Bot para o WhatsApp: o que é, como funciona e como criar?
A tecnologia voltada aos canais de comunicação tem revolucionado as atividades e processos empresariais, já que entre seus principais benefícios há uma maior otimização de funções de atendimento e gestão de clientes. Dentro desse tema, podemos citar o bot para o WhatsApp como um bom exemplo de recurso para esse fim.
Ele nada mais é que um chatbot que oferece uma excelente oportunidade para o marketing de conversação, ajudando sua empresa a gerir os problemas e necessidades de seus clientes. Quando seu negócio passa a utilizar essa tecnologia, as oportunidades originadas do comércio eletrônico aumentam.
Dentro das funções, você é capaz de personalizar o fluxo de atendimento de modo a aproximar do perfil do seu público consumidor. Essas são algumas das muitas vantagens oferecidas pelo bot para o WhatsApp. Por isso, caso você deseje saber como criar, continue a leitura deste artigo.
Conheça o público-alvo
A primeira dica é conhecer qual o perfil do seu público consumidor. Nesse sentido, o chatbot para WhatsApp consegue realizar diversas tarefas e funções, além de gerir as demandas recorrentes do setor de atendimento, mandando mensagens adequadas nos horários certos para cada tipo de pessoa.
Entretanto, para que o trabalho automatizado possa ser eficiente é necessário que ele seja configurado com base nas informações sobre seu tipo de cliente, como:
- o tipo de linguagem do seu público;
- principais problemas e necessidades dos clientes;
- hábitos e principais itens de consumo;
- dados demográficos;
- geolocalização.
Com essas informações o sistema é capaz de cruzar dados e criar atendimentos personalizados e completos, o que ajuda a otimizar o trabalho de atendimento da sua empresa e aumentar a satisfação do consumidor.
Defina a estratégia
Depois de realizar um estudo minucioso sobre as características do seu público-alvo, é necessário definir a estratégia que será seguida a fim de alcançar um determinado objetivo. Ou seja, você deve ter bem formulado qual é o propósito com o uso de recursos automatizados para o atendimento. Ele vai ser útil para qualificar os leads? Vai notificar status de pedidos e boletos? Vai completar o atendimento? Ao definir o objetivo principal, é possível obter as melhores ações com o uso do chatbot.
Desenhe a árvore de interações
Por fim, desenhe a árvore de interações que são obtidas dentro das atividades de atendimento ao cliente. Isso tem a finalidade de conhecer de perto quais são as demandas e necessidades dos consumidores. Desse modo, busque respostas para perguntas como:
- quais são as principais dúvidas dos leads?
- quais as ações que são esperadas pelo chatbot?
- o fluxo de conversa deve ser orientado ou livre?
- qual o tipo de linguagem mais utilizada pelos clientes?
Com essas respostas é possível elaborar um diálogo mais natural e próximo ao consumidor, o que é fundamental para obter um bom atendimento automatizado.
Portanto, essas foram as principais informações acerca do que é e como criar o bot para o WhatsApp. Para que você possa ter maior eficiência na área de comunicação da sua empresa é fundamental contar com soluções de qualidade no mercado. Nesse caso, podemos citar a Leucotron como um exemplo de parceira que oferece tecnologias voltadas a atender as necessidades do seu negócio.
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