Locação de PABX: quando vale a pena para a empresa?
Gestão de Empresas

Locação de PABX: quando vale a pena para a empresa?

Escrito por Leucotron

A tecnologia avança cada vez mais e, com isso, há um número crescente de ferramentas, recursos e sistemas que podem fazer a diferença nas empresas em diversos sentidos.

Para otimizar a comunicação interna, por exemplo, a locação de PABX é uma tendência que vem se destacando dentro de companhias de todos os setores e tamanhos. Afinal, todo negócio precisa investir na qualidade e na eficiência da comunicação, mas isso é algo que costuma demandar um alto investimento financeiro.

Portanto, a locação de PABX surgiu como uma alternativa moderna, dinâmica, rápida e econômica para trazer o melhor que a tecnologia tem a oferecer para a comunicação interna. É por isso que, com frequência, é a própria empresa que percebe a necessidade de investir nessa opção, sem a necessidade de o setor de TI fazer a sugestão.

Mas será que esse é o melhor caminho para a empresa? Você conseguirá responder a essa pergunta depois de ler o post de hoje. Então, continue com a gente e fique de olho!

É preciso reduzir custos operacionais

Em tempos de crescente instabilidade econômica e concorrência no mercado, a redução de custos operacionais é uma preocupação de praticamente todos os negócios. Mesmo assim, se você perceber que a necessidade é particularmente alta na sua empresa, é hora de tomar medidas mais urgentes para reverter a situação o quanto antes.

E a locação de PABX pode ser a solução ideal. Além de ser um serviço barato, a sua implementação na companhia ainda diminui os gastos advindos do ativo imobilizado.

Outra grande vantagem é que, em vez de despender um alto investimento financeiro para adquirir todos os materiais e equipamentos necessários (isso sem falar na mão de obra!) para instalar o PABX, a empresa vai apenas alugar tudo isso.

Dessa forma, você pagará apenas as despesas envolvendo instalação, manutenção, controle de patrimônio e armazenagem — somente durante o tempo em que você fizer uso dos serviços, é claro. Se a empresa vier a não precisar ou não querer mais os serviços, basta não renovar o contrato com a organização provedora do PABX.

Por outro lado, muitos gestores adiam indefinidamente a instalação de novas e importantes tecnologias por não terem à disposição imediata todo o dinheiro necessário para tal implementação.

Nesse caso, a locação de PABX também revela-se a melhor opção, já que a companhia terá acesso à tecnologia completa sem a necessidade de arcar com um montante tão grande de uma única vez. Isso permite um melhor controle do capital, pois não será preciso recorrer a empréstimos, por exemplo, ou prejudicar demandas mais urgentes, como a aquisição de matéria-prima.

Outro benefício para a contabilidade do negócio é o fato de que a locação de PABX traz algumas interessantes vantagens fiscais, algo a que a organização não teria acesso se decidisse adquirir por si própria a tecnologia. Os gastos com o serviço são dedutíveis do imposto de renda, tributados pelo lucro real, otimizando, assim, os recursos corporativos.

Há demanda por equipamentos atualizados

Ao serem forçados a utilizar cotidianamente equipamentos desatualizados e lentos, os colaboradores tendem a se tornarem irritados, impacientes e pouco produtivos, já que cada tarefa pode demorar até o dobro do tempo que seria necessário caso eles tivessem acesso a aparelhos mais modernos.

Isso vale para a comunicação interna. Portanto, se você perceber — seja por si mesmo, seja a partir de comentários de outros trabalhadores — é importante investir na locação de PABX como maneira de renovar o maquinário da empresa.

Afinal, você não terá que comprar nada, apenas encontrar a companhia certa para trabalhar ao seu lado e fornecer o PABX. Ela, sim terá acesso a todos os melhores equipamentos — que, ao serem utilizados dentro da sua empresa, vão otimizar processos do dia a dia e contribuir para a revolução tecnológica do negócio.

Deseja-se diversificar os aparelhos utilizados para o PABX

Há diversos equipamentos diferentes disponíveis para a tecnologia do PABX, mas adquirir todos é uma decisão economicamente desinteressante por causa dos altos custos. Além disso, as equipes não vão fazer uso de todas essas máquinas diariamente, o que representaria um desperdício ainda maior de recursos.

Ainda existe o risco de a empresa comprar equipamentos indevidos para o tipo de serviço que ela deseja implementar, já que tal aquisição aconteceria sem o suporte de uma empresa que entende do assunto.

Então, como ter acesso a uma ampla variedade de aparelhos? Com a locação de PABX! Como a empresa provedora é especializada na tecnologia e atende a uma gama de clientes, ela possui um rico acervo com todos os equipamentos que você quiser utilizar.

Todos eles estarão à disposição da sua empresa, permitindo um planejamento estratégico de comunicação interna mais abrangente e completo, sem a necessidade de gastar em excesso ou de adquirir aparelhos que, mesmo importantes em determinado momento, serão pouco utilizados no decorrer das atividades da companhia.

Há demanda constante por suporte especializado

Como você bem sabe, é fundamental que a empresa possa contar com profissionais competentes sempre que houver necessidade de suporte especializado para as suas ferramentas tecnológicas e sistemas — o que inclui os aparelhos de comunicação.

Entretanto, o PABX requer uma assessoria bastante específica, que preferencialmente deve vir de uma empresa especializada, que tenha uma equipe de técnicos treinados justamente para essa tecnologia.

Ao investir na locação de PABX, o negócio terá à disposição todo o suporte necessário para aproveitar ao máximo a tecnologia e para implementá-la com sucesso na empresa, desde a equipe especializada até eventuais treinamentos e materiais de orientação para otimizar o uso dos aparelhos por parte dos colaboradores.

E então, a locação de PABX é ou não é a melhor maneira de revolucionar a comunicação interna da sua empresa? Ao contar com um time especializado para o que for preciso, há uma grande economia de tempo, de dinheiro e de trabalho, deixando a companhia livre para colher todos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer.

Gostou de conhecer melhor as vantagens dessa tendência? Quer continuar por dentro das melhores novidades e dicas para o setor de TI? Então, siga-nos no Facebook, no Twitter, no Google Plus, no LinkedIn e no YouTube e acompanhe todo o nosso conteúdo!

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This