Inteligência Artificial na telefonia: saiba como pode ser aplicada
O advento da internet mudou nossa vida. Tanto no modo como estamos conectados uns aos outros, mas também como experimentamos o mundo à nossa volta. O uso de alguns recursos para otimizar os processos cotidianos, como é o caso da aplicação da Inteligência Artificial na telefonia, tornou as atividades mais ágeis e eficientes.
Durante anos, as pessoas que precisavam de ajuda para solucionar problemas tinham que sair de suas rotinas para procurar informações. Agora, podemos ter acesso a elas a qualquer hora, de qualquer lugar, com a mesma facilidade com que acessamos o mundo virtual.
A comunicação é um dos pilares de qualquer relacionamento humano ou empresarial. Quando falamos em comunicação, nos referimos a vários aspectos da vida das pessoas, muito importantes de serem percebidos como singulares a cada uma delas. Se você pensa que um atendimento eletrônico pode parecer distante dos seus clientes, não deixe de continuar sua leitura e descobrir como a Inteligência Artificial vem agindo nos processos desse tipo de atendimento!
O que é inteligência artificial?
Em 1950, as máquinas eram bem mais limitadas do que as que usamos atualmente. Hoje, elas são cada vez mais inteligentes. Essa tecnologia é conhecida como Inteligência Artificial, um de nossas mais recentes inovações tecnológicas.
É de senso comum, entre os especialistas e entusiastas da área, que em futuro bem próximo, essa tecnologia será tão inteligente quanto nós, ou ainda muito mais, a depender do contexto em que são aplicadas — uma máquina pode ser muito mais precisa do que qualquer humano.
A Inteligência Artificial é apenas um dos grandes desafios da humanidade, segundo destaca a própria Organização das Nações Unidas (ONU). Essa área deve atuar juntamente a outras de mesmo caráter de dificuldade, como a energia limpa, o aquecimento global e a biotecnologia (a ciência da vida).
Como funciona esse tipo de tecnologia?
Baseado na teoria da evolução, muitos cientistas acreditam que as máquinas também evoluirão. No entanto, para isso acontecer, elas precisam aprender consigo mesmas e construir o conhecimento por conta própria.
Com o desenvolvimento de algoritmos de Machine Learning e o aumento da capacidade dos processadores e de armazenamento de dados, pesquisadores conseguiram que as máquinas pudessem desenvolver uma lógica que as permitisse que esse aprendizado corresse por si mesmas.
Qualquer pessoa pode ver isso se prestar mais atenção sobre o crescimento do uso de soluções inteligentes oferecidas pelo mercado, mostrando como ela está cada vez mais presente no dia a dia.
O mais importante é entender que cada solução é única em seus propósitos. Por esse motivo, quem quiser implementar essas soluções em suas empresas, faz muito bem buscar entender propriamente qual o problema vai ser resolvido como recurso. Veremos a seguir como essas soluções gerenciadas na telefonia, confira!
O uso da inteligência artificial na telefonia
A Inteligência Artificial, com toda a certeza, tem potencial para revolucionar o setor. Esse tipo de tecnologia, que já é usado em muitas áreas, pode garantir melhor qualidade de serviço e até reduzir os custos com o setor de atendimento ao cliente.
Com imenso potencial para reduzir a atual dependência das operadoras de telecomunicações, em relação aos fornecedores tradicionais, e tornar mais próximo o momento em que esses fornecedores possam ser dispensados.
Como ela pode maximizar a produtividade ao ser combinada com equipamentos tecnológicos atualizados?
Só através da inteligência artificial podemos maximizar a produtividade na telefonia e no atendimento da sua empresa no mais alto nível. Se aplicada corretamente, tudo isso se torna mais facilitado — o mais importante nesse mercado.
A Inteligência Artificial tem como objetivo ajudar a melhorar a interação com o consumidor, aumentando a sua satisfação e o seu engajamento com o produto ou serviço.
Quando essa interação é mais rápida e eficiente, o cliente terá uma experiência melhor, que o faz voltar ao produto e ao serviço que a sua marca oferece.
Aplicações da Inteligência Artificial aplicada na telefonia
A inteligência artificial tem sido largamente utilizada na área de telefonia, por meio de comandos por voz, por exemplo.
Existem atualmente milhares de sistemas de atendimento ao cliente autônomos no mundo inteiro e que maximizam os recursos e melhoram a relação entre a sua empresa e o seu consumidor, dadas as facilidades e rapidez gerada pelas ferramentas.
As telecomunicações devem se beneficiar muito dessas novas tecnologias (juntamente com o Machine Learning e o Deep Learning), utilizando os dados provenientes do setor em análises de Big Data.
Com isso, um sistema de telefonia com essas ferramentas implementadas, é capaz de realizar todo o trabalho de uma central física tradicional, como receber ligações, gerenciá-las, distribuir as chamadas entre os ramais e conectá-las entre si (mesmo que sejam de sedes em regiões diferentes).
Confira as melhores soluções
A tecnologia em nuvem quase sempre está presente nas soluções de aplicação de Inteligência Artificial, o que contribui muito com as essas questões de mobilidade. Além dessas vantagens, temos outras que contribuem para a escolha desses modelos inteligentes de solução, incluindo:
- otimização dos processos: permitir que a equipe seja direcionada para atividades de mais valor para a organização, como, por exemplo, proporcionar um atendimento personalizado e de alta qualidade aos clientes que mais precisam;
- aumento da competitividade: a automatização de processos, que antes eram feitos manualmente, reduzindo o tempo gasto em operações que podem ser realizadas sem ação humana, levando sua empresa à frente da concorrência;
- aumento na oferta de novos produtos e serviços: o fortalecimento dos insights dos colaboradores, contribuindo para a empresa entender o comportamento de consumo e da concorrência, prevendo tendências, de modo a ajudar a antecipar ações para maximização dos resultados, seja para desenvolver produtos, seja para serviços mais relevantes e eficientes. Além disso, pode-se gerar uma experiência de consumo mais inovadora, com mais valor e mais inteligência;
- maior precisão nos resultados: o seu grande potencial para auxiliar as organizações nas melhores decisões e a capacidade de entender e aprender são alguns exemplos de como a Inteligência Artificial está ajudando no dia a dia das organizações. Na telefonia, os dados são os principais ativos das empresas, eles são gerados e armazenados em várias plataformas, ou seja, há muitas informações que precisam ser analisadas. O que a Inteligência Artificial pode fazer é fazer o processamento e análise das informações para os seus gestores tomarem as melhores decisões.
Os recursos provenientes da aplicação da Inteligência Artificial na telefonia estão sendo cada vez mais importantes para a otimização dos processos empresariais, tanto nos âmbitos industriais quanto corporativos (e tudo o mais que envolva a comunicação nesses ambientes). Entendemos o quanto essa tecnologia está sendo importantíssima para o desenvolvimento de inúmeras empresas no mercado.
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