avaliação de performance

Avaliação de performance: como fazer no setor de TI?

Com a transformação digital vivenciada em vários setores do mercado de serviços, percebemos que os empreendedores necessitam estar cada vez mais atentos às condições de produção e desenvolvimento de sua empresa para garantir uma posição frente à concorrência. Ou seja, é fundamental estar antenado aos níveis de rendimento aliado ao uso da tecnologia dos diversos departamentos da corporação.

Esse fato é ainda mais importante quando se trata do setor de TI. Mais do que resolver assuntos e questões operacionais, bem como chamados de emergência, esse departamento de tecnologia e informação desempenha funções cada vez mais importantes para o sucesso e crescimento da organização. Sendo assim, realizar a avaliação de performance é uma das estratégias essenciais quando o assunto é a melhoria contínua das atividades desempenhadas no setor de TI

Mesmo que seja um tema de grande importância para a definição do futuro de uma companhia, muitos empreendedores não sabem como realizar essa avaliação. Para ajudar nesse tema, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo.

O que é e como funciona a avaliação de performance?

Antes de mais nada, é fundamental falarmos sobre o que é na prática a avaliação de performance do setor de TI. Podemos defini-la como o estudo de resultado de todas as tarefas executadas nos processos de tecnologia e informação da empresa. Sendo assim, por meio dessa estratégia, o gestor é capaz de realizar correções pontuais que são necessárias para aprimorar os processos e tarefas executadas pelas equipes.

Vale comentar que essa ação não tem como principal finalidade apontar erros cometidos pelo setor. A intenção principal é acompanhar de perto como está o andamento de cada meta, projeto e eficácia das tarefas e das oportunidades de infraestrutura, visando dar o suporte necessário para a obtenção de melhorias. Assim, essa avaliação estuda fatores, como:

  • desempenho individual e coletivo das equipes;
  • confiabilidade dos processos e ações executadas;
  • arquitetura e configuração dos processos;
  • reconhecimento de limitações importantes para o andamento das atividades.

Como isso, é possível colocar em prática uma análise estratégica que pode direcionar ações de negócio de alto nível, como é o caso de um bom planejamento e orçamento, metas de melhorias e investimento em novos recursos tecnológicos. 

Como exemplo, imagine uma empresa de seguros que, ao medir o desempenho de TI, encontra servidores antigos apresentando manutenção dispendiosa e analisa que a substituição teria um impacto positivo na produtividade, já que os novos servidores fornecem funções mais aptas a lidar com cargas de trabalho. Percebe-se que ações como essa são primordiais para o crescimento de qualquer corporação. 

Como fazer esse tipo de avaliação na prática?

Veja agora as principais dicas de como você pode fazer a avaliação de performance de maneira correta e estratégica.

Faça um planejamento

A primeira dica que podemos citar sobre como fazer a avaliação de performance do setor de TI é a elaboração de um bom planejamento. Nesse caso, é fundamental definir qual o modelo de avaliação será trabalhado, bem como determinar qual será o período de análise, quais as equipes que serão avaliadas e qual a melhor forma de estruturar esse processo. 

Ter esses pontos bem definidos ao implementar a avaliação é uma boa forma de garantir que esse processo produza os resultados esperados. Lembre-se de que essa estratégia só será efetiva se existir organização e um bom planejamento. 

Defina metas

Outro ponto muito importante diz respeito à definição de metas. A esse respeito, os profissionais devem compreender exatamente o que a instituição espera deles, bem como o que eles devem esperar dela. Tudo precisa ser comunicado de forma clara e transparente. Nesse sentido, para pôr em prática a gestão de performance do setor de TI, os colaboradores devem ter os planos, metas e objetivos claramente alinhados com seus superiores.

Busque saber quais são as expectativas dos profissionais, tendo em vista o que foi estabelecido e quais as condições atuais de rendimento de cada equipe. Vale ressaltar que o processo de alinhamento de metas tem um significado muito importante para gerar produtividade e crescimento dos trabalhos realizados pelo departamento de TI. 

Analise indicadores de performance

Além de se preocupar com a validação das metas organizacionais, é essencial saber quais as melhores métricas para quantificar e qualificar a performance da equipe de TI. Os indicadores de desempenho são uma importante ferramenta para ajudar os gestores a identificar como anda a condição de rendimento de cada processo

Com isso, consegue-se ter uma visão real sobre a realidade produtiva de cada área e propor planos de ação para obter uma evolução constante de todas as atividades realizadas. Na prática, podemos encontrar indicadores de desempenho que podem ser estudados de modo individual, bem como de forma coletiva em termos de equipes.

Dentre os formatos de metrificar a performance, temos:

  • aspectos de produtividade;
  • frequência e dedicação;
  • execução e prazos;
  • alcance das metas. 

Para que esses dados sejam convertidos em informações úteis na tomada de decisão, você deve ter bem definido os valores e números como base para classificar cada resultado obtido na análise de performance. 

Avalie a performance regularmente

Um ponto muito importante quando o assunto é a avaliação de performance da equipe de TI diz respeito ao tempo em que esse processo é realizado na empresa. Vale ressaltar que a avaliação de desempenho não é uma estratégia que deve ser feita sem planejamento periódico. Ou seja, ela precisa ser estudada segundo a realidade de produção do setor de TI da sua empresa, buscando encontrar uma periodização ideal para a análise de performance. 

Realizar esse processo sem levar em consideração a frequência certa das inspeções pode acabar comprometendo os resultados e o aperfeiçoamento dos trabalhos do setor de tecnologia e informação da sua empresa. 

Essas foram as principais informações acerca de como fazer a avaliação de performance no setor de TI. Vale comentar que há vários tipos de ferramentas que podem ajudá-lo nesse objetivo, como é o caso do Google Planilhas, softwares de gestão de dados, Qi Network, dentre outros recursos. 

Gostou do artigo? Então curta a nossa página no InstagramFacebook e LinkedIn e veja em primeira mão nossas publicações e novidades.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.