Telefonia empresarial: fique de olho nas tendências e inovações
Algumas tendências tecnológicas mostram que a telefonia empresarial está mais viva do que nunca — e que o futuro é promissor. A chegada de novas soluções digitais ao Brasil transformará o setor, que se adequará a um mercado de telecomunicações dinâmico e a clientes cada vez mais conectados.
Um exemplo dessa “nova telefonia” é a inteligência artificial, que promete modernizar o setor de diversas maneiras: chatbots de voz, transformação do call center, atendimento ininterrupto.
Contudo, ela está longe de ser a única tecnologia que influenciará a telefonia empresarial. Neste post, mostraremos as principais tendências para os próximos anos. Acompanhe conosco!
5G
O 5G finalmente está entre nós: em julho de 2023, mais de 300 cidades já contavam com a cobertura e a tendência é de que ele se expanda rápido pelo resto do país. Com uma banda larga bem mais veloz e estável, o VoIP corporativo também se tornará mais eficiente.
Além disso, os próprios clientes terão mais conectividade, velocidade dos dados e mobilidade em seus aparelhos.
Como se não bastasse, a computação em nuvem também fica mais poderosa e estável com o 5G. Como grande parte dos serviços de VoIP é baseada na cloud, a telefonia se moderniza.
Com a chegada do 5G, outra tendência é de que haja uma terceirização da infraestrutura de telecomunicação para sistemas de telefonia baseados em nuvem, gerenciados por provedores e profissionais especialistas — o
ESG
O ESG (Environmental, Social and Governance), que em português pode ser traduzido como “Sustentabilidade, Social e Governança”, é um conjunto de práticas de preservação ao meio ambiente, preocupação social e de governança corporativa.
Você pode se perguntar: ok, mas o que a telefonia tem a ver com isso? É simples: ter iniciativas sustentáveis se tornou mais importante para as pessoas. As práticas ESG mostram que a organização tem um propósito. Isso tem tudo a ver com o universo da telecomunicação, que é baseado no bom relacionamento com os seus clientes e com a sociedade no qual estão inseridas.
Como um setor que promove a comunicação, as operadoras de telefonia encontram nas práticas ESG a importância da transparência e da atuação em causas sociais. Tudo isso auxilia em uma melhor reputação no mercado.
Além de ações de preservação ao meio ambiente, como a gestão de resíduos e um tratamento sustentável para o lixo produzido, iniciativas como a equiparação salarial (social) e o compliance (governança corporativa) são exemplos de uma empresa ética, que está sintonizada com os desejos da sociedade.
Metaverso
O metaverso é um universo digital, em que avatares (representações virtuais dos usuários) interagirão uns com os outros. Desse modo, elas terão um espaço realista para fazer compras, travar relacionamentos sociais e outras interações.
Essa interação se dará por meio de notebooks e computadores, mas também pelos smartphones. O 5G, que também é conhecido como a quinta geração de telefonia móvel, será crucial para a viabilização do metaverso, como sonhado pelos maiores nomes da tecnologia, como Mark Zuckerberg.
Inteligência artificial
O processamento de linguagem natural, uma das ramificações da inteligência artificial, proporciona que os equipamentos processem a fala humana e consigam entender padrões, mensagens e comportamentos.
Assim, a empresa poderá incrementar o seu setor de atendimento com assistentes virtuais, que atuarão inclusive em sistemas de interação por voz, baseados em VoIP.
Isso agilizará todo o processo de atendimento, uma vez que a inteligência artificial consegue interagir com várias pessoas ao mesmo tempo, 24 horas por dia e 7 dias por semana. A tendência é que os atendentes humanos não sejam mais sobrecarregados com chamadas e atendimentos.
Além disso, hoje já é possível encontrar algumas plataformas na nuvem que têm como foco a otimização e automatização da operação do call center das empresas. Com a evolução da tecnologia, o atendimento aos clientes tende a se transformar — e pra melhor.
Fusão de VoIP
O VoIP costuma ser utilizado de forma mais tradicional, conectado a sistemas de telefonia corporativa e call centers. Contudo, com a evolução das tecnologias de voz, a tendência é de que esse formato vá muito além das chamadas pela internet de banda larga.
A fusão será possível por meio da conexão com outras tecnologias por voz. Um exemplo dessa inovação é a junção da tecnologia VoIP com smart speakers (como a Alexa da Amazon).
Isso já é possível, por meio de dispositivos lançados em conjunto com os smart speakers, mas a fusão de VoIP tende a se tornar ainda mais otimizada. Será possível utilizar essa junção na área de logística e outros setores, por meio de sistemas de seleção de voz.
Tecnologias de voz
Você provavelmente já ouviu falar dos bots que respondem a perguntas em sites e aplicativos, mas e quanto aos… chatbots de voz? Sim, eles já existem e a tendência é de que se espalhem por todos os segmentos.
Inclusive, os chatbots de voz são mais um exemplo de como a inteligência artificial será crucial para o futuro da telefonia. Contudo, alguns desafios ainda persistem, como bots mais humanizados e a melhoria do processo de transformação de texto em fala.
Redes neutras
Uma rede neutra é uma infraestrutura compartilhada entre diversas operadoras e servidores. Ela pode ser fixa ou móvel, desde que atenda às organizações de telefonia e telecomunicações de maneira abrangente.
A empresa que utiliza esse tipo de rede aluga a estrutura e a utiliza ao máximo — sem ter que gastar dinheiro com a criação de todos esse sistema do zero ou arcar com custos de manutenção.
Assim, uma empresa que queira iniciar suas atividades em um novo local pode alugar os recursos de uma outra organização, que fornece essa rede neutra. Aí, diversas coisas podem ser compartilhadas entre elas, como:
- redes móveis;
- cabos metálicos;
- satélites;
- fibra óptica.
Nesse sentido, a chegada do 5G tornará esse serviço ainda mais comum, uma vez que muitas empresas terão acesso a uma conectividade diferenciada. Outro benefício dessa tecnologia é que ela beneficiará pequenos provedores, que têm mais dificuldade ao ter acesso à rede tradicional, por não terem acesso facilitado aos postes de energia elétrica.
PABX virtual
O PABX virtual, sediado na nuvem, já é uma realidade e tende a se tornar cada vez mais relevante nos próximos anos. Essa ferramenta garante que a empresa unifique todos os seus ramais e os concentre em uma única linha, por meio do VoIP.
Esse serviço é 100% digital, o que faz com que a própria gestão de telecomunicações da empresa consiga administrar o painel dos ramais e administre as chamadas de acordo com as demandas e preferências do negócio.
Como você viu neste artigo, a telefonia empresarial tem um futuro promissor pela frente. Organizações que trabalham com o VoIP, por exemplo, terão o 5G como aliado para manter conexões velozes e estáveis, fatores que serão cruciais para aumentar o nível de satisfação dos seus clientes.
Quer saber mais sobre como as tecnologias estão modificando o universo da telecomunicação? Então, confira o nosso artigo sobre inteligência artificial aplicada à telefonia.