gestão data driven

Saiba como implementar a gestão data driven em seu atendimento

Hoje, é difícil não ouvir sobre Big Data e tomada de decisão baseada em dados. O termo por si só se tornou uma espécie de mantra nos negócios recentemente — e por boas razões. Os dados permitem que os gestores aproveitem as infinitas percepções digitais que agora estão disponíveis na ponta dos dedos e adotem o poder da Business Intelligence orientada por dados para tomar decisões mais informadas, que são melhores para o crescimento e a evolução dos negócios, além de aumentar o faturamento.

Ao entender como medir e analisar seus dados com precisão e usar as ferramentas certas, você achará mais fácil tomar decisões baseadas em dados que ajudarão seu negócio a prosperar — é esse o potencial da gestão data driven.

Acompanhe este conteúdo para saber como implementar essa estratégia.

Os benefícios de uma gestão data driven

Muitas empresas estão adotando a gestão data driven como um meio de facilitar a mudança, permanecer flexível e garantir que a empresa não fique presa em processos desatualizados. Vamos falar sobre alguns dos benefícios da estratégia.

Linha de base para comparar resultados

Se os resultados das suas estratégias de marketing e vendas forem menores do que o esperado, muitas vezes é necessária uma mudança para reverter as coisas. Sem dados, você é forçado a adivinhar quais mudanças são necessárias e esperar que acertou.

Usando dados, você será capaz de identificar o que está fazendo com que seus resultados sejam ruins e, por sua vez, permitir que você tome decisões que realmente resolverão os problemas. Contar com seus dados elimina as suposições ao implementar mudanças em suas estratégias de marketing e vendas.

Melhor compreensão dos clientes

Presumir que você sabe quem é seu público-alvo e quais são suas necessidades geralmente é um erro, especialmente quando você provavelmente tem uma quantidade significativa de dados de clientes que pode usar para entendê-los melhor.

Você não apenas tem as informações que coletou dos formulários que foram enviados, o feedback que eles forneceram ou de suas interações com seus representantes de marketing e vendas, mas também pode usar dados comportamentais para entender melhor o que são os clientes procurando por.

Os dados do cliente podem ser usados para personalizar suas interações, o que ajudará a construir a confiança de forma mais eficaz. Por exemplo, ao usar os dados de seus clientes, você pode criar buyer personas detalhadas que pode usar para orientar seus esforços de marketing, como a criação de conteúdo. Os dados de seus clientes também podem ser usados para segmentar sua lista de e-mail, tornando mais fácil nutrir seus leads de forma mais eficaz, enviando-lhes conteúdo mais personalizado.

Melhorias na experiência do cliente

Os dados do cliente podem oferecer uma visão profunda sobre praticamente qualquer tópico. E porque é factual (ou seja, baseado em padrões mensuráveis e no comportamento da vida real), também é incrivelmente útil.

Por exemplo, os dados de experiência do cliente podem lançar luz sobre questões como envolvimento do cliente, risco de rotatividade e níveis de satisfação do cliente, coletando informações de interações individuais e feedback.

Depois de ter esses dados, as empresas de varejo e comércio eletrônico podem dar uma olhada honesta na jornada do cliente, identificar o que está funcionando e o que não está e fazer melhorias para atender melhor às necessidades de seus clientes.

A implementação de uma gestão data driven

O uso de dados deve permitir que você tome decisões mais informadas que o ajudarão a atingir metas específicas de marketing e vendas. No entanto, para implementar a gestão data driven, você precisará passar por um longo processo de coleta de dados, extração de dados, formatação de dados, análise de dados e, em seguida, visualizá-los.

Com tudo isso em mente, ainda vale a pena todo o esforço necessário para implementar a estratégia, uma vez que os benefícios são muito significativos. Essas são algumas das principais etapas para tomar decisões de marketing e vendas baseadas em dados precisos e relevantes.

Determine seus objetivos

Estabeleça seus objetivos desde o início. Isso permitirá que você defina os KPIs (indicadores-chave de desempenho) adequados e rastreie e analise os dados de que precisa para tomar melhores decisões. Sem objetivos claros, você terá dificuldade em determinar como deve agir com base nos dados que possui.

Identifique suas fontes de dados

Muitas vezes, as empresas não percebem a quantidade de dados a que realmente têm acesso. Você precisará identificar uma lista de fontes de dados das quais extrairá seus dados para que possa coordenar as informações dessas diferentes fontes.

Essas fontes de dados podem incluir seu site, suas páginas de mídia social, suas plataformas de publicidade online, sua campanha de e-mail, seus formulários de feedback e muito mais.

Colete os dados

Como você deseja coletar dados de várias fontes de dados, certifique-se de escolher uma solução de CRM que ofereça uma variedade de opções de integração. Anote todas as fontes de dados e soluções de software que você está usando atualmente e certifique-se de que o CRM que você implementou seja capaz de se integrar a essas fontes e soluções. Isso ajudará a garantir que você seja capaz de analisar todos os seus dados e não apenas alguns deles e ajudará a evitar silos de dados também.

Conte com a BI

As soluções de BI permitem criar painéis e relatórios para que você possa visualizar seus dados. Por meio do uso de painéis, você pode acessar os KPIs definidos em tempo real para tomar decisões rápidas e precisas. Visualizar seus KPIs por meio de painéis e relatórios também os torna mais fáceis de ler e entender.

Tornar-se uma organização orientada por dados é um pouco mais difícil do que acordar uma manhã e decidir usar os dados para orientar suas decisões de negócios. E não se trata apenas de selecionar as melhores ferramentas analíticas que o ajudarão a obter insights dos dados, embora, é claro, ajude a ter a arquitetura de tecnologia certa em vigor.

Trata-se de realinhar a cultura de sua organização para garantir que todos conheçam o valor dos dados — e como aproveitá-los ao máximo. A mudança para uma estratégia de gestão data driven tem que vir de cima, e transformar a cultura da empresa significa colocar a liderança a bordo. À medida que você começa a aplicar esses insights diretamente ao negócio, usá-los no processo de tomada de decisão começará a se incorporar à empresa.

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