Consumidor 4.0: quais as principais características
O consumidor 4.0 corresponde à maior parte do mercado neste momento. Eles fazem parte das gerações nascidas a partir de 1980, tendo outras segmentações comportamentais entre as gerações de Millenials (1980 a meados de 1995) e Z (meados de 1995 até 2010).
Conhecer e entender quem é esse público é fundamental para desenvolver produtos mais competitivos e estratégias de marketing com melhor performance.
Ser um consumidor 4.0 significa que esse perfil de cliente está imerso no contexto digital e usa com frequência os canais digitais para interagir com as marcas, tomar decisões e realizar compras. Hoje, é impossível pensar em crescimento de negócio senão atuar no contexto digital e impactar esses clientes.
Neste post, você vai conhecer agora as principais características do consumidor 4.0 e conferir dicas de estratégias para encantar essa audiência. Aproveite a leitura.
Principais características do consumidor 4.0
Desenvolver ações de atração e encantamento para o consumidor 4.0 é desafiador. Por mais que transformação digital faça parte do momento histórico que estamos vivendo, a mudança acelerada dos comportamentos e das preferências podem ser difícil de lidar.
Há algumas décadas, o mercado corporativo conhecia o mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity ou Volatidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). Desde então, esse conceito havia guiado o direcionamento estratégico de muitos negócios.
Em 2020, com o advento da pandemia Covid-19, o mundo vivenciou uma crise de saúde pública que resultou na aceleração da transformação digital. Esse movimento foi vivenciado no Brasil e no mundo. Conforme uma pesquisa realizada pela Dell Technologies, nessa época, 87, 5% das empresas brasileiras ampliaram o seu investimento em digitalização do negócio.
A verdade é que muitas mudanças que ocorreram naquele momento vieram para ficar. Dentre elas o trabalho remoto e o avanço de soluções e serviços à distância, como a telemedicina.
Esse momento foi o marco da transição do VUCA para o BANI (Rittle, Anxious, Non-linear, Incomprehensible, ou Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível): esse é o consumidor 4.0. A seguir, entenda como isso acontece na prática, no comportamento dessa audiência.
Valoriza as opiniões de pessoas reais
A incerteza do período da pandemia moldou o comportamento do consumidor 4,0 de uma forma que ele busca suprir todas as suas dúvidas antes de tomar qualquer decisão de compra. Nesse sentido, é um público antenado e busca referências de experiência de outros clientes antes de adquirir um produto e serviço.
Sites como o ReclameAqui, comentários nas redes sociais e as áreas de avaliação ou recomendação de produto nos e-commerces nunca foram tão observadas e usadas como agora.
Público mais ativo nas negociações
Em decorrência desse sentimento de incerteza, essa audiência tem um critério mais robusto na tomada de decisão de compra. Validar recomendações e a experiência de outros clientes, como colegas e amigos, é apenas uma das ações feitas.
O consumidor 4.0 é mais ativo nas negociações. Ele quer entender o benefício real que ele pode ter ao adquirir um produto ou serviço. É aquele perfil que pesquisa alternativas, faz comparações e vê, na prática, o que é mais interessante.
Comunicação líquida e urgente
Tudo nunca foi tão urgente como agora. Já víamos esse movimento de mercado ganhando força depois do surgimento dos smartphones e dos aplicativos mobile, mas isso foi intensificado com a digitalização dos negócios.
Os aplicativos de conversa com as notificações chegando a todo instante é um exemplo de produto que resultou em uma audiência mais ansiosa. O volume de dados, de informação é tão grande que as pessoas não sabem mais em qual canal estar, e muitas vezes as empresas também não sabem.
O que estamos vendo é o consumidor 4.0 escolhendo os canais que quer estar para reduzir o impacto das comunicações. No entanto, isso não significa que ele não tenha a exigência de uma resposta líquida e imediata por parte de uma marca quando precisar acionar o suporte.
Busca suporte em tempo real
Sobre a comunicação líquida e urgente do consumidor 4.0, ela é nitidamente vista nas interações com os times de Vendas e de Suporte. Essa audiência é impaciente, busca agilidade e simplicidade nas interações com uma marca.
Nesse sentido, as empresas devem contar com soluções inteligentes com máxima disponibilidade e latência para atender a essa expectativa do consumidor 4.0. Exemplos práticos são o uso de chatbots e dos FAQs (Perguntas Frequentes) que funcionam em um modelo 24×7.
Dicas para encantar o consumidor 4.0
O consumidor 4.0 é criterioso, é antenado às causas sustentáveis e um usuário ativo dos principais pontos de contato das marcas.
Para atrair, encantar e fidelizar esse perfil de cliente é fundamental ter uma estratégia de posicionamento digital sólida e ser uma marca com uma diretriz cultural forte. Afinal, o cliente precisa se identificar com os valores que o seu negócio vende.
Confira abaixo algumas dicas estratégicas para encantar o consumidor 4.0.
Conte com embaixadores da marca
Hoje, o Brasil é o país líder no mercado de influenciadores digitais, conforme pesquisa da Nielsen. Esses novos “famosos” são pessoas que compartilham o dia a dia com seguidores nas redes sociais e criam um verdadeiro exército de fãs que compram todos os produtos que eles aprovam e indicam.
Seja ativo nas redes sociais
Ser ativo nas redes sociais não significa estar presente em todas as redes sociais. O seu negócio deve estar onde o seu cliente ideal está. Dentro do conceito de consumidor 4.0, há diversas segmentações de audiência que dependem do perfil do seu negócio, as chamadas personas.
Assim, além de escolher os pontos de contato certos para relacionar com o seu cliente ideal, é essencial saber direcionar a comunicação. Conteúdos em video e interativos têm conquistado a preferência do público e apresentado boa performance de engajamento e conversão.
Personalize as interações
No início deste post, apresentamos o conceito de mundo BANI como aspectos das características do consumidor 4.0. Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível, esses quatro adjetivos mostram que as empresas precisam personalizar cada vez mais seus canais de comunicação para atrair e encantar os clientes digitais.
A comunicação personalizada gera a sensação de identificação. Além disso, torna as interações menos mecanizadas e mais humanizadas.
O ponto de atenção que as empresas devem ter é em não intensificar a ansiedade com copies sensacionalistas e contar com um CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento do Cliente) e bons profissionais para criar réguas de acordo com o comportamento do usuário.
Encantar e fidelizar o consumidor 4.0 é o desafio de todo negócio do presente e do futuro. No entanto, com as soluções de tecnologia adequadas e com uma equipe de profissionais capacitada, é possível criar estratégias que destaquem a sua marca no meio de um mercado tão competitivo e dinâmico como é o digital.
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