voicebots

Você sabe como funcionam os voicebots? Confira

A cada dia que passa, a tecnologia vem avançando e novas maneiras de realizar o atendimento aos clientes vem surgindo. Uma novidade da Inteligência Artificial é o atendimento automático. Entre as ferramentas mais utilizadas para aprimorar o suporte aos consumidores, estão os voicebots. Com eles, é possível se destacar em meio à concorrência, devido ao fato de fazerem uma boa recepção e de darem respostas ao público-alvo.

Com o uso dessa solução tecnológica, as empresas que recebem grande fluxo de ligações e de mensagens podem trabalhar com uma equipe mais reduzida. Isso sem ter receio de não conseguir atender aos clientes, afinal, os robôs virtuais trabalham como vendedores, assistentes e secretárias.

Mas você sabe o que são voicebots? Se deseja saber mais sobre o assunto, continua a leitura.

O que são os voicebots?

Os voicebots nada mais são do que um meio automático de interação. Por meio de assistentes virtuais, é possível reconhecer a voz das pessoas e expressar respostas a elas com som, o que permite uma conversação de forma direta entre robô e consumidor. O sistema capta as perguntas e reconhece as dúvidas, encontrando as respostas corretas para as perguntas de cada pessoa.

Como funcionam os voicebots?

Os voicebots funcionam a partir de um fluxo estruturado e programado para atender e entender as mensagens de voz que os usuários transmitem para a central de atendimento. Tais robôs de voz oferecem agilidade para os atendimentos e resolvem várias solicitações de maneira simples, e o melhor, podem atender diversos clientes ao mesmo tempo.

Tal ferramenta apresenta fluidez nas conversas e entende mensagens com ruídos ou barulhos, sejam eles do trânsito ou referentes a algum som emitido por outra pessoa que estiver ao lado do usuário. Essa solução se caracteriza por permitir que as empresas tenham um marketing personalizado e muito eficiente.

Por que os voicebots são uma tendência e quais são as suas vantagens?

Os voicebots são vistos como uma tendência inovadora que auxilia as empresas para que alcancem o sucesso tão almejado. Antigamente, o atendimento pelo telefone era muito complicado e as pessoas tinham que esperar horas para serem atendidas.

Hoje, porém, basta fazer uma ligação, uma voz amistosa do outro lado da linha faz algumas perguntas e de acordo com as respostas do consumidor, são dadas as opções de soluções para as adversidades encontradas. Existem ainda muitas outras vantagens de utilizar este serviço. Veja abaixo quais são elas.

Aproximação com o cliente

Invista em um sistema de interação com o cliente que possua a voz mais humanizada possível. Muitas pessoas ficam impressionadas por serem atendidas por um robô, mas outras já se sentem um pouco preocupadas com relação a não ser uma pessoa que está na linha.

Rapidez

Os bots conseguem ouvir o cliente e processar as informações de maneira rápida, podendo transmitir as respostas desejadas mais brevemente do que se o cliente ligasse para a empresa e ficasse aguardando pela resposta. Se o consumidor tiver uma dúvida que é frequente, com certeza a resposta será ainda mais ágil, pois o banco de dados deve ter em seus registros a solução.

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Atendimento 24 horas

Outra vantagem é a de que o atendimento pode ser estendido para 24 horas por dia, 7 dias por semana, já que os funcionários não terão que ficar disponíveis para atender ao telefone. Isso é de extrema importância para aquelas pessoas que trabalham no horário comercial e que não conseguem ligar no horário normal, podendo assim serem atendidas quando desejarem, sem ter nenhuma dificuldade para isso.

Métricas de atendimento

Outro ponto positivo é o de que todas as conversas são gravadas e é possível avaliar cada uma delas, podendo verificar quais os pontos a serem melhorados e como está a experiência do cliente. Basta acessar o banco de dados e os gestores terão acesso a todas as ligações, sejam as que tenham sido atendidas e as perdidas.

Identificação de falhas

Como é possível ter acesso a todas as chamadas, fica fácil identificar as falhas e aprimorar as abordagens realizadas, na busca do êxito em todos os quesitos e em todas as ações da empresa. Vale ressaltar que é possível tirar relatórios e até mesmo ver qual é o tempo de silêncio do atendente virtual, podendo diminuir os minutos e fazendo com que a chamada seja mais fluida possível.

Produtividade

Em vez de os funcionários passarem horas atendendo a telefonemas e procurando respostas para os clientes, o voicebot identifica a dúvida imediatamente e repassa a solução, sem que sejam necessárias anotações em papéis e procura pelas respostas. Caso o robô não encontre a resposta ideal, ele irá passar a ligação para um atendente. Isso auxilia os gestores para que sua equipe seja produtiva e não faça trabalhos repetitivos.

Como usar os voicebots como telefonistas digitais na empresa?

Muito eficaz para gerenciar ligações telefônicas simultâneas sem ter a necessidade de interação humana, eles podem ser usados como telefonistas digitais. Dessa maneira, as tarefas simples podem ser realizadas pelo sistema e as questões são solucionadas rapidamente, sem haver necessidade de ter uma telefonista física para esses casos.

Tem dúvidas sobre como realizar esses atendimentos? Confira abaixo algumas peculiaridades.

Reestruture o seu atendimento

Para que tudo corra bem, conte com pessoas da área da TI para te auxiliar na tirada dos relatórios semanalmente para que você possa saber se o cliente está satisfeito com o atendimento. Caso a resposta seja negativa, trabalhe com uma reestruturação e garanta o sucesso da empresa.

Agregue valor ao seu voicebot

O sistema não precisa ser necessariamente somente para respostas aos clientes. Crie mensagens de aniversário, opções de agendamentos, atualização cadastral e divulgue ofertas por meio dessa poderosa ferramenta de comunicação.

Crie todas as respostas possíveis

Por mais inusitados que os questionamentos de seus clientes sejam, crie uma infinidade de respostas para o seu sistema. Se a melhor resposta for “infelizmente, não posso te ajudar” ou “vou transferir a sua ligação para um atendente”, não deixe de disponibilizar essa opção. Dessa maneira, o cliente vai conseguir ser atendido.

Agora que você já sabe que os voicebots disponibilizam uma série de vantagens para as empresas e para os consumidores, não deixe de implantar em sua empresa. Para isso, contrate os serviços de uma empresa especializada nessa área, sendo que uma das melhores e mais bem conceituadas do mercado é a Leucotron.

Gostou do nosso post? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em voicebots.

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