vazamento de dados

Como minimizar o risco de vazamento de dados da empresa?

A internet movimenta uma infinidade de dados diariamente em suas redes sociais, sites, aplicações etc. Em virtude disso, poderá acontecer o vazamento das informações corporativas ou pessoais dos usuários que acabam se tornando públicas. Mas as empresas não podem permitir que isso ocorra, pois essas ocorrências causam prejuízos enormes.

As consequências do vazamento de dados são muito negativas para os empreendimentos. Neste post, vamos explicar como o setor de Tecnologia da Informação (TI) pode minimizar o risco dessas ocorrências auxiliando o departamento de marketing e atendimento ao cliente. Aqui, você descobrirá a importância desse assunto e da proteção contra invasores.

Quer saber como proteger a sua organização contra o vazamento de dados e os acessos não autorizados? Confira.

Qual é a importância de minimizar o risco de vazamento de dados?

É muito importante eliminar os riscos de vazamentos de informações porque isso causa danos à marca. As organizações que passam por esses eventos negativos podem ter a situação publicizada, perder a confiança de seus clientes e ter a sua credibilidade abalada no mercado. A recuperação da reputação pode demorar muito ou sequer chegar a acontecer.

Após um vazamento de dados, a imagem do negócio estará comprometida e os projetos serão descobertos por pessoas mal intencionadas. As ideias que deveriam ser preservadas se tornarão públicas e a concorrência terá acesso às informações estratégicas que deveriam ser mantidas em sigilo. Por outro lado, a identidade dos parceiros, clientes ou funcionários será exposta.

Os impactos causados pela perda dos dados são muitos prejudiciais para uma empresa. A quebra do sigilo das informações privadas das pessoas poderá originar multas e outras penalidades que serão aplicadas pelas autoridades competentes. Sem falar que esse tipo de acontecimento prejudica o desenvolvimento de estratégias e o andamento dos processos organizacionais.

Como o setor de TI pode minimizar o risco de vazamento de dados?

As empresas jamais vão querer fechar uma parceria com um empreendimento que coloca os dados confidenciais em perigo. O acesso às informações realizados por terceiros mal intencionados poderá deixar o negócio nas mãos de criminosos. Eles costumam cobrar o resgate dos arquivos para obter vantagens financeiras. Veja a seguir como a área de TI pode evitar tudo isso!

Dispensar as informações inúteis

Os dados que não serão mais utilizados não precisam permanecer armazenados no sistema da empresa. Dispense cadastros inativos e outros arquivos referentes aos clientes que não têm mais contato com o empreendimento. Descarte todas as informações inúteis que foram anotadas em agendas, cadernetas, cadernos e fichas ou as folhas impressas.

Controlar o acesso aos dados

Controle o acesso às informações e mantenha todas elas bem organizadas. Utilize tecnologias para restringir o número de colaboradores que podem acessar os arquivos de acordo com a necessidade da empresa. Adote um sistema que exija logins e senha própria, bem como impeça o compartilhamento dos dados com outros usuários.

Bloquear o acesso dos colaboradores dispensados

Procure bloquear o acesso dos trabalhadores não trabalham mais na empresa. Assim que o desligamento ocorrer, tome as atitudes necessárias para evitar que essas pessoas acessem o sistema. Não importa se o funcionário pediu demissão ou foi demitido, ele não faz mais parte da organização e não precisa mais visualizar as informações confidenciais.

Usar senhas fortes

Use senhas fortes que contenham algarismos, sinais especiais, letras minúsculas e maiúsculas e mais de oito dígitos. Essas chaves não podem ser gravadas pelo sistema e tampouco ser repetidas para garantir a segurança dos dados. Substitua cada senha de três em três meses para evitar qualquer possibilidade de descoberta e uso indevido.

Armazenar os dados confidenciais

Jamais armazene os dados sigilosos na área de trabalho do notebook ou computador. As informações confidenciais precisam ser escondidas de pessoas curiosas para diminuir as chances de vazamento. Procure salvá-las sempre na rede da empresa que contará com vários recursos para impedir a ação de pessoas mal intencionadas.

Usar opções pagas de antivírus

Não faça uso das opções gratuitas de antivírus e firewall, já que as versões pagas oferecem maiores garantias aos empreendedores. Essas alternativas oferecem soluções mais robustas para a segurança das informações e os provedores são responsáveis por tudo o que vier a acontecer. Inclusive os e-mails pagos são mais seguros do que os gratuitos.

Usar cloud computing

Ao utilizar a nuvem, assegure-se de que ela oferece toda a segurança necessária para a sua empresa. Escola um provedor confiável que invista em controles e permita que seus parceiros salvem todos os seus arquivos online. Considere que o pacote básico não é tão seguro quanto os demais que incluem criptografia para permitir o acesso aos dados mais sensíveis.

Realizar backups no celular

​Caso a sua empresa desenvolva atividades com o uso de celulares, utilize antivírus e faça backup das informações. Mantenha a tela bloqueada com biometria ou senha para a segurança dos colaboradores e do negócio. Proteja os arquivos armazenados no dispositivo com outros códigos, principalmente os aplicativos utilizados para o envio de mensagens instantâneas.

Apagar arquivos para descartar dispositivos

Antes de descartar servidores, computadores, tablets e smartphones delete definitivamente todos os arquivos e informações. Tenha cuidado para não que esses dados não possam mais ser recuperados após serem apagados. Conte com o auxílio de um especialista para ter certeza de que a limpeza impossibilitará a recuperação da informação.

Treinar as equipes

Faça treinamentos para que a sua equipe se preocupe e colabore com a segurança dos dados da empresa. Os colaboradores são os principais responsáveis por manter o sigilo das informações dos fornecedores, parceiros e consumidores. Os times precisam compreender todas as implicações e as consequências que um vazamento poderá trazer para o negócio.

Como o setor de TI pode auxiliar marketing e atendimento ao cliente?

A equipe de TI desenvolve papel indispensável para a proteção dos dados da empresa. Esse setor auxilia o departamento de atendimento ao cliente e marketing transmitindo informações e implementando soluções que impedirão o vazamento das informações. Os profissionais do TI conhecem e implementam as tecnologias fundamentais para garantir a segurança desses departamentos.

Os setores de TI, atendimento ao cliente e marketing se complementam. O colaborador de TI gerencia e disponibiliza ferramentas que agregam precisão e agilidade aos procedimentos realizados pelos outros setores. São eles que fazem a implementação de soluções tecnológicas e automatizam diversas tarefas repetitivas.

Entendeu como minimizar o risco de vazamento de dados da empresa? O setor de TI auxilia o marketing e atendimento ao cliente manter a segurança da informação. Os profissionais orientam e apoiam as demais equipes para que lidem de forma adequada com os dados dos parceiros, fornecedores e clientes de modo que não haja a exposição aos riscos na Internet.

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