conflitos com cliente

Aprenda como gerenciar conflitos com cliente e melhorar o atendimento

Lidar com clientes difíceis faz parte do dia a dia de qualquer empresa, independentemente do setor. Apesar de ser algo comum, saber como mediar esses conflitos no call center é indispensável para melhorar o atendimento e manter a boa imagem do negócio.

Entre as principais dicas para gerenciar conflitos com cliente com eficiência, estão entender o motivo da reclamação, usar argumentos sólidos e ser imparcial. Saiba mais como lidar com situações difíceis com consumidores e melhorar seu atendimento!

Entenda o motivo da reclamação

O primeiro passo para gerenciar conflitos com cliente e melhorar o atendimento no call center é escutar o que ele tem a dizer. Em seguida, busque entender o motivo da reclamação para, assim, poder buscar soluções para resolver o que o consumidor precisa.

Uma das piores situações para o cliente é quando ele entra em contato com o call center e o atendente nega uma solução sem nem mesmo buscar entender por que ele está ligando. Não tenha essa atitude.

Use argumentos sólidos

Depois de entender os motivos da reclamação do cliente, é preciso usar argumentos sólidos para explicar porque o problema aconteceu ou, se for o caso, por que a reclamação não procede.

Nessa etapa, é essencial mostrar conhecimento sobre produto ou serviço da empresa para que o cliente sinta que está sendo atendido por um funcionário que sabe do que está falando e está disposto a resolver o problema dele da melhor forma possível.

Não dê respostas evasivas nem busque passar o problema adiante, a não ser que seja realmente necessário. Mostrar argumentos sólidos é um passo importante para superar a expectativa do cliente.

Seja imparcial

Outro cuidado importante ao resolver conflitos com cliente é manter a imparcialidade. Por mais que seja grande a tentação de defender a empresa e seus serviços, é importante entender que falhas acontecem e que para resolvê-las da melhor forma possível, é preciso escutar também os argumentos do outro lado para, de modo a não ter seu julgamento comprometido.

Não altere o tom de voz

É muito comum que clientes insatisfeitos entrem em contato com o call center com o humor bastante alterado. Por isso, falam de forma rude e, até mesmo, perdem a paciência logo no início do atendimento.

Por mais que ninguém goste de lidar com uma pessoa estressada e, em alguns casos, até mesmo grosseira, é importante não se deixar influenciar pela irritação de quem está do outro lado da linha. Em nenhuma hipótese, altere o tom de voz ou revide algum comentário de forma agressiva.

Busque manter uma postura neutra e profissional, entendendo que a irritação não é pessoal e, sim, fruto de um problema que o cliente está enfrentando com a sua empresa.

É muito importante ter empatia e se colocar no lugar da outra pessoa. Dessa forma, fica mais fácil lidar com consumidores nervosos e prestar um atendimento humanizado. No entanto, caso o cliente extrapole os limites, recorra a um superior e, se for o caso, encerre o atendimento.

Manter a calma, sempre buscando a melhor solução, é essencial para gerenciar conflitos com cliente e deixá-lo satisfeito ao final do atendimento. Siga nossas dicas e garanta que a empresa mantenha uma boa reputação no mercado!

Gostou deste conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e leia mais sobre outros temas como este!

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.