O que é customer care, quais as vantagens e como implementar na sua empresa?
Atualmente, a empresa que se concentra apenas em vender produtos, sem colocar o cliente no centro do negócio, está fadada a se tornar cada vez mais irrelevante. Afinal, com a facilidade em encontrar lojas na internet, os consumidores priorizarão aquelas companhias que ofereçam a melhor experiência de compra.
Para garantir um cuidado especial com as necessidades do cliente, surge o customer care. Por meio dele, a empresa acompanha o consumidor em toda a jornada, do contato inicial até o pós-venda. Para falar mais sobre o conceito, seus benefícios e como implementá-lo no negócio, preparamos este post. Boa leitura!
O que é customer care?
Como a tradução do termo já indica, é uma estratégia focada no cuidado com os clientes. O customer care proporciona práticas de atendimento aos consumidores que proporcionam a melhoria da experiência daquela pessoa em toda interação com a empresa.
Desse modo, a empresa que conta com profissionais dedicados ao customer care conseguem estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes. Isso porque a interação não se limite à venda, mas na capacidade de a empresa proporcionar ajuda durante todo o processo.
Assim, fica mais fácil elevar os níveis de satisfação dos clientes com o negócio e, consequentemente, contribuir para a retenção dos consumidores.
Diferenças em relação ao customer service
Em outros textos na internet, você pode acabar se deparando com outro termo: “customer service”. Os dois são ligeiramente diferentes, ainda que ambos tenham o foco na satisfação do cliente e em sua experiência de compra.
A principal diferença é que o customer service tem um caráter reativo, ao atender a uma demanda de um cliente em potencial ou de um consumidor fidelizado. Um exemplo: a empresa que disponibiliza um profissional para tirar dúvidas sobre um determinado produto.
Já o customer care é caracterizado como uma estratégia contínua, que estará presente em toda a interação do cliente com a marca. Isso engloba desde o primeiro ponto de contato com a loja até o processo de pós-venda.
O que faz um profissional de customer care?
Para garantir o cuidado com os clientes, a empresa tem uma tarefa clara: contratar profissionais especializados nessa prática. Um colaborador que se dedique ao customer care precisa ter as seguintes características:
- empatia;
- boa comunicação;
- inteligência emocional para abordar clientes da forma adequada;
- facilidade para analisar o comportamento do cliente;
- criatividade;
- capacidade de receber, absorver e repassar feedbacks.
Em relação às tarefas que esse profissional desempenha no cotidiano, podemos mencionar algumas responsabilidades:
- monitoramento do público-alvo da empresa;
- estudo de informações digitais sobre os clientes;
- reuniões com os consumidores;
- capacidade de levar demandas comuns dos clientes para as empresas;
- oferecimento de novos produtos e serviços;
- recebimento de sugestões e reclamações;
- implementação de melhorias baseadas nas opiniões dos consumidores.
Quais são as vantagens do customer care para a empresa?
Agora, conheceremos os principais benefícios de se contar com profissionais dedicados ao customer care dentro do negócio.
Construção de uma reputação positiva
A área de customer care influencia diretamente no modo com que os consumidores enxergam a empresa. Se a sua principal missão é garantir um alto nível de satisfação dos consumidores, isso não pode ser feito sem a construção de uma boa reputação.
Por isso, profissionais de customer care apostam em um atendimento personalizado, que trabalha para eliminar e evitar a rotatividade de consumidores. Para isso, os profissionais devem ter a empatia necessária para ouvir as dores dos consumidores e, consequentemente, propor soluções.
Caso esse serviço seja bem feito, a empresa consegue boas avaliações e novos clientes por meio do marketing boca a boca. Com esse reconhecimento público, a sua reputação também se torna mais positiva.
Aumento da competitividade no mercado
Embora esse conceito esteja se espalhando aos poucos por toda a indústria, ainda é possível encontrar empresas que não têm profissionais dedicados ao customer care. Assim, aquelas que já têm essas pessoas se destacam competitivamente.
A empresa que tem esse cuidado pode até mesmo explorar essa característica em suas campanhas de marketing, abordando o relacionamento próximo que ela busca construir com os clientes em potencial e com consumidores fidelizados.
Além disso, o customer care é capaz de trazer melhorias para os próprios produtos e serviços. Afinal, as sugestões das pessoas serão devidamente registradas e repassadas aos gestores. As reclamações mais comuns basearão as melhorias, o que resulta em um catálogo mais rico e também mostra que a companhia ouve as opiniões dos clientes.
Por isso, o customer care tem um trabalho muito importante em realização às atualizações dos produtos. Com profissionais de alto nível, a empresa se mantém antenada às necessidades das pessoas e melhora significativamente o que ela oferece para eles.
Valorização do produto
O cuidado com os clientes influencia diretamente a valorização do produto. Não estamos falando apenas da venda de mercadorias, mas de toda uma jornada de compra. Por isso, o customer care complementa os resultados obtidos por meio de produtos de qualidade.
Além disso, na hora de realizar uma troca, o customer care também pode ser acionado para garantir todo o suporte ao cliente. Mesmo que a mercadoria não atenda às necessidades do cliente, profissionais do setor ainda podem garantir uma boa relação com aquele consumidor — e ele poderá comprar novamente da loja no futuro.
Aumento da fidelização
Ao combinar bons produtos, ótimo atendimento e uma jornada de compra inteiramente satisfatória, a fidelização de clientes é um resultado natural. Afinal, qual consumidor dispensará uma empresa que o surpreende positivamente em todos os estágios da interação?
Com o customer care, a empresa também consegue reduzir os riscos de desistência de compra e o churn, também conhecido como o indicador que mede a rotatividade e a rejeição de consumidores.
Com mais fidelização e um conhecimento profundo do público-alvo, o negócio também consegue se antecipar aos problemas. Isso é feito, por exemplo, pelo estudo das principais razões que levam uma pessoa a cancelar uma compra.
Com base nesse trabalho feito pelo customer care, a empresa não só reduz as desistência, como obtém dados valiosos para apostar em estratégias focalizadas na fidelização.
Como implementar o customer care no negócio?
Como não há uma graduação específica para o customer care, as empresas podem contratar profissionais especializados no assunto ou até mesmo treinar pessoas que já estejam em seus quadros. Instituições como o Sebrae, Udemy e Coursera oferecem cursos completos sobre o tema.
A PUC é uma universidade que também oferece cursos online de customer care. Profissionais de vendas e marketing, por trabalharem diretamente na fidelização e no contato direto com os consumidores, são candidatos naturais para a especialização.
Como pudemos ver no artigo, o customer care é uma prática totalmente focada em oferecer a melhor experiência possível para o consumidor — e também para o cliente em potencial, conhecido como lead. Com ele, a empresa adota esse cuidado como um dos seus pilares.
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