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6 utilidades da Inteligência Artificial para sua empresa

A inteligência artificial (IA) tem um enorme impacto no mundo de hoje. A tecnologia transformou — e continua transformando — a sociedade. Da busca por voz aos computadores que jogam xadrez, passando pelos carros autônomos, as aplicações de IA são praticamente ilimitadas.

Nos negócios, a IA ajuda as empresas a aumentar a receita, detectar fraudes, melhorar e enriquecer as experiências dos clientes e a reavaliar processos de trabalho para melhorias futuras.

Neste artigo, nós apresentamos 6 utilidades da inteligência artificial que podem transformar o seu negócio. Confira.

1. Suporte mais efetivo para os clientes

O suporte ao cliente pode ser definido como a capacidade de uma empresa de responder e acomodar as necessidades de seus clientes à medida que as preferências de seus consumidores mudam ao longo do tempo.

Do ponto de vista digital, essas tarefas incluem a criação de tíquetes de Help Desk que registram as preocupações dos clientes e programas de divulgação digital que atendem aos interesses dos consumidores e promovem fortes relacionamentos entre empresas e clientes.

Essas tarefas relativamente simples são facilmente automatizadas e aprimoradas por meio da implementação de chatbots virtuais, previsão de intenção do cliente, comunicação multicanal adaptada às preferências do cliente e redirecionamento das interações empresa-consumidor para os departamentos apropriados.

Aqui estão alguns usos atuais da IA no suporte ao cliente:

  • os chatbots com inteligência artificial podem estar à disposição dos seus clientes 7 dias por semana, 24 horas por dia. Eles podem ser usados como um primeiro contato, ajudando a identificar as necessidades do cliente e assegurar que ele seja direcionado para a pessoa certa;
  • voicebots avançados podem ser capazes de ouvir, interpretar humor do cliente e detectar a gravidade de cada situação. Eles podem ainda ser treinados para dar respostas simples a perguntas comuns em formato de fala.

2. Experiência do cliente personalizada

As empresas podem descobrir maneiras de se destacar para os consumidores otimizando a experiência do consumidor. Elas podem conseguir isso fornecendo recomendações personalizadas de produtos e conteúdo orientadas por dados, conversas assistidas por IA, marketing direcionado baseado em personalidade e maior capacidade de resposta às consultas e preocupações dos clientes.

O uso de Machine Learning como ferramenta analítica de negócios também traz benefícios proeminentes. As empresas podem usar a IA para rastrear e analisar seus dados de vendas e marketing para identificar correlações e padrões entre pontos de dados que indicam fraquezas inerentes ao modelo de negócios.

Além disso, a IA também pode fornecer soluções inovadoras para problemas de negócios orientados por dados, que podem ser implementadas para otimizar a experiência do cliente e reduzir a ineficiência do fluxo de trabalho.

3. Melhor visão de mercado e do consumidor

Vivemos na era do capitalismo de vigilância, onde o excesso de dados comportamentais se tornou a informação mais valiosa que uma empresa ou instituição com fins lucrativos pode possuir. A dinâmica do mercado é frequentemente impactada pelo sentimento do consumidor, algo que antes do advento do Big Data, era difícil de disseminar e quantificar.

Hoje, as empresas têm acesso indireto a uma riqueza de informações digitais que narram os atributos específicos da vida de cada indivíduo, desde idade e gênero até demografia, traços de personalidade, interesses políticos e sociais, status socioeconômico, aspirações profissionais, redes sociais e muito mais.

O desenvolvimento de mídias sociais e dispositivos inteligentes construiu uma sociedade global de hipersocialização e interconectividade, onde a linha entre negócios e consumidores é tênue. As empresas podem usar plataformas como Instagram, Facebook e Twitter para se personificar e oferecer experiências personalizadas ao consumidor, alimentadas por análises preditivas de big data e aprendizado de máquina.

4. Marketing mais eficiente

Com a IA, a equipe de marketing pode ter acesso a uma visão aprofundada do público-alvo. Esses dados podem então ser utilizados para estratégias personalizadas de conversão, ao mesmo tempo que reduz a carga de trabalho dos profissionais.

Aqui estão alguns usos atuais da IA no marketing:

  • melhor CRO e experiências personalizadas de sites: embora a inteligência artificial ainda esteja longe de ser capaz de construir sites totalmente novos, ela pode ajudar a melhorar a experiência do visitante em um site por meio de personalização inteligente;
  • experiência no site: a localização de um único usuário, dados demográficos, dispositivo, interação com o site e outras informações são analisadas usando inteligência artificial, que exibe as ofertas e conteúdos mais relevantes com base na análise;
  • notificações push: as notificações push podem ser personalizadas para usuários individuais com personalização comportamental, garantindo que eles recebam a mensagem mais relevante no momento mais apropriado.

5. Aumento das vendas

A IA pode ajudar os vendedores a fazer vendas mais eficientes. A maioria das empresas de alto crescimento emprega vendedores internos para gerar receita. Os algoritmos de IA são usados para gravar e transcrever as ligações dos agentes de vendas.

Eles podem então comparar as táticas dos vendedores para ver quais são as mais eficazes. O aprendizado de máquina pode analisar características como escolha de palavras e a proporção de tempo gasto ouvindo falar na plataforma de vendas. O aplicativo de IA pode ajudar os vendedores a avaliar seu desempenho e aprender a falar como vendedores de sucesso.

Aqui estão alguns usos atuais da IA em vendas:

  • previsão de demanda: a IA pode criar projeções de vendas de forma automatizada baseando-se nas interações com os seus clientes;
  • pontuação de leads: a IA ajuda os profissionais de vendas a priorizar os clientes com base em sua probabilidade de conversão. Com a IA, o algoritmo pode classificar as oportunidades ou leads no pipeline com base em suas chances de fechar com sucesso, compilando informações históricas sobre um cliente e postagens de mídia social e o histórico de interação com o cliente do vendedor.

6. Redução de custos gerais

Todos os benefícios acima mencionados resultam na capacidade de uma empresa de funcionar de forma mais eficiente. Embora isso possa levar alguns funcionários a perderem seus empregos e serem substituídos por agentes autônomos, a empresa como um todo será beneficiada.

A introdução de ferramentas de IA que permitem a análise de Big Data permitirá que as empresas maximizem seus lucros financeiros e minimizem as perdas financeiras, identificando pontos fracos no modelo de negócios, aumentando sua presença digital e fornecendo produtos que atendem às necessidades específicas dos consumidores.

À medida que os consumidores exigem transações comerciais e atendimento mais fáceis, a integração da IA em suas operações oferece cada vez mais vantagens. Agora que você conhece as utilidades da inteligência artificial para os negócios, pode dar o próximo passo e incluir a tecnologia nas suas estratégias.

Quer aprofundar um pouco mais no assunto? Continue no nosso blog e saiba como a inteligência artificial do Google é aplicada nas soluções Leucotron.

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