TI bimodal na prática: entenda a influência nos resultados da empresa
Gestão de Empresas Tecnologia da Informação

TI bimodal na prática: entenda a influência nos resultados da empresa

Escrito por Leucotron

Desenvolvida para responder aos desafios que o avanço das tecnologias corporativas que são incorporadas nas práticas do trabalho trazem, a TI bimodal tem sido cada vez mais adotada pelas empresas. Sendo um modelo de operações estruturado em duas camadas, os sistemas se tornam mais rápidos, estáveis e multidisciplinares, alinhados com o mercado contemporâneo.

O conceito de TI bimodal surgiu em 2014, para designar a tecnologia que apresenta, além da estabilidade e da inteligência da TI Tradicional, a agilidade e o caráter experimental. Alinhada às estratégias que buscam assegurar abordagens que contemplem o ritmo de transformação tecnológica, a TI bimodal gera impacto positivo no negócio.

Embora seja vendida como novidade no mercado, a TI bimodal está presente na maioria das empresas. Algumas atividades como manutenção de aplicações, acompanhamento de datacenter e suporte são formas de como a TI bimodal pode ser aplicada.

Este texto esclarece quais são os resultados proporcionados pela implementação da TI bimodal em seu negócio, organizados em sete tópicos. Não perca!

Elevação das propriedades competitivas

Trazendo eficiência, a TI bimodal representa vantagem competitiva, computando destaque no mercado. As lideranças são largamente beneficiadas pela agilidade, pela fluidez de comunicação entre as equipes e pelo desenvolvimento de trabalhos com uma agenda mais flexível.

Todos esses pontos são estratégicos para garantir uma produtividade maior e de maior qualidade, mirando o desenvolvimento da tecnologia de acordo com as diretrizes do perfil da empresa.

Empoderamento de equipes de trabalho

A filosofia das empresas que adotam a TI bimodal é proporcionar às suas equipes de trabalho o aprofundamento nas questões envolvidas em tecnologia, gerando um melhor aproveitamento de oportunidades.

As tarefas podem passar a ser monitoradas com mais rigor e experiência, fazendo com que as reuniões ganhem maior qualidade de conhecimento e, por consequência, tragam maior reconhecimento para os serviços oferecidos.

Maior capacidade de lidar com mudanças no mercado

O calendário de lançamentos de ferramentas tecnológicas não acompanha a agenda interna das empresas. Por causa disso, tornar-se um negócio adaptável à eficiência apresentada por mecanismos de inovação é um diferencial no mercado.

Com a capacidade para adequar-se à transformação, mesmo com projetos em desenvolvimento, isso permite absorver as novidades com impacto positivo para o operacional.

Maior ritmo para adoção de inovações

A TI bimodal permite que as funções sejam desempenhadas em integração com outras ações de inovação, sem que haja a separação de equipes. A troca de experiências é importante em todo o ambiente corporativo, estimulando a colaboração e acentuando o intercâmbio de conhecimento.

Tendo a comunicação e a sincronia a seu favor, os processos evolutivos são incorporados com muito mais eficiência. Sendo a essência da TI bimodal, o compartilhamento e a colaboração são pontos-chaves para adotar cada vez mais medidas inovadoras com sucesso.

Beneficiamento de processos internos

O departamento de TI é o primeiro a ser beneficiado com a adoção da TI bimodal, passando a desempenhar um papel estratégico dentro da empresa. Otimizando todos os processos de fluxo interno, a TI passa a dividir as reuniões de decisões importantes dentro da empresa, criando soluções que podem melhorar a performance dos funcionários junto aos gestores.

Trazendo os paradigmas de qualidade em maior peso do que a rigidez dos processos, a adaptação leva a um melhor direcionamento das atividades desenvolvidas dentro da empresa. A TI bimodal tende a aumentar o engajamento, assim como a colaboratividade no ambiente organizacional.

Maior segurança no armazenamento de dados

Se, por um lado, há a necessidade de maior mobilidade para lidar com técnicas multidisciplinares, por outro, a rigidez e a coerência nos processos deve ser cada vez maior. A TI bimodal auxilia a documentação dos procedimentos, garantindo ainda o sigilo dos dados envolvidos em cada operação.

A inovação, nesse caso, busca também desenvolver melhores formas de armazenamento dos projetos, preocupando-se também em criar um histórico consistente e de fácil acesso para os profissionais envolvidos e para os gestores responsáveis.

Erros minimizados

Alinhados com os padrões flexíveis de trabalho, a gestão da empresa, assim como as equipes de trabalho, se qualificam para antecipar demandas e problemas. Com indicadores que podem ser analisados em tempo real, adequar as preferências do mercado fica mais fácil.

Gerando uma grande vantagem entre as empresas do mesmo campo, a TI bimodal auxilia a elaborar programas de desenvolvimento que podem ser ajustados de acordo com a habilidade específica de cada projeto em andamento.

Melhor divisão entre equipes de profissionais

A mesma equipe pode ser direcionada a desempenhar funções e treinamentos diferentes, a depender da estratégia adotada. Designar ações de projetos e capacitações diferentes em uma mesma equipe de trabalho otimiza o engajamento e diminui o tempo de aprendizado, ao contrário das equipes que trabalham divididas.

O outsourcing pode ser integrado com a implementação da TI bimodal, reunindo líderes de tecnologia da informação com volumes possíveis de trabalho com a meta corporativa. Os profissionais externos podem ser selecionados de acordo com as habilidades específicas para o campo.

Utilização de métodos complementares

Assim como ocorre com as equipes de trabalho, os métodos podem trabalhar de modo integrativo, gerando resultados construtivos. Em vez de substituir um método por outro, a TI bimodal permite que ambos trabalhem em conjunto, de modo complementar.

O Project Canvas, o Design Thinking e o Kanban são algumas das formas de favorecer a produção, trabalhando em conjunto, tendo um mesmo objetivo globalizado.

Melhor modelo para todas as empresas

Dificilmente, a TI bimodal gerará mais problemas do que soluções para as empresas. Independentemente da área de atuação, do porte e do tempo de existência, hoje em dia, todos os negócios, de alguma forma, fazem uso da tecnologia em seu cotidiano.

Sendo também uma forma de estimular o diálogo e a colaboração, a TI bimodal está alinhada a tudo o que o mercado contemporâneo demanda como predicado para o desenvolvimento de tarefas inovadoras, atraindo clientes e consumidores.

Desenvolver o pensamento digital na sua empresa é essencial para otimizar os resultados e encontrar saídas de modo mais rápido e proveitoso. Não deixe de conhecer tudo sobre a TI bimodal e entenda por que essa é a tecnologia que todas as empresas devem adotar daqui em diante. Baixe o e-book e veja todas as vantagens em implementar a TI bimodal em seu negócio!

Deixar comentário.

Share This