Vendas e TI: como unir os dois times vai alavancar os seus resultados?
Você sabia que a união das equipes de vendas e TI pode melhorar os resultados da empresa? Um grupo de trabalho integrado consegue pensar em soluções eficientes para o negócio e organizar os processos. Essa parceria também favorece a utilização de tecnologias inovadoras para promover um relacionamento melhor entre o cliente e a empresa.
Quer entender como melhorar a relação entre os dois times? Acompanhe!
Qual é a importância de integrar as equipes de vendas e TI?
Essa é uma estratégia que permite ampliar os resultados da empresa. Aumentar as vendas é uma meta de qualquer companhia e isso exige dedicação, planejamento e uma boa gestão das informações. A equipe de TI pode auxiliar o setor com a organização dos dados em um único ambiente, disponibilização de ferramentas tecnológicas de qualidade e implantação de soluções para automação de tarefas.
Essa integração entre as equipes de TI e vendas também pode proporcionar outros benefícios para os colaboradores e a organização:
Atenção ao negócio
Um ambiente empresarial em que as equipes trabalham em sintonia facilita a interação entre os colaboradores, a troca de ideias e a resolução de problemas. Com isso, tanto o gestor como os profissionais conseguem manter o foco no negócio e aumentar a lucratividade da companhia.
Uma maneira de facilitar essa relação é por meio da realização de reuniões entre os times de vendas e TI, e eventos para promover a integração de todos.
Redução de custos
Quando os times trabalham alinhados e discutem ideias e soluções que funcionam melhor, a empresa pode diminuir o investimento em múltiplas ferramentas. Algumas soluções podem funcionar para as duas áreas e reduzir a carga de trabalho manual das equipes.
Por exemplo: uma ferramenta de automação reduz as chamadas da equipe de TI para solucionar problemas e aumenta a produtividade dos profissionais de vendas. Essa troca de conhecimentos favorece o crescimento da companhia e o desenvolvimento de um serviço de eficiente.
Atendimento de qualidade aos clientes
A união das equipes de TI e vendas favorece um atendimento de qualidade aos consumidores. Os profissionais de tecnologia, por exemplo, podem treinar os vendedores sobre o uso adequado das soluções tecnológicas.
As equipes também podem criar processos internos para favorecer o trabalho de ambos os setores. A equipe de TI ainda pode contribuir com ideias sobre como engajar os clientes com o uso de ferramentas mais modernas. Assim, os vendedores podem realizar um atendimento ágil e eficaz.
Como as equipes de vendas e TI podem atuar em conjunto?
Você já percebeu que a união de esforços entre os setores pode gerar mais resultados para uma empresa, certo? Então, aproveite para conferir as estratégias que podem ser adotadas para integrar as equipes e obter melhores resultados!
Investimento em ferramentas de qualidade
Muitas vezes, os vendedores estão muito preocupados em agendar visitas ou ligações aos clientes que se esquecem de registrar as informações relacionadas aos contatos. Eles também podem desconhecer as soluções mais eficazes para realizar a gestão dos consumidores.
A equipe de TI pode contribuir muito nesse sentido, ao buscar ferramentas modernas e de qualidade para facilitar o trabalho de vendas. Os profissionais conhecem os detalhes técnicos necessários nas soluções e podem negociar preços com os fornecedores.
Além disso, são eles que vão conseguir fazer a instalação das tecnologias e o treinamento da equipe de maneira adequada. Uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, facilita a gestão de informações dos clientes, a organização das tarefas a serem realizadas, o acompanhamento das vendas efetivadas, entre outras situações. Logo, ela pode auxiliar os vendedores com lembretes sobre reuniões importantes, e aumentar as oportunidades de negócios.
Automação de tarefas
Além das tecnologias para gerar informações relacionadas às vendas, há soluções que facilitam a relação entre a empresa e os clientes. O chatbot, por exemplo, é um robô inteligente que aprende conforme os dados são inseridos em sua plataforma. Ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, sendo capaz de responder dúvidas e administrar as informações dos consumidores.
E quem pode fazer essa administração técnica das informações para deixar o bot mais inteligente? A equipe de TI. Como você pode perceber, os dois setores podem trabalhar em parceria para buscar as melhores soluções para o atendimento ao cliente.
Há ainda ferramentas que permitem a automação de tarefas, como o gerenciamento automático de uma ligação. Uma plataforma de telefonia pode ser instalada para integrar os dados do cliente após a digitação do número do CPF. Em seguida, ele é direcionado para o setor que pode auxiliá-lo com a dúvida ou o problema.
Por exemplo: João realizou a compra de um produto e tem uma dúvida sobre o seu funcionamento. Ao fazer uma ligação para a empresa, o sistema fará a identificação de que todas as situações relacionadas a ele (pagamento e envio do produto) foram efetivadas e fará o encaminhamento automático para o departamento técnico.
Criação de multicanais para atendimento
A equipe de vendas precisa utilizar os principais canais em que os clientes estão presentes para divulgar os produtos ou serviços da empresa. Por isso, é fundamental investir em estratégias multicanais para aumentar o relacionamento com os consumidores.
Nesse sentido, a equipe de TI pode auxiliar a identificar onde estão os potenciais clientes: sites de notícias, mídias sociais, blogs corporativos, congressos, entre outros. A partir disso, os times podem traçar estratégias de comunicação e relacionamento com os consumidores nesses multicanais.
Se o consumidor é antenado em tecnologia e mídias sociais, por exemplo, a empresa pode fazer a divulgação da marca e do produto no Facebook ou Instagram. Também é importante manter uma forte atuação no site da empresa, oferecer e-mails e telefone para contato. Assim, o cliente poderá escolher qual é o meio que ele prefere para consumir os produtos, o que contribui para aumentar a taxa de conversão de compradores.
Análise de dados
A equipe de TI pode auxiliar o departamento de vendas a fazer a integração dos dados entre os setores. Desse modo, ambos poderão acompanhar o funcionamento adequado das ferramentas e monitorar as informações geradas sobre as negociações e os clientes.
Isso permitirá que os profissionais monitorem os resultados do trabalho, como o alto índice de reclamações ou elogios, dúvidas ou problemas técnicos. Consequentemente, os colaboradores poderão atuar para resolver as situações e oferecer um produto ou serviço ainda melhor ao cliente.
Percebeu como a união dos times de vendas e TI pode contribuir para o crescimento do negócio? Siga essas dicas e colha os resultados na sua empresa!
Quer saber como melhorar a comunicação na sua companhia? Conheça as principais ferramentas de TI nessa área!