Saiba como implementar home office com a ajuda da Leucotron
Quer saber como implementar home office em sua empresa? Para que os colaboradores possam trabalhar de casa e manter o desempenho dentro do esperado, é fundamental que se tenha o suporte da tecnologia e, principalmente, de telecomunicações.
Convidamos Daniel Prado Domingues, Gerente de Negócios da Leucotron, para um bate-papo e ele vai ajudar a explicar melhor como a empresa pode auxiliar seu negócio a obter bons resultados. Continue conosco e confira agora mesmo!
Cenário atual com o novo Coronavírus
O cenário de saúde e econômico atual está gerando um grande contraste entre isolamento social e a necessidade de as empresas continuarem funcionando. Nesse momento, é necessário zelar pela segurança e saúde de todos e, com isso, gestores estão enxergando na tecnologia o auxílio que precisavam para manter alguns setores trabalhando a todo vapor.
Impactos para as empresas
De acordo com Daniel, “há algum tempo as barreiras físicas estão caindo uma a uma. Hoje em dia não é difícil encontrar residências com velocidades de internet altíssimas via fibra ótica, e do lado das empresas, a tecnologia traz sistemas de firewall, VPN, softwares (como CRM e ERP), além de todas as facilidades de telefonia para o mundo digital”.
A junção de tudo isso forma uma poderosa solução que, disponível aos colaboradores, permite que todos possam entregar uma boa performance, independentemente do local de trabalho. Isso vale para outra unidade da empresa, em um cliente, em uma viagem ou mesmo em home office.
Necessidade de implementação do home office
“Façamos um breve parênteses para esclarecer alguns pontos de diferença entre trabalho remoto e home office. Quando falamos do primeiro caso, as possibilidades são muitas e podem auxiliar na operação, na disponibilidade de colaboradores e até na redução dos custos da empresa, além de permitir a possibilidade do home office”, inicia o gerente.
Hoje, está disponível no mercado alta tecnologia para disponibilizar serviços diversos. Vamos usar como exemplo o segmento de telefonia IP para empresas. Imagine um cenário em que uma empresa tenha duas ou mais unidades, independentemente da localização de cada. Nesses casos, a tecnologia disponibiliza diversas soluções, como as que citaremos a seguir.
Ramal móvel
Seja qual for a localização do usuário, é possível utilizar seu smartphone ou computador para realizar e receber chamadas através da internet.
Ligações ramal-ramal
Todos os ramais realizam ligações dentro da própria rede de dados, sem custos e com uma grande facilidade de discar apenas o ramal de destino.
Gestão centralizada
Relatórios funcionais contêm as informações relevantes das ligações realizadas e recebidas por cada ramal, setor, centro de custo, unidades e até mesmo de todos os ramais do sistema. É claro que esses relatórios atendem a uma hierarquia e têm restrições de acessos às informações.
Centralização de serviços
Aqui, é possível redirecionar as ligações de cada uma das unidades para um único local. Nesse cenário, a interligação entre elas, via telefonia IP, aliada a um software de gestão de call center, garante grande produtividade e redução do volume de recursos necessários, liberando alguns colaboradores para desempenhar outras atividades.
Muitas empresas, por exemplo, centralizam o atendimento de uma unidade no interior devido à redução dos custos operacionais envolvidos. “Nesse exemplo, o cliente pode ligar para um número local em São Paulo (DDD 11), e ser atendido por um atendente em Minas Gerais (DDD 35), sendo esse cenário completamente transparente para o mesmo”, explica Daniel.
Descentralização de serviços
Da mesma forma que há a possibilidade de centralizar serviços, para algumas operações pode fazer sentido descentralizar. É o caso quando o atendimento em uma das unidades está indisponível e a ligação poder ser encaminhada para outra unidade, a fim de viabilizar as devidas tratativas.
