IA conversacional: quais são as vantagens e como implementá-la
Sabemos que é importante para qualquer empresa prestar um serviço de atendimento ao cliente de qualidade. Foi pensando nisso que a tecnologia de Inteligência Artificial evoluiu de simples bots com respostas prontas para a IA conversacional.
Essa tecnologia deixa a conversa com o cliente mais natural e parece mesmo que ele está conversando com um humano do outro lado da tela. Dessa forma, a empresa consegue promover um atendimento humanizado utilizando-se de bots que dão conta da grande demanda de clientes.
Neste post, você aprenderá tudo sobre IA conversacional, além de descobrir 5 vantagens de implementá-la em seus negócios. Acompanhe.
O que é IA conversacional?
A IA conversacional é uma tecnologia capaz de entender melhor as mensagens e áudios enviados, além de responder mais rapidamente. Isso traz melhor qualidade para a experiência do cliente com a empresa.
A IA conversacional é capaz de fazer essas coisas porque conta com o Processamento de Linguagem Neural (NPL). Essa tecnologia ajuda dispositivos tecnológicos a entenderem a linguagem natural dos humanos, ou seja, ela funciona como um tradutor da linguagem humana para a de programação.
Logo, é a presença da NPL que permite que a IA conversacional seja superior aos chatbots comuns, pois a capacita a entender a linguagem humana e pode emitir suas respostas tanto por meio de mensagens quanto por áudios. Como exemplo, podemos citar a SIRI (inteligência artificial do iOS) e o “OK, Google!”, comando de voz para acionar o assistente pessoal do Google.
Quais as vantagens de investir em IA conversacional?
Agora que você sabe o que é IA conversacional e sua importância para a melhoria do atendimento, vamos mostrar as 5 vantagens que a sua empresa terá ao investir em IA conversacional. Confira.
1. Atendimento eficiente a qualquer hora
Se tem uma coisa que cliente gosta é de um atendimento ágil e bem-feito, ou seja, eficiência é o que o consumidor espera quando é atendido. E nem sempre o cliente procura a empresa em horário comercial. Principalmente agora que o mundo evoluiu e até empresas físicas atendem também virtualmente, os clientes enviam mensagens em qualquer dia, a qualquer hora.
É nesse cenário que a IA conversacional surge como solução para o atendimento das empresas. Afinal, não são todas as organizações que contam com funcionários fazendo escala para terem um atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Assim, com a IA conversacional, você pode proporcionar um atendimento eficiente para seus clientes a qualquer hora. Como a tecnologia é bem intuitiva, com linguagem clara e rápida, você prestará um serviço ágil e preciso.
2. Possibilidade de respostas em todos os canais
Na era virtual em que vivemos, muitos clientes procuram as empresas por diversos canais. Alguns acessam as redes sociais, outros, o site, e há até quem busque atendimento via ligação telefônica.
A IA conversacional pode atuar em todos esses canais. Logo, você atenderá seus clientes via WhatsApp, chat no site, Instagram, entre outros.
Dessa forma, você pode até reduzir custos com funcionários, já que não precisa colocar um para cada canal. Basta investir em IA conversacional e ela cuidará dos diversos meios de atendimento que sua empresa possui.
3. Maior segurança
A segurança que a IA conversacional traz não é só no atendimento ao cliente, mas também na parte de tecnologia da informação da empresa.
É extremamente importante que quem trabalha online, mesmo que possua loja física, tenha um sistema de segurança reforçado. Afinal, ninguém quer seus dados ou de seus clientes vazados.
Você pode contar com a segurança da IA conversacional para cuidar dos diversos setores da sua empresa, desde a área de tecnologia da informação até o atendimento ao cliente.
4. Maior personalização
Para se adequar perfeitamente ao seu negócio, a IA conversacional é personalizável. Você terá um atendimento específico para seu cliente. Isso trará melhor experiência para ele e gerará aumento de reputação da sua empresa no mercado, porque consumidor satisfeito divulga o trabalho do seu fornecedor.
Por conta da personalização, você não precisará se preocupar se seu funcionário está sendo grosso ou não com o consumidor, porque a IA conversacional foi configurada para atender corretamente seu público-alvo.
Assim, você pode alocar seus funcionários em funções que demandam mais deles, já que no atendimento ao cliente e até mesmo na área de segurança de TI, como falamos no tópico anterior, o trabalho ficará por conta da IA conversacional.
5. Redução de custos no atendimento ao cliente
Como abordamos nos tópicos anteriores, a empresa terá redução de custos ao investir em IA conversacional. Isso acontece, por exemplo, porque ela poderá remanejar o funcionário que ficava especificamente no atendimento via WhatsApp para outra área da empresa que está precisando de colaboradores.
Dessa forma, você não precisará contratar dois funcionários: um para o atendimento e outro para a área da empresa que está defasada. Basta deixar o atendimento ao cliente por conta da IA conversacional e remanejar o trabalhador para outra função.
Como implementar a IA conversacional nos negócios?
Depois de todos os motivos que demos para você investir em IA conversacional, vamos explicar agora como implementá-la nos negócios.
Primeiramente, a empresa deve decidir em qual área aplicará a Inteligência Artificial. Se será na área de vendas, otimização do atendimento, segurança de dados ou até mesmo se implementará na empresa como um todo.
Feito isso, basta escolher qual IA conversacional você implementará. Há a possibilidade de investir em assistentes pessoais, aplicações de gestão por meio dos dados coletados pela IA, mecanismos de segurança, previsões de comportamento, entre outros.
Você já viu que a IA conversacional traz inúmeras vantagens para o seu negócio, como redução dos custos, agilidade no atendimento, maior segurança e personalização, disponibilidade 24 horas por dia, entre outros. Para usufruir de todos os benefícios que a inteligência artificial proporciona, você pode contar com a Leucotron.
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