam mais caras por isso.

Gostou de aprender mais sobre o adaptador VoIP? Aproveite o embalo então para baixar nosso Guia Completo da Produtividade e saiba como fazer sua empresa produzir mais com menos!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This
LIGAR ONLINE