Qual a importância do sistema de telefonia para hospitais?
Tecnologia da Informação

Qual a importância do sistema de telefonia para hospitais?

Qual a importância do sistema de telefonia para hospitais?
Escrito por Leucotron

O desenvolvimento das tecnologias gerou novas demandas e necessidades no meio social, o que motivou mudanças na gestão de hospitais e clínicas. Isso porque, com a ascensão das plataformas digitais, os pacientes passaram a ter acesso a informações sobre os serviços e, portanto, exigir mais qualidade e eficiência no atendimento.

Nesse sentido, tornou-se indispensável ao gerenciamento do negócio investir em comunicação e em um sistema de telefonia para hospitais que contribuísse para a construção da credibilidade da empresa na prestação eficiente do atendimento ao público.

Pensando na importância da implementação de um sistema de telefonia para o sucesso do negócio e o alcance dos objetivos da organização, elencamos esclarecimentos sobre o assunto e alguns benefícios do investimento nos serviços de comunicação. Não deixe de conferir!

Qual a importância da comunicação e da tecnologia nos hospitais?

Com o avanço das tecnologias, a lógica da comunicação foi radicalmente transformada em toda a sociedade. Isso, sem dúvidas, refletiu nos métodos de gestão de diversas instituições, que se viram obrigadas a acompanhar as novas demandas do cliente.

Afinal, o paciente, inserido nesse novo contexto de acesso irrestrito à informação, passou a desejar atendimento de qualidade e a manutenção de um relacionamento de confiança com a empresa. Nesse sentido, tornou-se indispensável às organizações adotar medidas tecnológicas que acompanhem tais necessidades para manter o negócio em patamar elevado de preferência no mercado.

Até hoje, instituições se empenham para receber destaque no mercado em um cenário de alta competitividade e informação. A função da comunicação e da tecnologia, entretanto, não se restringe à busca por lucro, mas também à procura constante por um atendimento humano nos hospitais. Afinal, o fortalecimento do diálogo interno e externo, por meio dos serviços de comunicação, permite que o trabalho realizado seja mais eficiente, satisfatório e coerente com os princípios da organização.

Por que é importante contar com um sistema de telefonia?

Diante desse contexto e tendo em vista a necessidade de garantir uma comunicação eficiente com o público, é fácil identificar a importância de contar com um sistema de telefonia para hospitais. O serviço de comunicação atua não somente na agilidade dos atendimentos, mas no aumento da qualidade da gestão do hospital.

Além disso, quando comparado às demais tecnologias, o telefone apresenta-se como vantajoso tanto pelo baixo custo de manutenção quanto pela desnecessidade de atualização constante para o seu adequado funcionamento.

Diante dos benefícios agregados pelo serviço de comunicação, o negócio poderá aumentar o faturamento médio e, dessa maneira, reinvestir em propostas para a melhoria dos serviços oferecidos ao paciente.

Quais são os benefícios da implementação do sistema de telefonia?

Facilita o atendimento

Um sistema de telefonia automatizado favorece a otimização do atendimento ao público, uma vez que reduz a necessidade de intervenção humana. O próprio serviço oferece recursos para redirecionar o atendimento, tornando mais simples a distribuição de chamadas entre os funcionários competentes para fornecer informações.

Além de aumentar a produtividade dos colaboradores, que não terão que parar suas atividades para atender chamadas, o sistema permite um contato mais ágil, facilitado e satisfatório com o cliente.

Integra setores

A implementação de um bom sistema de telefonia para hospitais também contribui para a integração entre os setores. Uma central telefônica, por exemplo, permite a conexão entre departamentos por meio de uma linha única e conectada.

Dessa forma, chamadas internas passam a não gerar custos, o que viabiliza o diálogo entre equipes para solucionar problemas da empresa. Vale lembrar que um bom atendimento ao público depende, necessariamente, de uma comunicação intersetorial alinhada, organizada e colaborativa.

Minimiza custos

A minimização de custos é outro benefício atribuído à implementação de um sistema integrado de telefonia. Apesar de haver a necessidade de investimento inicial para a integração do serviço, os custos relacionados à comunicação são rapidamente recuperados.

Isso porque a existência de uma central reduz significativamente os gastos com ligação. Além disso, a otimização de recursos humanos, propiciada pela amenização do tempo dedicado ao atendimento e ao redirecionamento de chamadas, eleva o tempo útil de trabalho da equipe e, portanto, a lucratividade da empresa.

Favorece o registro e o monitoramento

Uma central de telefonia também pode registrar e monitorar, o que permite ter maior controle sobre a comunicação com o público externo. É possível, por meio de alguns serviços, gerar um extrato detalhado sobre todos os contatos e chamadas realizadas durante o dia.

Isso, sem dúvidas, atribui maior segurança, tanto à empresa quanto ao cliente. Isso porque, por meio do sistema, é possível ter certeza que o diálogo entre organização e cliente está documentado. Para o gestor, tal benefício representa a possibilidade de identificar se os processos de atendimento são seguidos conforme a política da instituição e saber se os problemas são solucionados da melhor maneira.

Favorece a proteção de dados

A facilidade de registro de conversas com o público externo também permite garantir o estrito cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, publicada em agosto de 2018.

Com um sistema de telefonia moderno e atualizado, a instituição consegue comprovar o consentimento do consumidor sobre o fornecimento de informações pessoais à organização e esclarecer dúvidas ao cliente sobre a sigilosidade de dados importantes.

Investir em um sistema de telefonia para hospitais pode trazer inúmeros benefícios à gestão do negócio. Dentre eles estão a garantia de um atendimento eficiente ao consumidor, o melhoramento do diálogo interno entre equipes e o aprimoramento da oferta de serviços ao público.

Com um baixo custo de manutenção, o sistema de telefonia permite criar um diferencial competitivo e tornar a empresa médica mais produtiva a partir da otimização do atendimento ao cliente. Isso, sem dúvidas, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento e para o sucesso da instituição no mercado.

E então? Gostou das nossas dicas? Para esclarecer dúvidas e conferir os melhores serviços de telefonia para a sua empresa, entre em contato com a equipe da Leucotron!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This