PABX em nuvem

PABX em nuvem ou PABX convencional? Descubra a melhor opção para o seu negócio

Otimizar a comunicação de uma empresa e dar fluidez aos processos é um dos grandes desafios, principalmente para empresas de grande porte. Não bastasse isso, é necessário garantir o desenvolvimento sustentável do negócio: promover o crescimento do porte da empresa sem impactar muito nos custos.

Uma solução em telecomunicações bastante eficaz para as organizações é o PABX. Essa ferramenta facilita a comunicação interna, com parceiros e clientes. Você conhece o PABX em nuvem e o convencional? Confira neste post as diferenças entre eles e saiba escolher qual o melhor para o seu negócio.

Por que usar o PABX?

Esse sistema é a melhor alternativa para empresas que precisam gerenciar a comunicação com seus colaboradores, parceiros e clientes. É uma aliada forte no controle de custos, pois permite criar vários ramais a partir de uma linha, e ainda contribui para otimizar as rotinas produtivas da empresa.

Uma das reclamações recorrentes dentro das organizações é que os processos são burocráticos. Muitas vezes, isso é resultado de falha na comunicação feita pelas empresas. Seja por falta de alinhamento interno ou por dispor de equipamentos ultrapassados, que não atendem mais ao cenário do mundo conectado, uma comunicação ineficaz prejudica os resultados dos negócios.

Interface com o cliente

Atualmente, as empresas possuem diversos pontos de contato com os clientes em mais de uma etapa durante a sua jornada. Os setores que costumam ser responsáveis por isso são aqueles destinados às vendas, relacionamento com os clientes e pós-vendas, por exemplo.

Não dispor de soluções em atendimento pode prejudicar o seu negócio. É comum clientes dizerem que os processos das empresas são burocráticos, e isso pode ser consequência de uma comunicação demorada e com ruídos. O sistema PABX é perfeito para melhorar a experiência do seu cliente: ele permite que sejam realizadas diversas chamadas simultaneamente, além a disponibilizar acesso direto aos ramais desejados, tornando o atendimento muito mais ágil.

Uma das alternativas para quem deseja melhorar a experiência dos clientes é a implementação da URA (Unidade de Resposta Audível). Esse tipo de tecnologia atende as ligações com uma gravação personalizada, de modo que haja mais direcionamento sempre que uma pessoa entrar em contato.

Por meio dela, o cliente é direcionado imediatamente para o setor para o qual deseja fazer algum tipo de solicitação, sem que, para isso, tenha necessidade de passar por muitos profissionais ou ramais.

Melhor seu NPS

Falando-se de experiência do cliente, uma forma de medir como está o termômetro de satisfação do seu público é aplicar a pesquisa NPS — Net Promoter Score. Essa metodologia é usada nas principais organizações do país e do mundo, e aquelas que apresentam um resultado alto são as mesmas que têm um crescimento admirável.

Essa pesquisa consiste em uma avaliação de 0 a 10 e uma pergunta chave sobre se o usuário indicaria a marca para alguém próximo. As notas 9 e 10 são conhecidas como promotores, as 7 e 8 são os neutros, e as de 0 a 6 são os temidos detratores. Para desenvolver uma melhoria nos serviços, as empresas precisam atuar em cima das avaliações detratoras.

Mas, como fazer isso? A melhor maneira é entrar em contato com o cliente. Com o sistema PABX, você pode gravar as ligações feitas para eles e, assim, auditar as informações para compreender onde houve falha. Logo, fica mais fácil para desenvolver um plano de ação e conquistar a credibilidade dos clientes.

Redução de custos

Reduzir custos de um negócio sem que isso afete a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um desafio de grande parte das empresas. Afinal, há o interesse em aumentar a lucratividade sem deixar de lado a satisfação dos clientes e a produtividade e engajamento de profissionais.

Nesse sentido, o PABX em nuvem se destaca. Por meio dele, há a possibilidade de dispensar a instalação de qualquer tipo de hardware, desde que todos os ramais sejam IP. Em tempos de trabalho remoto, no qual grande parte das empresas tem optado pelo trabalho híbrido, um ponto como esse é ainda mais importante.

Confira o guia completo sobre PABX na Nuvem

Outro fator que se destaca nesse sentido é o fato de que o PABX em nuvem apresenta baixa manutenção. A longo prazo, o seu negócio terá economizado com esse tipo de ação, além de quando necessário, o suporte pode ser feito remotamente.

