Terminal virtual telefônico: o que é e para que ele serve?

Nos dias atuais, o uso qualificado da tecnologia aplicada à gestão de negócios confere um importante diferencial competitivo às empresas, favorecendo o aumento da produtividade e a conquista de um lugar de destaque no mercado

Um bom exemplo dessa realidade é o uso dos diferentes tipos de sistema PABX, com destaque para as plataformas de telefonia baseadas no sistema IP.

Conheça, no artigo de hoje, todos os detalhes do funcionamento de um terminal virtual e saiba como essa ferramenta otimiza os processos de comunicação da sua empresa, promovendo ganhos para o negócio como um todo. Confira e esclareça as suas dúvidas!

Entenda o funcionamento do terminal virtual telefônico

A tecnologia aplicada à telefonia e aos demais processos de gerenciamento organizacional evolui constantemente, permitindo que as empresas alcancem a excelência em todos os processos gerenciais e operacionais.

Nos últimos anos, o terminal virtual telefônico tornou-se uma das ferramentas de TI mais procuradas pelas empresas interessadas em otimizar as suas ações de comunicação interna e externa.

Trata-se de uma plataforma de telefonia com base no sistema IP, que dispensa as tradicionais linhas telefônicas e utiliza a internet para transmitir dados em formato de voz, de vídeo e, até mesmo, de fax.

Assim, o terminal virtual telefônico cria uma conexão para troca de informações entre dois ou mais usuários por meio de protocolos disponíveis no ambiente virtual, os chamados protocolos TCP/ IP.

Para isso, ele responde a uma central VoIP, que é um dos mais modernos tipos de sistema PABX existentes na atualidade.

É essa unidade que comandará todos terminais virtuais habilitados para uso dentro da empresa ou fora dela, graças aos recursos de mobilidade disponibilizados por essa tecnologia, que pode ser instalada em computadores, tablets ou smartphones.

Além do software que estabelece a conexão com o sistema PABX VoIP, cada terminal virtual telefônico é equipado com microfones, caixas de som e cabos ou modem de internet, funcionando a partir da rede de computadores já utilizada pela empresa.

É importante esclarecer que esses aparelhos operam tanto na modalidade exclusivamente virtual como integrados ao sistema de telefonia padrão, o que amplia os benefícios do seu uso no dia a dia organizacional.

Saiba como o uso dessa tecnologia impacta sobre a rotina da sua empresa

De uma maneira geral, um dos principais benefícios de qualquer sistema PABX é permitir que vários ramais façam ligações de forma simultânea.

Dessa forma, a sua empresa não precisa adquirir mais de uma linha telefônica para lidar com questões básicas de forma rápida, como cuidar de demandas internas e atender várias chamadas de clientes e fornecedores, por exemplo.

Em termos práticos, o terminal virtual telefônico amplia as possibilidades de comunicação das companhias por promover o uso da rede particular virtual (VNP, no termo em inglês), para conectar dois ou mais computadores e permitir que os ramais sejam acessados por qualquer aparelho com acesso à internet, independentemente da sua localização geográfica.

Confira o guia completo sobre PABX na Nuvem

Ou seja, não importa em que lugar do mundo o seu time de colaboradores ou o seu público estejam — eles estarão conectados! E não apenas por meio de ligações telefônicas, mas também, por meio de videoconferências.

Além dos recursos de voz e vídeo, os terminais virtuais possuem uma série de recursos com foco na interação entre usuários. Eles permitem gravar ligações, personalizar ramais, criar funções de discagem ou de busca de contatos, entre outras funcionalidades.

Dessa forma, quando comparado com os outros equipamentos de comunicação disponíveis no mercado, o terminal virtual telefônico torna-se uma ferramenta de TI extremamente mais vantajosa para as empresas, não importando o seu tamanho ou o seu ramo.

É sobre esse assunto que falaremos agora, na próxima seção do nosso artigo. Acompanhe e saiba como a sua empresa pode se beneficiar!

Descubra as vantagens dessa ferramenta

O custo de instalação dos terminais virtuais é muito baixo, pois eles dispensam a instalação de fios ou dos próprios telefones, o que promove uma excelente redução de gastos com telefonia.

Uma vez instalado, o funcionamento de um terminal virtual telefônico requer poucas manutenções, o que representa uma enorme vantagem.

A economia gerada por essa tecnologia diz respeito, inclusive, à possibilidade de efetivar tarifas menores para as ligações telefônicas, uma vez que é possível integrar os aparelhos analógicos, os celulares e os ramais tradicionais de PABX ao software.

Uma vez que os softwares são instalados diretamente nos computadores, notebooks ou demais dispositivos ligados à internet, é possível adquirir atualizações específicas para aumentar a eficiência na transmissão de informações.

Para as empresas que atuam no setor de televendas, o terminal virtual telefônico funciona como um discador automatizado de alta performance, capaz de distribuir as ligações com mais rapidez — o que aumenta as chances de sucesso junto aos clientes por diminuir a ocorrência de problemas durante a chamada.

Na verdade, o uso dos terminais virtuais possibilita a qualificação do atendimento ao cliente e aos demais públicos estratégicos de uma empresa, reforçando a importância estratégica da comunicação para o sucesso dos negócios.

Relembre a importância estratégica da comunicação para os negócios

Desenvolver processos de comunicação eficientes, que ajudem a reduzir gastos e aumentar a produtividade ainda é um grande desafio para muitos empreendedores ou gestores.

É preciso acompanhar as tendências em telecomunicação e gestão empresarial e investir na aquisição de inovações que capacitam as empresas para aproveitar todas as oportunidades de crescimento oferecidas pelo mercado.

Esse posicionamento exige um olhar estratégico sobre a tecnologia da informação, reconhecendo as operações nessa área não apenas como um gasto a ser feito, mas como uma escolha que oferece inúmeras vantagens e agrega valor ao negócio como um todo.

Assim, chegando ao final do nosso artigo, é possível perceber o quanto a modernização das ferramentas de TI é fundamental para garantir o melhor desempenho das empresas tanto no seu ambiente interno quanto ao lidar com clientes, fornecedores e concorrentes.

Você tem alguma dúvida sobre o funcionamento do terminal virtual telefônico ou gostaria de conhecer outras soluções sob medida para otimizar os processos de comunicação da sua empresa? Estamos à disposição para atendê-lo em qualquer um dos nossos canais de atendimento: fale com a Leucotron!

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.