Speech to text: atendimento ao cliente com reconhecimento de voz
Converter a voz em texto é uma ferramenta que pode auxiliar em diversas tarefas da rotina individual, profissional e organizacional. Por conta dessa utilidade, diversas empresas se empenharam no desenvolvimento de soluções que atendem essa função, e o Google lançou o Speech to Text.
O uso de tecnologias em desenvolvimento para a criação de soluções inovadoras é uma das bases da transformação digital. Com o desenvolvimento de novas técnicas, diversas áreas no mercado podem se renovar e até mesmo surgir, a fim de se adaptar às novas demandas.
Neste artigo, entenda o que é o Speech to Text e como essa ferramenta pode ser integrada ao atendimento ao cliente!
O que é Speech to Text?
O Speech to Text (STT) é uma tecnologia responsável pela transcrição, em texto, de um discurso falado. Para isso, pode utilizar estratégias e princípios de reconhecimento de voz, Inteligência Artificial, Big Data e demais recursos.
A ferramenta é capaz de identificar palavras, tom de voz e expressões em diversos idiomas. Com isso, pode trabalhar em conjunto a voicebots, a fim de automatizar e otimizar diversos processos que envolvam a fala dentro de um setor.
Como funciona a relação entre STT e reconhecimento de voz?
O Speech to Text pode utilizar diferentes métodos para realizar o reconhecimento da fala de um usuário. Conhecer como cada uma dessas opções funciona pode ajudar a compreender melhor a tecnologia. Saiba mais!
Reconhecimento síncrono
Chamado também de Synchronous Recognition, o reconhecimento síncrono faz a transcrição em tempo real de um áudio enviado para o Speech to Text. Desse modo, utiliza recursos para que a fala seja processada rapidamente. Por conta disso, só transcreve trechos curtos.
Uma das vantagens do reconhecimento síncrono é que esse método dispensa a necessidade de fazer o upload dos dados para que o áudio seja processado. Essa maior flexibilidade é útil nas demandas de atendimento ao cliente, principalmente se associada a uma URA (Unidade de Resposta Audível).
Reconhecimento assíncrono
O reconhecimento assíncrono, por sua vez, chamado de Asynchronous Recognition, suporta conteúdos com maiores durações, podendo processar até 8 horas de áudio. No entanto, utiliza o recurso de Long Running Operation.
Na prática, significa que o tempo de processamento também é maior e o áudio precisa ser enviado para o Google Cloud para que seja transcrito. Desse modo, o sistema pode fazer pesquisas de resultados de reconhecimento periodicamente, a fim de gerar uma transcrição com maior qualidade.
Reconhecimento em tempo real
O Streaming Recognition ou reconhecimento em tempo real é feito pelo processamento de dados de áudios que chegam por um gRPC bi-directional stream. Com isso, oferece resultados temporários no momento em que grava o áudio, fazendo uma transcrição simultânea.
A vantagem do Streaming Recognition é a possibilidade de ter acesso aos resultados durante a fala do usuário. No entanto, devido à alta agilidade do processamento, não é possível realizar comparações e pesquisas adequadas para oferecer mais qualidade à transcrição.
Como fazer a integração com STT?
O Speech to Text do Google é bastante versátil e pode ser aplicado para diferentes finalidades. Desde áudios de vídeos até chamadas telefônicas podem ser transcritas, favorecendo tanto a acessibilidade do atendimento ao cliente quanto a otimização do trabalho dos profissionais na rotina organizacional.
Para fazer a integração do API do Google com os sistemas da empresa, é necessário seguir o tutorial do Google Cloud, que consiste em:
- preparar o STT em um projeto do Google Cloud;
- instalar a biblioteca de cliente;
- solicitar a transcrição de áudio;
- trabalhar com as diferentes funcionalidades do sistema.
O uso do Speech to Text do Google pode aprimorar diversos processos internos em uma empresa e garantir que se tornem cada vez mais inovadores. Para os negócios que estão focados em investir em tecnologia e na digitalização das atividades, a implementação do STT pode trazer diversos benefícios, como agilização das tarefas, automatização e aumento da satisfação dos clientes.
Como visto, conhecer o funcionamento de novas tecnologias pode inspirar a implementação de diversas soluções úteis na rotina de uma empresa. O Speech to Text do Google é um exemplo de inovação que pode trazer retornos consideráveis para o negócio, por meio da transcrição de diferentes tipos de áudios, principalmente com aplicação no atendimento ao cliente com reconhecimento de voz.
Gostou de saber dessa solução? Assine a newsletter e fique por dentro de muito mais novidades na área!