atendimento ao cliente nas mídias sociais

Por que vale a pena investir no atendimento ao cliente nas mídias sociais?

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, nesse ano o Brasil registrou um valor aproximado de 134 milhões de usuários de internet. Esse dado é muito importante para as empresas, já que demonstra que seu público consumidor está mais ligado aos recursos comunicacionais da atualidade. Essa análise permite compreender quais estratégias são mais adequadas para lidar com o cliente.

A esse respeito, vale apontar que as mídias sociais têm se tornado bons recursos para promover a interação produtiva entre a empresa e o público. Isso permite levar os seus serviços a um ambiente em que o consumidor passa boa parte do seu tempo conectado. Com isso, consegue promover algumas estratégias, como o atendimento personalizado e humanizado.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre por que vale a pena investir na interação com o cliente nas mídias sociais, preparamos este artigo contendo as principais informações. Acompanhe agora mesmo!

Como funciona a atuação das mídias sociais no mercado?

Sem dúvidas as mídias sociais são uma ferramenta de vital importância para todas as empresas e clientes. Do ponto de vista do consumidor final, ele consegue consumir o conteúdo desejado com maior facilidade e objetividade; pode até ter esse comportamento de consumo “sem querer”.

Isso porque a inteligência artificial consegue interpretar cada vez melhor comportamentos, tendências e, em muitos casos, prever com certa precisão o que cliente vai gostar. Isso permite elevar a experiência do cliente a um patamar dificilmente alcançado com as tradicionais propagandas de TV, com suas cifras astronômicas e broadcast de informações com pouca segmentação.

Qual é a importância das mídias sociais na experiência do cliente?

“Vivemos um mundo de experiências!” Essa é uma frase que caracteriza o cenário atual de consumo e venda de produtos e serviços. Há um amplo acesso a informações, conteúdos, reviews, blogs e manuais, assim como a atuação de influencers e as interações em fóruns, canais e blogs.

Tudo isso garante ao consumidor uma compra mais consciente e embasada de produtos e serviços. Quem nunca, antes de comprar algo, considerou as famosas 5 estrelinhas de satisfação dos clientes, ou até mesmo a nota de um app na loja Play Store?

As experiências hoje têm uma influência muito grande, e podemos encontrar várias formas de explorá-las. Empresas bem-sucedidas utilizam de forma positiva todas as faixas de satisfação dos clientes. Os promotores trazem bons frutos em mídias, blogs e cases. Mas os detratores também podem ser explorados com busca por feedbacks para melhoria contínua de processos e do atendimento.

Pensando em experiência, o cliente quer consumir o conteúdo na hora que desejar e entrar em contato pelo canal que achar mais conveniente. Dessa forma, as marcas que limitam os seus canais de comunicação podem acabar perdendo grandes oportunidades. Quem nunca trocou uma ligação por uma mensagem no WhatsApp?

Afinal, além da praticidade de poder fazer outras atividades, o aplicativo armazena as conversas e arquivos enviados. Já do lado da empresa, o atendimento por mídias sociais, quando realizado com ferramentas apropriadas e de forma profissional, garante muitos outros benefícios importantes, como um melhor gerenciamento das conversas e a possibilidade de atender por diversos canais.

Outro fato é que as mídias sociais são capazes de flexibilizar várias funções em que os métodos tradicionais de vendas não são efetivos. Imagine, por exemplo, se o cliente quiser entrar em contato às 02h34 de um domingo. Nesse caso, pode-se contar com um chatbot de atendimento.

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Como melhorar o atendimento ao cliente nas mídias sociais?

Utilizar as mídias sociais para completar o atendimento da empresa é uma estratégia ainda desconhecida para muitos gestores no país. No entanto, você já deve ter percebido que esses recursos têm potencial para mudar os resultados em vendas e a satisfação do cliente. Por isso, é muito importante saber como melhorar suas atividades nas mídias sociais. Confira agora algumas dicas!

Treine sua equipe

A falta de organização e planejamento de programas de ação para atender às necessidades dos clientes é um dos vários problemas ocasionados pela falta de treinamento e capacitação da equipe de colaboradores.

Para que isso seja evitado, invista em recursos de qualificação, como minicursos e workshops. Isso ajudará seu time a trabalhar com mais eficiência e produtividade dentro do universo digital.

Abra diversos canais para contato

Como já mencionamos, a pluralidade de canais de atendimento é essencial para aumentar o número de consumidores e garantir a melhor experiência de compra.

Na atualidade, podemos encontrar várias ferramentas de comunicação que visam diminuir a distância entre a empresa e o cliente. Ao utilizá-las para melhorar a notoriedade da sua marca para o seu público consumidor, seu negócio crescerá constantemente.

Promova um atendimento mais humanizado

No meio dessas inovações e com a transformação digital presente nas empresas, a promoção de um atendimento mais humanizado também deve ser uma estratégia adotada pelos gestores.

Ou seja, é preciso conciliar a utilização de chatbots e outras ferramentas de atendimento automático com programas de atendimento humanizado, visando superar as expectativas do cliente.

Direcione a conversa para o privado

Dentro das estratégias de convencimento e atração de clientes, é importante ressaltar que quanto mais o consumidor percebe um atendimento personalizado e condizente com as suas necessidades, mais ele desejará consumir os seus produtos e serviços.

Uma forma de melhorar um atendimento robotizado é direcionar o cliente para uma conversa no privado. Isso permite ter empatia e proximidade.

Tenha as suas próprias métricas

Por fim, você deve ter as suas próprias métricas de desempenho. Elas permitem mensurar como estão indo as estratégias e metas planejadas com o atendimento nas mídias sociais. Esses indicadores vão gerar dados relevantes para nortear as ações dos gestores e garantir a melhor performance em vendas e atendimento ao cliente.

Essas foram as principais informações sobre por que é válido investir no atendimento ao cliente nas mídias sociais. Percebe-se que esses recursos têm potencial de transformar completamente o modo de interação entre sua marca e o consumidor, de modo a possibilitar melhores resultados para o negócio.

Gostou do artigo? Então confira também como o atendimento humanizado se tornou tendência na era digital e fique por dentro de mais temas relevantes para você!

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