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Saiba o que são voicebots e por que usar essa ferramenta

Os voicebots são ferramentas importantes para aprimorar a qualidade dos atendimentos oferecidos pela empresa aos seus clientes. Eles agilizam a resolução de problemas, automatizam diversas atividades, aumentam os ganhos com produtividade e muito mais. Portanto, são fundamentais para que os negócios de pequeno, médio e grande porte se mantenham ativos em um mercado altamente competitivo.

As tecnologias ajudam as organizações a superar a concorrência proporcionando excelente experiência aos consumidores dos serviços ou produtos ofertados. Elas deixam os clientes mais satisfeitos devido à qualidade do atendimento digital, que deve ser ágil, claro e objetivo.

Neste post, vamos explicar o que são voicebots e quais são os benefícios que eles trazem para os negócios. Achou interessante? Prossiga com a leitura deste conteúdo e descubra todas as vantagens que os voicebots oferecem aos empreendimentos.

Entenda o que são voicebots

Os voicebots são atendentes virtuais que realizam uma forma de interação automática. Eles são semelhantes aos chatbots, criados em plataformas de atendimento como o Conecta Leucotron, porém realizam as suas funções de automatizar as tarefas previsíveis e repetitivas por meio de voz.

Enquanto essas soluções trabalham, os colaboradores podem realizar atividades que exigem estratégia e discernimento. Sendo assim, um voicebot torna os atendimentos mais eficientes e ágeis, já que aprende com os consumidores e toma decisões para levá-los até a solução dos seus problemas.

As soluções fazem isso com interação de alto nível e fluidez, dispensando a interferência de profissionais que poderão se dedicar a novos projetos. Vale destacar que essas ferramentas podem ser utilizados na pré-venda e na pós-venda.

O funcionamento dos voicebots

Os voicebots funcionam com base em Inteligência Artificial (IA), sendo desenvolvidos e treinados a partir de uma plataforma de processamento de linguagem neural (NPL). É nesse sistema que questões em áudio (perguntas e respostas) são programadas, testadas e aprimoradas.

Além disso, os fonemas e as distinções entre eles também são gravadas e reproduzidas nesse programa. Em outras palavras, vogais, consoantes, pausas e outros recursos fundamentais para a formulação de frases que serão ditas pelo bot, ou seja, para a comunicação oral com o público.

Dessa forma, quando o cliente entra em contato com o atendimento, automaticamente o voicebot passa a atendê-lo dizendo frases e instruções, bem como reagindo a solicitações do interlocutor. Vale destacar que os voicebots tendem a ser mais fluídos e dinâmicos do que simples mensagens pré-gravadas, inclusive, alguns são capazes de entender mensagens até mesmo com certos ruídos.

A diferença entre voicebots e chatbots

A principal diferença entre chatbots e voicebots é que os primeiros utilizam texto e os segundos utilizam áudio nos atendimentos. Os chatbots são frequentes em chats, mensageiros instantâneos, inboxes de redes sociais etc.

Já os voicebots são empregados em conteúdos ou recursos de áudio presentes em mensageiros instantâneos e em mídias sociais, em chamadas telefônicas, em aplicativos ou sites guiados por voz etc. Aliás, a lista de possibilidade de uso dessa solução é considerável, como veremos adiante.

Compreenda quais são os benefícios dos voicebots

Os voicebots localizam os clientes, anunciam as ofertas, transmitem informações relevantes, tiram dúvidas, avaliam propostas, fazem acordos, efetivam as vendas etc. Eles oferecem infinitas possibilidades em fluxos de atendimentos receptivos ou ativos e podem atuar em um conjunto de canais de comunicação.

A seguir, veja as principais vantagens de usar essa solução que faz uso de Inteligência Artificial (IA).

Automatizar atividades

Como você pode ver, os voicebots permitem a automatização de diversas atividades, além de auxiliar na retenção e fidelização de clientes. A tecnologia coleta os dados das chamadas e recebe pontuações relevantes sobre o resultado de cada contato. Ela reconhece os padrões de comportamentos dos consumidores e registram o seu nível de satisfação.

