whatsapp para atendimento ao cliente

WhatsApp para atendimento ao cliente: 4 importantes dicas

Utilizar o WhatsApp para atendimento ao cliente tem sido um diferencial de grande parte das empresas. Hoje, esse canal está presente na realidade de grande parte das pessoas. De acordo com um estudo realizado pela Opinion Box, em parceria com o Mobile Time, 80% dos brasileiros já contam com o aplicativo em seu celular. Ou seja, ignorar essa ferramenta em sua empresa pode ser um risco de perder ótimas oportunidades de vendas e até mesmo de suporte.

Neste material, a gente explica brevemente alguns diferenciais de utilizar esse canal como atendimento, além de ressaltar quais são as melhores práticas para quem deseja investir na solução. Continue a leitura e saiba mais!

Por que investir no WhatsApp para atendimento ao cliente?

O primeiro diferencial se dá pela adesão do WhatsApp, conforme vimos. Se um grande número de brasileiros já utiliza a ferramenta em seu dia a dia para conversas com amigos e familiares, certamente existe interesse e mercado para que essas pessoas também procurem conversar e se conectar com empresas dos mais variados portes. Porém, os benefícios não se restringem a esse ponto. Entenda!

Redução do tempo de espera

O WhatsApp surgiu como uma ferramenta de mensagem instantânea. Por essa razão, as pessoas estão muito mais imediatistas à procura de uma resposta para os seus questionamentos, bem como desejam ter um atendimento mais prático e ágil. O WhatsApp permite isso, desde que você utilize as soluções corretas.

Existem ferramentas, por exemplo, que fornecem um autoatendimento por meio de chatbots, que entendem o que a pessoa procura e, muitas vezes, já resolve essa questão, o que reduz (e muito!) o tempo de espera por parte de seu cliente ou prospect.

Aproximação com os clientes

Um dos grandes diferenciais que uma empresa pode ter com a sua base é a aproximação. Por meio dela, existe a possibilidade de entender o que o seu cliente procura, saber quais são as suas necessidades e objetivos e até mesmo coletar bons feedbacks em relação ao seu produto, serviço ou atendimento.

Tudo isso contribui para melhorar o relacionamento, o que certamente impacta na fidelização. Clientes fidelizados, além de permanecerem por mais tempo com essa parceria, também indicam os seus produtos e serviços para conhecidos, além de genuinamente oferecerem suas percepções de melhoria para implementar em seu negócio.

Praticidade

Muitas vezes, uma empresa deixa de implementar uma solução que poderia ser atrativa para os resultados devido à dificuldade de trazê-la para a realidade de seu negócio. No caso do WhatsApp, não há esse problema. Afinal, a ferramenta já é muito conhecida por grande parte do público e de sua equipe, e existem ótimas soluções no mercado que vieram com o objetivo de tornar esse processo mais ágil e com uma melhor experiência para o seu cliente.

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Como utilizar o WhatsApp Business API no atendimento ao cliente?

A seguir, selecionamos algumas das principais dicas que podem ser levadas em consideração para utilizar o WhatsApp para o atendimento ao cliente. Confira!

1. Defina uma estratégia específica para o WABA (WhatsApp Business API)

Assim como em qualquer outra estratégia, é preciso que você tenha um objetivo quanto ao uso do WhatsApp em sua empresa. Tudo bem que o atendimento é um dos principais, mas dentro dele há desmembramentos importantes de serem feitos.

Qual será o foco principal do uso desta ferramenta? Atendimento de vendas, suporte ou apenas fornecer informações sobre seus produtos? Esta clareza de propósito será fundamental para a divulgação efetiva deste canal para a sua base de clientes e para direcionar a sua equipe na adoção desta ferramenta.

2. Utilize chatbot

O WhatsApp é uma plataforma de mensagens instantâneas, e por isso a agilidade é um fator crucial. O WhatsApp Business API permite que você crie chatbots para automatizar o atendimento inicial, entender as necessidades dos clientes e direcioná-los para a equipe adequada, se necessário. Procure empresas especializadas na criação de chatbots, garantindo assim que a comunicação seja eficaz e alinhada ao tom de voz da sua marca.

3. Mantenha as informações dos clientes registradas

Independentemente de qual seja o objetivo do uso do WhatsApp Business API, é importante que você tenha as informações registradas. Isso contribui para que, caso entre em contato novamente, a sua equipe saiba quais foram as interações, quais eram os interesses durante as conversas anteriores, o que ficou pendente, entre outros pontos.

Assim, além de oferecer um canal prático de ser utilizado e de garantir agilidade para essa comunicação, você terá mais credibilidade perante o público, justamente por não fazê-lo repetir sempre as mesmas informações.

4. Utilize a versão WhatsApp Business API

Se você vai usar o WhatsApp para atendimento ao cliente, o WABA é a escolha certa. Ele foi projetado especificamente para empresas e oferece várias vantagens, como:

  • contar com um canal próprio da empresa que seja exclusivo de comunicação com todo o time;
  • oportunidade de ter centralizadas todas as informações importantes dentro de um canal específico de seu negócio;
  • contar com um perfil comercial, o que contribui para que haja mais credibilidade por parte de seu negócio;

Ao utilizar o WABA para atendimento ao cliente, você estará adotando uma estratégia poderosa e altamente eficiente. No entanto, é fundamental manter um planejamento sólido e analisar constantemente os resultados gerados por esse canal para aperfeiçoar o atendimento continuamente.

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