atendimento por whatsapp

Conheça 4 vantagens de realizar o atendimento por WhatsApp!

Para melhorar a comunicação da empresa junto aos seus clientes, algumas estratégias podem ser utilizadas visando um relacionamento mais próximo. Entre elas, o atendimento por WhatsApp destaca-se como uma das soluções em crescimento no país, especialmente pelo alcance do aplicativo pelos mais diversos públicos.

Hoje, estima-se que 120 milhões de brasileiros já o utilizam, enquanto o seu download está presente em 99% dos aparelhos celulares de todo o país. Nesse sentido, como forma de garantir um diferencial competitivo em sua empresa, essa é uma forma de atendimento que deve ser considerada pela sua equipe.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você conheça as vantagens de utilizar essa ferramenta, além de conferir outras informações relevantes sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o atendimento por WhatsApp?

Para explicarmos como funciona o atendimento por WhatsApp, apresentaremos os diferentes tipos de conta. Entenda!

WhatsApp

Essa é a versão comum do aplicativo que você utiliza em seu dia a dia para contatos pessoais e profissionais com colegas de trabalho. Nele, você tem a possibilidade de fazer grupos, chamadas de voz e de vídeo, além de ter um contato mais próximo e facilitado com as pessoas que estejam em sua rede.

WhatsApp Business

Para pequenas empresas e negócios locais, esse é o tipo de plataforma mais indicado pelas funcionalidades que apresenta. Entre os recursos úteis que podem ser utilizados, o WhatsApp Business permite à sua organização contar com uma conta profissional. Ou seja, com foto de perfil referente ao negócio, localização com informações relevantes (e-mail de contato, por exemplo), além de disponibilizar o horário de atendimento.

Essa versão também permite colocar programada uma mensagem de ausência para os períodos fora de horário de atendimento, bem como um comunicado de saudação, ressaltando que em breve um colaborador responderá às suas dúvidas. Isso sem falar das etiquetas para organizar as conversas e permitir encontrá-las de forma mais prática, tendo a oportunidade de separar clientes, fornecedores e parceiros.

WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API é uma solução desenvolvida para empresas de médio e grande porte que possibilita uma comunicação eficiente com clientes em todo o mundo através do WhatsApp, sempre de maneira simples, segura e confiável.

Por meio de um broker é possível contratar a API do WhatsApp Business e realizar a integração com uma plataforma de atendimento.

Procure sempre por Plataformas de Atendimento que ofereçam integração oficial com a API do WhatsApp.

Quais as vantagens de realizar atendimento por WhatsApp?

Agora que você já entende como funciona o atendimento por WhatsApp e conhece as diferentes soluções que o aplicativo oferece, explicaremos as principais vantagens de adotar essa solução. Saiba mais!

1. Rapidez no atendimento

O WhatsApp é conhecido pela instantaneidade das mensagens. Por essa razão, você tem a oportunidade de oferecer um atendimento rápido aos seus clientes. No entanto, aqui é preciso tomar um cuidado especial. Como é um aplicativo em que se espera uma agilidade nas respostas, a equipe precisa estar atenta para trazer um retorno rápido aos seus clientes.

Como o WhatsApp Business e o API oferecem a oportunidade de enviar mensagens instantâneas aos seus clientes, já programe um comunicado de que aquela solicitação foi recebida e que um profissional entrará em contato em breve. Assim, mesmo que o retorno não seja de imediato, a pessoa saberá que logo será atendida.

2. Mobilidade

Especialmente em contextos desafiadores e atípicos, como o que vivenciamos em 2020, com a necessidade de home office em grande parte das empresas, por exemplo, existe a necessidade de buscar por alternativas inteligentes que permitam um atendimento prático de onde quer que esteja. O WhatsApp traz essa mobilidade, uma vez que os colaboradores podem ter acesso independentemente de estarem ou não no espaço físico de seu negócio.

3. Fidelização de clientes

Buscar por fidelização de clientes é um dos grandes objetivos das empresas de todos os tamanhos e nichos de atuação. Por meio dessa estratégia, a sua empresa pode reduzir os custos com marketing, tem a oportunidade de seu próprio público fiel indicar novos clientes e cria um vínculo efetivo com aquelas pessoas que acreditam em seus serviços.

O atendimento por WhatsApp possibilita essa questão por oferecer uma experiência positiva para as pessoas que entram em contato com o seu negócio. Isso se justifica pelo fato de a sua empresa poder solucionar os problemas apresentados de forma mais prática e ágil, o que possibilita uma maior satisfação daqueles que acreditam em seu negócio.

Aqui vale outro ponto de atenção: só envie promoções e comunicados relativos a novos produtos se os seus clientes tiverem solicitado. Caso contrário, o efeito será justamente o oposto do que você espera, trazendo insatisfação por incomodá-lo com ofertas que não agregam valor.

4. Atendimento personalizado

Hoje, ao tomar uma decisão sobre qual empresa contratar, o atendimento é um dos principais tópicos de análise por parte dos clientes. Nesse sentido, para que a experiência seja mais rica e resolutiva, é preciso desenvolver uma conversa personalizada. Como o WhatsApp é simultâneo e as conversas ficam salvas em seu histórico, o atendente tem a possibilidade de consultar o que foi combinado previamente, quais foram as dúvidas anteriores e trazer soluções com base em suas últimas interações.

Assim, o cliente se sentirá mais acolhido e terá a certeza de que as suas dúvidas de fato trouxeram uma atenção especial por parte da sua empresa, o que pode otimizar a conversa como um todo, sem que haja a necessidade de ele explicar o processo novamente.

E então, o que achou de conhecer as vantagens de realizar um atendimento por WhatsApp? Para que esses diferenciais sejam percebidos pela sua empresa e para aplicar a solução do WhatsApp Business, é preciso contratar um broker. Trata-se de uma empresa autorizada a vender licenças da API do WhatsApp, o que possibilita o acesso a todos os diferenciais apresentados. Para isso, conheça as principais soluções existentes no mercado e busque um parceiro que ofereça bom atendimento e capacidade de suporte.

Gostou do post? Então compartilhe em suas redes sociais!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.