Os voicebots colaboram na identificação de oportunidades de negócios e possibilidades de aumentar as vendas. Também ajudam a gerar novos leads, realizar conversões e cativar os clientes com um bom atendimento.

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As ferramentas promovem melhorias no levantamento dos dados e na análise das métricas de atendimento ao público. As suas conversas são gravadas e utilizadas para a extração de conhecimento.

Agilizar a solução de problemas

As tecnologias identificam as falhas e agilizam a solução de diversos problemas. As chamadas podem ser analisadas para perceber os erros das abordagens que afastam os consumidores ou provocam experiências desagradáveis.

Com isso, torna-se possível evitar as falhas e aperfeiçoar cada vez mais os atendimentos e relacionamentos com os clientes da empresa. Aliás, respostas rápidas e precisas para questionamentos simples poupa tempo para os clientes.

Aumentar ganhos com produtividade

As soluções possibilitam ainda o aumento da produtividade dos colaboradores. O atendimento ao cliente normalmente é realizado para sanar dúvidas e fornecer informações sobre os mesmos assuntos.

Sendo assim, os voicebots podem ser programados para realizar essas tarefas e evitar que os times percam tempo solucionando sempre problemas similares e repetitivos.

Fornecer atendimento em diferentes canais e atividades

Como apontado, os voicebots têm muitas aplicações e podem ser empregados em diferentes meios e ferramentas. Por exemplo, em canais e veículos de telecomunicação, plataformas de websites, mídias sociais etc.

Duas das soluções mais notáveis para esses bots são os mensageiros instantâneos, como WhatsApp, e a própria telefonia (fixa e móvel). Além disso, existem outros canais em que voicebots são úteis, como aplicativos e websites guiados por fala ou que contam com recursos para atendimento por voz.

Esses bots ainda são usados em ferramentas de chat de redes sociais (Facebook Messenger, por exemplo) e em dispositivos móveis que utilizam Internet das Coisas (IoT). A lista é grande.

Melhorar a qualidade no atendimento

A junção de alguns benefícios apontados anteriormente contribui para elevar a qualidade do atendimento oferecido aos clientes. Afinal, agilizar a solução de problemas, ampliar a quantidade de canais para interação via voicebot e fornecer respostas rápidas para dúvidas simples melhoram a percepção dos clientes em relação à eficiência do atendimento.

Um mercado em crescimento

A área de desenvolvimento e as aplicações de voicebots constituem um dos segmentos de um mercado em ascensão: o das tecnologias de reconhecimento de voz e fala. Estima-se que esse setor, a nível global, alcance US $ 20,9 bilhões, até 2026.

À medida que a IA melhora e novas ferramentas e usos envolvendo voz e fala são desenvolvidos, os voicebots se beneficiam e se tornam mais eficientes. Também passam a ser melhor integrados a novas e antigas tecnologias. Dessa forma, o potencial deles aumenta.

Como usar VoIP e URA com voicebot

Uma Unidade de Resposta Audível (URA) envolve o conhecido menu interativo de opções (gravação escutada), sendo conhecido como atendente eletrônica. Trata-se de um sistema capaz de reconhecer falas e dígitos, bem como redirecionar quem liga para um atendente humano.

Com isso, atua no controle do fluxo de chamadas e pode transmitir gravações a quem liga, semelhantemente a um voicebot. Já a tecnologia de telefonia VoIP ajudou na disseminação de URAs, algumas das quais já se integram ou fazem uso de IA . Consequentemente, elas lidam com voicebots mais eficientes. Um exemplo de “URA inteligente” desse tipo é o PhoneBOT Leucotron.

Enfim, os voicebots são ótimos para a criação das estratégias empresariais. Saiba que a Leucotron é uma empresa sólida e confiável, que há muitos anos oferece um grande leque de serviços e soluções em softwares, hardwares, APIs, integrações de sistemas, design de interações digitais e consultoria para diversos departamentos dos seus parceiros.

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