Veja 11 benefícios da tecnologia da informação e comunicação
Um conceito que ficou conhecido nas empresas como tecnologia da informação e comunicação (TIC) está sendo muito utilizado pelos gestores de diversas áreas. Ele favorece o contato entre os times e inclusive com o público consumidor e confere vantagem competitiva aos negócios. O seu surgimento decorre da facilidade de acesso às informações lançadas na Internet.
A TIC envolve o uso de hardwares, softwares e telecomunicação integrados para a destruição de barreiras culturais, sociais e tecnológicas que atrapalham o sucesso das empresas. Neste artigo, vamos explicar os benefícios da tecnologia da informação e comunicação no atendimento ao cliente e a sua importância para aumentar a competitividade diante da concorrência.
Quer conhecer as principais vantagens da tecnologia da informação e comunicação no atendimento ao cliente? Confira.
Entenda a importância da união entre TI e do atendimento ao cliente
A união entre TI e atendimento ao cliente é muito importante para a lucratividade e escalabilidade dos negócios. A junção das ferramentas possibilita a inovação digital nas organizações, facilita a interação, bem como a troca de informações com agilidade. Além disso, garante a segurança de dados e o crescimento saudável das empresas.
Por outro lado, a TIC favorece a realização do trabalho remoto que está se tornando uma realidade na vida da maioria das pessoas. As instituições estão modificando as suas rotinas para operar a distância. Desse modo, a união da TI e do atendimento ao cliente está ajudando os negócios a superar os desafios e a se adequar ao universo online.
Compreenda os principais benefícios dessa união para os clientes
A metodologia é muito benéfica, viabiliza novas oportunidades e atividades diferenciadas para os times e protege os dados do negócio. Agora que você já entendeu a importância da junção das ferramentas desses dois departamentos, continue lendo e observe os detalhes de cada benefício que a TIC oferece às organizações que a adotam!
1. Comodidade
Uma das principais vantagens dessa união é o aumento da produtividade que ocorre em virtude da implementação de ações inovadoras. As tarefas são automatizadas e diversas atividades manuais eliminadas, pois passam a ser realizadas automaticamente pelas tecnologias. Desse modo, os colaboradores concentram os seus esforços naquilo que é indispensável e melhoram consideravelmente os seus resultados.
2. Facilidade
A TIC melhora a interação da empresa com os clientes pelo uso das ferramentas adequadas. Consequentemente, os colaboradores minimizam o tempo gasto com atendimento ao consumidor e resolvem os problemas de modo mais efetivo. Há um aperfeiçoamento da comunicação com a implementação de plataformas inovadoras de telefonia em cloud e o aprimoramento dos processos organizacionais.
A junção das ferramentas melhora a fluidez entre os times e potencializa os contatos à distância. O procedimento gera diminuição de custos e economia de recursos por meio da comunicação integrada e uso da Rede Mundial de Computadores. A TIC reduz a ocorrência de falhas humanas, produz um alinhamento assertivo e evita os retrabalhos.
3. Segurança
Com a junção de TI e atendimento digital ao cliente aumenta a segurança dos dados e as informações sigilosas são protegidas de pessoas mal intencionadas. Esse é um dos maiores objetivos dos investimentos em tecnologia da informação nas empresas. As práticas da TIC proporcionam essa vantagem protegendo as organizações contra vazamentos e acessos não autorizados.
4. Redução de custos
A implementação das estratégias da TIC reduz os custos operacionais em virtude da automação. As inovações oferecem atendimento ao cliente efetivo e integral inclusive para o home office. Elas possibilitam a criação de uma carteira de clientes saudável e melhoram os retornos financeiros para a organização. Todas as informações e departamentos funcionam de forma integrada.
5. Mais agilidade nos processos
A integração entre informações, colaboradores e departamentos confere maior agilidade aos processos. O uso de chats, chatbots e videoconferências facilita muito os contatos e comunicação com clientes sem limitação de espaço geográfico. As ferramentas da TIC melhoram o fluxo de informação e ajuda o colaborador a ganhar tempo e velocidade.
6. Desenvolvimento de processos de aprendizagem
A TIC é importante para o desenvolvimento de processos de aprendizagem e pode ser utilizada para a educação e o treinamento das equipes. As tecnologias agregam valor os cursos e capacitações, bem como facilitam a obtenção de conhecimentos pelos colaboradores que precisam aprender a distância. As soluções são essenciais para desenvolveras competências dos times.
7. Controle das atividades dos colaboradores
Por meio das ferramentas da TIC, os gestores conseguem monitorar as atividades dos colaboradores e saber quanto tempo eles ficam no telefone. Os times conseguem oferecer aos consumidores uma jornada de compra mais satisfatória. O atendimento ao consumidor é mais objetivo e há um aumento na satisfação dos clientes que se tornam mais leais à marca.
8. Motivação dos times
Os colaboradores se sentem mais motivados quando utilizam as ferramentas TIC. Os seus métodos são atraentes e aumentam a eficiência dos profissionais que manuseiam as soluções com facilidade. A ampliação dos conhecimentos gera motivação nas equipes e atrai novos talentos para as organizações que utilizam essas soluções inovadoras.
9. Aumento do nível de cooperação
A tecnologia da informação e comunicação oferece ferramentas que permitem a criação de grupos de trabalho e compartilhamento de conhecimento. Nos ambientes virtuais é possível interagir, compartilhar documentos de modo simultâneo e organizar as atividades em conjunto com times. O universo virtual potencializa a criatividade dos colaboradores.
10. Comunicação mais eficiente
A TIC possibilita o uso de ferramentas como chats em grupo, correios eletrônicos, aplicações etc. As soluções auxiliam na construção de uma comunicação mais rápida e eficaz que pode aproximar os gestores dos colaboradores e os times dos clientes e parceiros do negócio. O contato passa a ser direto, claro e global e a eliminação dos ruídos favorece a performance.
11. Ausência de barreiras espaço/tempo
Outra vantagem interessante da TIC é a ausência de barreiras de espaço/tempo para a comunicação entre pessoas de diversas culturas. As soluções agilizam as tarefas diárias, a realização de pesquisas, a identificação de novas oportunidades e a cooperação entre os usuários. As ferramentas aproximam a empresa de clientes, fornecedores e parceiros.
Esses são os 11 benefícios da tecnologia da informação e comunicação! Fique atento às tendências na área para se destacar no mercado e conte com a Leucotron para ajudar a sua empresa nessa questão. Ela é a melhor parceira do mercado, já que fornece tecnologias de ponta para a implementação da TIC, softwares e soluções inovadoras.
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