Tomada de troco remota
Essa facilidade permite que ao realizar uma discagem, automaticamente pelo prefixo discado, o sistema encaminhe a ligação para que seja realizada pelas linhas de uma unidade mais próxima ao destino, podendo muitas vezes ser realizada com tarifação local.
Um usuário disca da unidade de São Paulo para um número de um fornecedor de Belo Horizonte; caso a empresa tenha uma filial em Belo Horizonte, o sistema direciona para que seja realizada de Minas Gerais, sendo tarifada como uma ligação local. O gerente finaliza explicando que “o legal também é reforçar que nesse caso, com um sistema de gestão adequado, é possível saber por meio de relatórios a origem da ligação e seu respectivo centro de custos”.
Implantação do home office na empresa
Vale lembrar que, quando se fala em tecnologia, é sempre importante contar com um projeto elaborado de acordo com a necessidade e usabilidade esperada pela empresa, pois cada uma das funções tem requisitos para o correto funcionamento.
Outro ponto importante nesses projetos é a segurança de rede, pois é por ela que os sistemas de telefonia e demais acessos remotos a softwares trafegam as informações. Assim, são imprescindíveis a aquisição de boas ferramentas e a configuração adequada do sistema, para proporcionar maior segurança e impedir invasões à rede e possíveis danos aos sistemas.
O gestor também lembra que o home office é um resultado possível da tecnologia. Com o cenário exemplificado acima, um colaborador consegue realizar e receber ligações de seu ramal, mesmo trabalhando de casa. “Essa modalidade é realmente uma tendência, principalmente em grandes centros, onde o deslocamento e custos estruturais são significativos, seja em relação ao custo operacional ou à produtividade dos colaboradores”, afirma Daniel.
Com as ferramentas adequadas, a empresa consegue proporcionar esse benefício aos colaboradores e, ao mesmo tempo, acompanhar a produtividade, sendo essa uma das máximas do mercado atualmente.
As pessoas não são medidas por estar em uma mesa do escritório, mas sim por sua produtividade; e, nesse momento, a empresa consegue proporcionar ao colaborador as mesmas ferramentas e soluções independentemente de onde esteja.
Leucotron e implementação do home office
Outro ponto que é importante ressaltar, para as empresas que têm grandes equipamentos de uma geração analógica, é que “é muito provável que consigamos interligar nossas soluções com esses equipamentos e proporcionar as facilidades IP a um baixíssimo custo”, relata Daniel.
Ele continua explicando que, para esses cenários, a empresa não precisa disponibilizar uma linha de celular corporativa para cada funcionário. É possível realizar uma transição de tecnologia gradual e sem impactos em seu fluxo de caixa, pois é uma solução facilmente escalável — tanto do ponto de vista de capacidade quanto de investimento.
Outra possibilidade muito buscada no mercado é a locação desses sistemas apenas para um período específico. Sendo assim, para as empresas que ainda estão no “universo de telefonia analógico”, basta entrar em contato direto com a Leucotron que analisaremos exatamente a demanda e apresentaremos o projeto mais aderente com as necessidades técnicas e comerciais.
“Aqui na Leucotron, ‘em casa de ferreiro… espeto é de ferro!’. Entre as diversas atividades de nossos colaboradores, alguns viajam constantemente, outros realizam trabalhos remotos e outros trabalham na modalidade de home office. Então, nesse momento, nossas operações estão ativas, respeitando as orientações de segurança e disponibilizando os itens de segurança necessários; porém, todos os setores cujas atividades permitem o home office estão operando nessa modalidade. Temos acessos à rede através de uma rede VPN e acesso as todas as facilidades de atendimento, seja por telefone ou chat”, é o que relata o gestor.
Saber como implementar home office nesses tempos de distanciamento social é fundamental para que sua empresa possa continuar funcionando normalmente e alcançando bons resultados, mantendo-se competitiva no mercado.
Quer entender melhor como podemos ajudar? Entre em contato conosco e descubra quais soluções são as mais adequadas para o seu negócio!