Treinamento de vendas: 7 dicas para fechar negócio via telefone
Em meio aos inúmeros desafios da gestão empresarial, realizar um treinamento de vendas eficiente ainda é uma dificuldade para muitos gestores na atualidade .
É preciso garantir que os colaboradores entendam quais são os passos necessários para conquistar o cliente em potencial e aumentar as chances de fechar negócio.
Confira as nossas dicas e saiba como treinar bem a sua equipe, alcançando melhores resultados nas negociações via telefone. Boa leitura!
1. Entenda os problemas do cliente
O primeiro passo para que a sua equipe de vendas tenha mais sucesso nas negociações via telefone está no entendimento dos problemas do seu cliente.
Assim, o treinamento de vendas deve auxiliar os colaboradores a desenvolverem práticas focadas na escuta atenta e na análise das demandas apresentadas pelos consumidores.
A pesquisa sobre os hábitos de compra e a utilização de informações fornecidas pelos questionários ou outros materiais respondidos pelos clientes são excelentes iniciativas.
Ainda que existam protocolos de atendimento, eles devem ser aplicados com flexibilidade suficiente para ouvir os problemas antes de oferecer as soluções.
Dessa forma, o cliente sentirá que suas reivindicações foram compreendidas de maneira personalizada, criando uma impressão positiva da empresa e abrindo caminho para um processo de venda humanizado.
2. Aposte na venda humanizada
Na atualidade, os consumidores buscam experiência de compras diferenciadas, nas quais sintam que foram atendidos de maneira única.
Nesse sentido, as vendas por telefone oferecem uma grande vantagem, uma vez que a ligação oferece a possibilidade de uma conversa próxima e individualizada.
Por essa razão, a equipe precisa estar disponível para escutar todos os relatos do cliente, entre críticas, perguntas e sugestões, mostrando que a satisfação das suas necessidades é a prioridade da empresa.
Então, o treinamento de vendas deve qualificar os colaboradores para construírem um relacionamento com os clientes baseado na empatia e na confiança.
Além de praticar a gentileza, a utilização de técnicas de rapport pode otimizar os resultados das negociações via telefone, como você entenderá agora.
3. Utilize técnicas de rapport
O rapport é um conceito da psicologia baseado na construção de uma relação de empatia com o outro, gerando confiança e facilitando a interação.
Quando aplicado nas práticas de negociação via telefone, o rapport pode ajudar a equipe a estabelecer uma comunicação mais eficiente com os clientes, promovendo a receptividade e o encantamento.
Entre as técnicas do rapport que podem ser aplicadas estão a harmonização do timbre e do volume de voz, assim como o emprego de palavras claras e assertivas.
A escuta atenta também é uma ação baseada no conceito do rapport, o que reforça a importância do treinamento de vendas garantir esse aprendizado junto aos colaboradores.
Assim, é possível dizer para o cliente exatamente aquilo que ele espera ouvir, oferecendo soluções reais e efetivas para os seus problemas.
4. Proponha soluções reais
Quando a equipe de vendas conhece bem o consumidor e as suas necessidades, ela torna-se capaz de entregar soluções personalizadas, que promovem a satisfação do cliente no primeiro contato.
A objetividade na conversa é uma das principais expectativas de quem espera vivenciar uma experiência de compra bem-sucedida ao telefone.
Por isso, os colaboradores devem otimizar o uso do tempo e tornar o atendimento mais efetivo, oferecendo exatamente os produtos ou serviços capazes de resolver os problemas do cliente.
Dessa forma, é possível fazer das negociações via telefone um meio para qualificar o relacionamento entre empresa e clientes, favorecendo a fidelização.
5. Qualifique o relacionamento com o cliente
A fidelização dos clientes ainda representa um desafio para muitas empresas justamente porque estas não investem na construção de um relacionamento qualificado com o seu público consumidor.
Considerando a competitividade do mercado, todas as oportunidades para aumentar o diferencial competitivo e conquistar a admiração dos clientes devem ser aproveitadas.
Além de ser bem atendido, o consumidor atual quer ter certeza de que a empresa se importa com a sua opinião e deseja promover a sua satisfação.
Sendo assim, o processo do pós-venda assume uma importância fundamental no treinamento de vendas, tendo em vista a fidelização dos clientes.
Entre as vantagens desse posicionamento estratégico está a possibilidade de tornar-se uma autoridade no mercado, oferecendo informações que possuem valor para os clientes, por serem do seu interesse.
6. Ofereça informações valiosas para o cliente
Muitas vezes, o cliente ainda não está completamente certo sobre a sua decisão de compra ou sobre quais são as suas reais necessidades.
É possível aproveitar essa oportunidade para esclarecer o cliente, solucionando as suas dúvidas e oferecendo informações valiosas sobre assuntos que são do seu interesse e estão relacionados ao negócio, aos produtos ou serviços.
A produção de conteúdo qualificado (artigos, infográficos, e-books e outros) contribuirá para a instrução do mercado e para a consolidação da autoridade da empresa dentro da sua área de atuação.
As ferramentas digitais de gestão podem tornar essa estratégia ainda mais vantajosa para a sua empresa, como vamos explicar na última dica para otimizar o seu treinamento de vendas.
7. Invista em automação
A automação da gestão empresarial é uma tendência inegável, que abrange, também, o treinamento em vendas e as negociações via telefone.
O emprego de softwares, aplicativos e outros recursos tecnológicos desenvolvidos especialmente para ajudar a equipe a vender maisdeve estar entre as prioridades das empresas que querem liderar o mercado.
Entre as opções disponíveis no mercado, os softwares de CRM, as plataformas de telefonia e os programas de monitoramento de dados estão entre os mais utilizados.
Além de preparar os colaboradores para o uso das tecnologias, é importante investir na integração dos processos gerenciais e operacionais, garantindo a agilidade e eficiência na troca de informações.
Assim, para finalizar nosso artigo, vamos falar sobre a importância do processamento de informações para melhorar os resultados do treinamento em vendas na sua empresa.
Como otimizar os resultados do treinamento em vendas?
Sem a coleta e a interpretação dos dados fornecidos ao longo da jornada do consumidor, transformando-os em informações qualificadas, fica impossível analisar os resultados alcançados e implementar as melhorias necessárias.
Por meio do monitoramento constante das ações, os gestores podem dar feedbacks mais efetivos para a equipe de vendas, incentivando a motivação e o engajamento dos colaboradores.
Dessa forma, sua empresa estará cada vez mais bem preparada para satisfazer as necessidades dos clientes e aproveitar todas as oportunidades de crescimento oferecidas pelo mercado.
Agora que você já sabe como fazer um treinamento de vendas eficiente e garantir o sucesso da sua equipe nas negociações via telefone, compartilhe nosso artigo nas redes sociais e ajude outros gestores a também implementar melhores práticas!