Veja como trabalhar o brand awareness estrategicamente
O mundo corporativo dispõe de muitas métricas e indicadores que ajudam o gestor a monitorar os resultados do negócio.
Entre essas ferramentas, destaca-se o brand awareness. Neste artigo, vamos falar sobre essa métrica. Continue a leitura e obtenha mais informações sobre o assunto. Confira como a experiência de marca pode ser mensurada e útil à sua empresa!
O que é brand awareness?
Brand awareness é uma métrica usada para medir a forma como determinada marca é reconhecida pelo público que consome seus produtos/serviços.
O brand awareness é chamado também de “experiência de marca” ou “consciência de marca”. Isso porque a métrica permite que a empresa analise a experiência que a sua marca tem no mercado. Permite que ela avalie sua influência sobre os consumidores, se a consciência deles sobre a marca é vantajosa para o negócio.
Isso significa que a ferramenta revela a reputação e o nível de confiabilidade que os consumidores têm ao pensar ou falar em uma marca específica.
Isso pode não estar associado apenas à identidade visual da marca, mas envolve também o nível de comunicação e as estratégias de branding e posicionamento dela.
Qual é a importância do brand awareness?
Certamente, todas as empresas desejam se manter presentes na consciência dos consumidores. Porém, há outros efeitos valiosos que a experiência de marca assegura, ressaltando a relevância de se trabalhar os conceitos em estratégias de marketing digital. Confira os benefícios do brand awareness que confirmam sua importância opara uma empresa:
Mais confiança
É fundamental construir confiança entre público e marca. É uma tendência de todos os consumidores comprar e voltar a comprar as marcas em que confiam. Nesse sentido, a métrica ajuda a fidelizar clientes.
Aumento de vendas
Quando uma marca se destaca entre as concorrentes, é natural que obtenha mais vendas. Ela passa a ser referência em relação ao tipo de serviço/produto que oferece.
Otimização das ações de marketing
Quando os consumidores já conhecem melhor a marca, a equipe de marketing pode desenvolver ações com o intuito de consolidar a reputação que a empresa já conquistou.
Aumento do reconhecimento
A marca que alcança reconhecimento no mercado em que atua torna-se um produto ou um serviço ela mesma. Como exemplos disso que falamos, vale citar as marcas:
- Xerox;
- Band-Aid;
- Gillette;
- Bombril.
Promoção de brand equity
O brand equity (valor de marca) refere-se à experiência geral que o público tem da marca. Por isso, ela influencia bastante sobre a geração de vendas. Enfim, um brand equity negativo reduz as vendas enquanto um brand equity positivo aumenta as vendas.
Como fazer uma estratégia de brand awareness?
Após entender a importância de measure brand awareness (medir a consciência de marca), veja algumas dicas para fazer uma boa estratégia de experiência de marca:
Invista em marketing de conteúdo
Atualmente, há diferentes exemplos de marketing de conteúdo sendo postos em prática por empresas de tamanhos diversos e de qualquer segmento.
O marketing de conteúdo foca em produzir conteúdo importante para a persona, que representa o público que consome os produtos/serviços da empresa.
Humanize a empresa
Toda empresa deve humanizar seu atendimento para proporcionar uma experiência de marca valiosa ao seu público.
As vendas são fundamentais para qualquer empresa. Para que elas sejam impulsionadas, é necessário focar, não apenas em estratégias de marketing, mas também na humanização do negócio, uma característica que pode ser confirmada por meio de atendimento atencioso, comunicação espontânea, atendimento pós-venda eficiente.
Use as redes sociais
As redes sociais são canais de contato muito valiosos para melhorar o nível de comunicação entre a marca e os consumidores. Elas possibilitam uma interação em tempo real, estimulando o engajamento dos consumidores com as marcas.
Invista em SEO e experiência do usuário
Embora muitos não compreendam, o SEO não se limita à pesquisa de palavras-chave. Os elementos de SEO On Page e Off Page trabalham com diferentes aspectos do site que podem conferir a ele melhor posicionamento mais vantajoso nos motores de busca.
Facilite o marketing de indicação
O marketing de indicação é uma boa estratégia para manter a fidelização dos clientes. Mais que isso, os clientes fiéis divulgarão a marca boca a boca, recomendando-a a familiares, conhecidos e amigos.
Para fazer uso do marketing de indicação para criar brand awareness, o gestor deve facilitar o processo compreendendo, primeiramente, o nível de satisfação dos clientes considerando pesquisas de Net Promoter Score (NPS).
A partir dessas estratégias, você poderá implementar a brand awareness em sua empresa. Essa ferramenta vai ajudar seu negócio a impulsionar vendas e melhorar seu posicionamento no mercado.
O brand awareness é uma ferramenta que pode ser muito útil para o marketing. Além disso, as estratégias de marketing podem promover uma boa experiência de marca. Veja agora como se comporta o marketing conversacional e quais são as vantagens que ele pode oferecer!