Aumento da produtividade

Quando há aumento da produtividade do time, a organização ganha em dois tópicos principais: o primeiro deles é a oportunidade de os colaboradores poderem focar em questões mais estratégicas em vez de operacionais. O segundo está relacionado à satisfação do pessoal. Com tecnologias mais avançadas a seu dispor, eles entendem que a empresa se interessa em melhorar continuamente o dia a dia de trabalho, o que impacta tanto na redução de turnover quanto no absenteísmo.

No caso do PABX em nuvem, o principal destaque é relacionado a mobilidade e disponibilidade dos funcionários. Todos os recursos podem ser utilizados por meio de diferentes aparelhos, seja pelo computador, seja pelo celular ou tablet. Essa possibilidade é um grande diferencial, principalmente para quem trabalha com comunicação direta ao cliente, como é o caso dos times de suporte, vendas e até mesmo a área de TI, esse ganho impacta positivamente na rotina das demandas.

Unificação de ramais

A unificação de ramais é um outro fator que não pode ser deixado de lado. Dessa forma, não há necessidade de alterar nenhum número de telefone de colaboradores, independentemente se ele deslocar ou não de departamento.

Consequentemente, isso facilita na comunicação da empresa mesmo quando há alterações bruscas, sem causar tanto impacto na execução das demandas.

PABX convencional ou nuvem?

A principal distinção entre eles é na forma de funcionamento do sistema. No PABX convencional, um hardware é responsável por fazer as ligações. Em alguns casos esse modelo pode demandar um maior investimento em outros recursos, como cabeamento e a compra de aparelhos telefônicos. Já o PABX em nuvem, trata-se de um solução baseada em software que pode ser instalado de forma local (servidor físico ou virtualizado) ou na nuvem.

Dessa forma, equipamentos específicos não são necessários para o uso dos recursos de telefonia e seu funcionamento precisa de acesso à internet. O PABX convencional é ideal para empresas mais tradicionais, que ainda não têm necessidade de recursos específicos ou que estão em processo de migração das tecnologias analógica e digital para a tecnologia IP. Essa plataforma dispõe de benefícios que já atendem bem à demanda de muitos negócios. Suas principais vantagens são:

  • solução híbrida (união das tecnologias analógica, digital e IP);
  • relação custo-benefício;
  • performance do equipamento;
  • comunicação interna entre ramais, caso ocorra perda de sinal de internet (sobrevivência local).

A inovação desse sistema para o ambiente cloud permite um ganho considerável àquelas empresas que possuem um fluxo muito alto de atendimentos telefônicos ou necessitam de mais mobilidade para seus colaboradores. O PABX em nuvem permite, por exemplo, que os ramais sejam usados em qualquer dispositivo que tenha acesso à rede de internet. Mas há, ainda, muitos outros ganhos:

  • segurança dos dados;
  • pode ser usado em celulares e tablets;
  • escalabilidade, podendo aumentar ou diminuir sua capacidade com facilidade;
  • gerar relatórios;
  • não se paga pela ociosidade dos recursos;
  • recuperação ágil;
  • agilidade nas manutenção;
  • integração com sistemas de terceiros via API.

Ainda é possível integrar o PABX em nuvem a outros canais de comunicação, fortalecendo a sua estratégia omnichannel. Com isso, você otimiza o atendimento ao cliente ao proporcionar uma experiência diferenciada, e ainda reduz as chances de ver a sua marca exposta negativamente nas redes sociais.

Conheça o seu negócio

Como visto, o PABX em nuvem dispõe de mais benefícios e é uma ferramenta convergente com as mudanças tecnológicas. Mas não há como definir qual o serviço ideal para o seu negócio se você não conhecer a fundo o cenário que a sua organização está inserida. Realize um diagnóstico da sua empresa, mapeie os processos, desenvolva um relatório de custos e, principalmente, construa o planejamento estratégico para o negócio.

Caso a sua empresa esteja buscando um aumento nas vendas, vale a pena se antecipar e já estudar a aplicação do PABX em nuvem, ou IP. Isso porque o crescimento na receita de um empreendimento, geralmente, anda lado a lado com o surgimento de novos processos, com a necessidade de ampliar o quadro de colaboradores e na pulverização do negócio para outras regiões geográficas.

Ao escolher essa solução de telefonia, é importante buscar no mercado as melhores referências nessa prestação de serviço. Além disso, é crucial realizar a migração com cautela: é imprescindível realizar um projeto, criando um ambiente de homologação da ferramenta e incluir o PABX em nuvem por etapas, para não impactar negativamente nos processos internos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os diferenciais do PABX em nuvem em comparação com o convencional? Se você quer saber mais benefícios que essa tecnologia oferece, entre em contato com a gente, converse com nossa equipe de especialistas e tire suas dúvidas.

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