Indústria wireless

Indústria wireless: entenda como alcançar a independência da rede nesse setor

Você certamente deseja oferecer uma melhor tecnologia para a sua empresa. Afinal, a disponibilidade das máquinas e o aprimoramento dos processos dependem muito da sua visão atuação. Isso acontece porque a produção industrial está se desenvolvendo lado a lado com a TI, e é aí que entra a indústria wireless.

O conceito de Indústria 4.0 faz referência a uma quarta revolução industrial, em que, por meio da Internet das Coisas (Internet of Things), é criada uma comunicação entre todos os elementos de uma indústria. Entretanto, o interessante de tudo isso é estabelecer essa comunicação sem a utilização de cabos de sinal, ou seja apenas com conexões wireless.

Então, para entender melhor as vantagens da indústria wireless e como é possível garantir a mobilidade no ambiente industrial, continue a leitura deste artigo. Porém, vejamos primeiro por que a rede é tão importante na indústria.

Qual é o papel da rede na indústria?

Uma rede industrial conecta os diversos componentes envolvidos na automação de uma planta. Quanto à automação, envolve o processamento de muitas informações e uma grande quantidade de controles. Já que o aumento da produtividade está diretamente relacionado com a excelência operacional, é necessário aumentar a eficiência da automação, o que pode ser alcançado com uma rede bem estruturada.

Essa rede proporciona comunicação entre máquinas e computadores, por meio de atuadores, sensores, CLPs e outros componentes. Dessa forma, o operador consegue, a partir da sala de controle, ter uma visão geral da planta. Assim, com diversas informações à sua disposição, ele pode tomar as decisões relacionadas com a operação da fábrica.

O ideal é que a automação industrial acompanhe o avanço da tecnologia, o que nos leva à indústria wireless, que envolve estabelecer comunicação entre os componentes de uma planta sem a utilização de cabos de sinal, aproveitando todo o poder da tecnologia sem fio.

Quais são as vantagens de uma indústria wireless?

Não tem como negar que a tecnologia wireless trouxe muitas facilidades para todos nós no dia a dia. Afinal, ela eliminou a necessidade de cabos para conexão com a internet e com outros dispositivos.

E quanto ao ambiente industrial? Será que a tecnologia wireless é benéfica para as indústrias também? Veja, a seguir, as vantagens de uma indústria wireless. Você perceberá que ela é muito mais do que apenas uma alternativa ao uso de cabos.

1. Flexibilidade

Você sabe como é trabalhoso ter que providenciar cabos e conduítes para adicionar um equipamento no processo. Por outro lado, em uma rede industrial wireless não há necessidade de cabos, tornando a tarefa de incluir e excluir componentes uma muito mais simples.

2. Confiabilidade

A ideia de que cabos são sempre mais confiáveis do que as soluções sem fio é bem arraigada na indústria. Entretanto, esse pensamento está mudando em função dos avanços que os fabricantes têm conseguido na tecnologia wireless.

Até mesmo os cabos enfrentam certos inconvenientes. Por exemplo, quando estão conectados a máquinas que vibram muito, ficam sujeitos a rompimento e desconexão, por mais resistentes que sejam. A tecnologia wireless evita esse tipo de dano sem sacrificar a confiabilidade da operação.

3. Eficiência

Uma das características de uma boa operação é a capacidade de avaliar uma grande quantidade de informações em tempo real e usar isso como base para decisões acertadas com agilidade.

Quando toda a fábrica está conectada a uma rede, as informações são centralizadas em uma sala de controle. Porém, também é possível disponibilizar dados de funcionamento da planta na intranet, de forma que os gestores possam acessá-las a partir de smartphones e tablets, a fim de tomar decisões com maior agilidade.

4. Redução de despesas

Pense em todos os custos envolvidos na instalação e manutenção de cabos. Além do próprio custo de aquisição dos fios, é necessário comprar e instalar conduítes e esteiras porta-cabos. Também é preciso realizar manutenções, tanto preventivas como corretivas, a fim da manter as máquinas funcionando corretamente.

Certas barreiras físicas podem encarecer ainda mais o projeto, tendo em vista a necessidade de incluir uma quantidade extra de cabos e conduítes para contornar obstáculos. A comunicação wireless evita todos esses inconvenientes.

5. Comodidade

Uma rede cabeada centraliza as operações em uma sala de controle. Por outro lado, a indústria wireless cria a possibilidade de controlar uma fábrica de forma remota, o que é um grande avanço operacional.

Como garantir a mobilidade na indústria?

Embora seja possível fazer vários paralelos entre o wireless convencional e o industrial, a verdade é que este último tem algumas características diferenciadas, já que a operação de máquinas requer segurança e disponibilidade extras.

Por isso, ao adquirir produtos wireless para uma fábrica, é necessário que eles sejam certificados para uso na indústria. O hardware deve ter resistência para suportar ambientes severos, o que inclui, por exemplo, temperaturas muito altas ou muito baixas.

Além disso, esses equipamentos devem ter uma proteção mecânica para que tenham a resistência necessária para o ambiente industrial. Devem resistir a impactos, vibração e até mesmo a ruídos extremos.

Além do hardware, é necessário que o software proporcione a segurança necessária. Isso porque redes Wi-Fi podem ser facilmente detectadas. Então, é preciso tomar providências para que nenhuma pessoa não autorizada tenha acesso às máquinas.

Isso pode ser conseguido por meio de autenticação de dados e criptografia. Assim, é possível oferecer integridade, confidencialidade e disponibilidade na rede Wi-Fi utilizada na planta.

Um ponto interessante na indústria wireless está na disponibilização de dados não somente para os operadores, mas também para os gestores. Todos os dados gerados pela planta podem ser organizados e acessados na intranet da empresa.

Dessa forma, os gestores podem acessar, em tempo real, informações úteis sobre o que está acontecendo na fábrica. Esse é um grande avanço comparado com a necessidade que existia de emitir relatórios, compilar dados e analisar resultados já desatualizados.

Conforme você viu neste artigo, a rede industrial é essencial para a automação e para a eficiência na operação da planta. Por isso, é importante que as organizações acompanhem a evolução tecnológica e aproveitem os benefícios da indústria wireless. Assim, poderão aumentar a produção e reduzir despesas.

A operação eficiente de uma fábrica envolve lidar com diversas informações que precisam ser confiáveis. E quanto à gestão de outros setores? Como podem se beneficiar do Big Data? Para entender melhor o assunto, leia o artigo “É possível implementar inteligência em rede de comunicação?”.

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Share This