TI e atendimento: como integrar os dois setores estrategicamente?
É essencial adotar estratégias para integrar setores distintos de uma organização. A prática auxilia na circulação de informações internas, na garantia de resultados mais alinhados e na descoberta de gargalos nos processos internos. Diante disso, vale ressaltar que a parceria entre a TI e atendimento pode contribuir com um relacionamento mais efetivo com o consumidor e o aumento nas vendas.
Diante dessa situação, surgem as seguintes dúvidas: como unir os setores da companhia? Qual é o papel de cada um nesse processo de integração? Esclareça essas questões neste post!
Por que é importante integrar os setores de TI e atendimento?
Uma empresa que busca ter eficiência precisa integrar os diversos setores, inclusive as equipes de TI e atendimento. Apesar de serem áreas distintas, a colaboração entre os profissionais dessas áreas pode simplificar a resolução de problemas e aperfeiçoar toda a cadeia de operações.
Essa iniciativa pode ser realizada de diferentes maneiras. O uso de ferramentas modernas de comunicação, por exemplo, facilita o diálogo entre os colaboradores e o acesso remoto da equipe de TI para solucionar algum problema. A computação em nuvem, por sua vez, facilita a integração de dados e a adoção de práticas para garantir a segurança das informações.
Quando o gestor utiliza ferramentas de TI para unir as equipes de diversos setores, todos os processos são afetados. O time de tecnologia tem papel fundamental na orientação dos profissionais sobre as boas práticas de segurança e o uso correto de cada sistema.
O setor de atendimento, por exemplo, pode colher muitos frutos dessa parceria. O monitoramento de dados por parte da equipe de TI contribui para a segurança dos dados, e isso se reflete no resultado do atendimento ao cliente.
Quais são as vantagens de usar os serviços da equipe de TI?
O time de tecnologia pode ajudar a companhia em diversas situações. Confira em seguida algumas delas.
Aprimoramento do uso de sistemas
Cada setor da companhia utiliza um software adequado para a sua atividade. Há ferramentas para criação de planilhas e acompanhamento das informações financeiras, plataformas de gestão e soluções para gerenciamento dos dados dos clientes.
A aproximação da equipe de TI pode contribuir para gerar um aproveitamento total dessas ferramentas, além de promover a integração dos sistemas para favorecer o compartilhamento de dados. Assim, os setores podem agir em conjunto para aprimorar o trabalho e aumentar a lucratividade do negócio.
Por exemplo: os dados de consumo dos clientes podem ser compartilhados com a equipe financeira para favorecer um planejamento das contas a pagar e a receber. Essas informações de hábitos de compra também podem ser usadas pela equipe de marketing, a fim de criar estratégias segmentadas para cada perfil de consumidor.
A equipe de TI, por sua vez, faz a manutenção das ferramentas para assegurar o funcionamento adequado e instalar os plug-ins necessários para melhorar a performance.
Compartilhamento de arquivos
Em alguns casos, não basta apenas compartilhar informações. As equipes precisam transmitir dados entre computadores para permitir um trabalho unificado. Nesse sentido, o colaborador de TI tem a importante função de instituir políticas de acesso e segurança a fim de proteger os sistemas da companhia.
Ao criar regras para o tráfego de dados, os colaboradores devem evitar algumas atitudes que geram impacto negativo. Por exemplo: pode-se instituir o uso da nuvem ou do e-mail corporativo para compartilhar informações. Já a utilização de pendrives pessoais pode ser proibida para evitar a contaminação por vírus das máquinas e sistemas.
Aprimoramento da comunicação
A equipe de TI pode avaliar quais são as ferramentas mais adequadas para facilitar a comunicação entre as equipes. Algumas opções do mercado (Skype, Slack.in e chats) favorecem a realização de reuniões on-line e o compartilhamento de dados.
Os profissionais de TI também têm o papel de garantir a rastreabilidade das mensagens e coibir o uso das aplicações para tarefas pessoais. Sendo assim, os colaboradores fazem a análise necessária para identificar qual ferramenta é a mais indicada para a companhia, conforme o uso que se fará dela.
Possibilidade de inovar
É muito comum que os fornecedores de soluções tecnológicas entrem em contato com as empresas para oferecer novas ferramentas que estão no mercado. Mas você sabe quem tem a capacidade técnica de avaliar se elas são indicadas para o negócio? A resposta é a equipe de TI.
Os profissionais de tecnologia têm o papel de dialogar com os diversos setores da companhia para entender melhor as suas atividades. Assim, eles podem fazer um diagnóstico aprofundado sobre a utilidade da nova ferramenta para a empresa.
Em algumas organizações o chatbot pode ser uma excelente solução para dar mais agilidade ao atendimento de clientes. Entretanto, para alguns modelos de negócio outras plataformas podem ser mais indicadas, principalmente se os setores não interagem diretamente com o consumidor final.
Logo, é possível perceber a importância da equipe de TI para promover um ambiente de inovação e desenvolvimento de uma companhia, sempre com o foco principal nas atividades que são realizadas pela empresa.
Como integrar a atuação da TI e atendimento de uma empresa?
Nos exemplos que apresentamos foi possível identificar as diferentes atuações da equipe de TI em uma organização, certo? Mas, como ela pode contribuir com o setor de atendimento da companhia?
A atuação conjunta dos profissionais de TI e atendimento pode proporcionar uma abordagem mais competitiva para o negócio. Ao utilizar a ferramenta certa para monitorar os dados dos consumidores e acompanhar o perfil de compra, por exemplo, a equipe de relacionamento sabe quando entrar em contato com o cliente para oferecer uma nova oferta de produto ou serviço.
Os colaboradores de TI, por sua vez, fazem a manutenção do sistema para garantir que os dados sejam armazenados com segurança e que nenhuma informação se perca. Desse modo, a organização só tem a ganhar com a proteção dos dados confidenciais dos consumidores, o aumento das vendas e a integração das equipes.
Conseguiu perceber todos os benefícios de integrar os times de TI e atendimento de um negócio? Uma parceria entre os setores pode favorecer o desenvolvimento da comunicação entre os profissionais, além da identificação de dados úteis para promover mudanças e conquistar o sucesso da companhia.
Qual estratégia você já adota na sua organização? Deixe seu comentário aqui no post e compartilhe a sua experiência!