negócios e tecnologia

Negócios e tecnologia: os impactos da 4ª onda tecnológica para o seu negócio

Nos dias atuais, a tecnologia está em toda parte e é uma grande aliada do ser humano. Diversas atividades que antes não podiam ser desenvolvidas ou eram realizadas de forma pouco eficiente já podem ser facilmente manipuladas com as novas ferramentas industriais. Em se tratando do campo empresarial, uma relação que está proporcionando grandes resultados e melhorias de processos é a junção de negócios e tecnologia.

Nesse cenário, já é possível encontrar quatro ondas tecnológicas que estão mudando por completo o desenvolvimento das novas empresas: mobilidade, Big Data, plataformas sociais e cloud computing. Com essas inovações, as empresas que não aderem à transformação digital acabam ficando para trás e, por isso, diminuem as chances de sucesso no mercado.

Mesmo sendo um tema de grande importância para o empreendedor, muitos ainda se encontram distantes das novas tecnologias por não conhecerem seu impacto e vantagens. Para ajudá-lo a entender melhor sobre esse assunto, preparamos este artigo contendo as principais informações a respeito da relação entre negócios e tecnologia. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que são as 4 ondas tecnológicas?

No cenário atual, está havendo um processo de transformação no meio de negócios que, entre outros fatores, está sendo impulsionado pelas quatro ondas tecnológicas. Esse fenômeno é basicamente definido pela convergência da tecnologia de computação em nuvem, mobilidade, Big Data e plataformas sociais. Essa transformação tem como resultado final uma maior eficiência na realização dos serviços internos do negócio, bem como uma intercomunicação entre empresa e cliente mais efetiva, impactando totalmente a maneira de empreender no mercado atual.

Com a rápida evolução tecnocientífica, estamos nos deparando com um processo de transformação digital em praticamente todas as ramificações do negócio. As relações comerciais estão cada vez mais interconectadas em âmbito mundial, tornando as atividades ainda mais dependentes das condições de mercado global. Além disso, as transformações tecnológicas dentro da sociedade possibilitaram um poder maior de escolha e autonomia para os clientes.

Isso porque com os avanços da comunicação à distância e o emprego da internet e de artigos tecnológicos de busca, os consumidores conseguem ter uma visão geral das ofertas de serviços disponíveis no mercado e optar pelos melhores produtos e serviços. Por outro lado, é possível visualizar o grande passo dado pelos novos empreendimentos que estão utilizando as novidades da quarta revolução tecnológica para elevar os seus serviços a outro patamar.

Em consequência disso, a competitividade entre empresas de um mesmo ramo está cada vez maior. Nesse momento, para manter vantagens competitivas, é necessário muitas vezes se reinventar e buscar novas formas de desenvolver o negócio.

Como aproveitar essa fase?

A inserção da tecnologia no mercado de serviços veio para contribuir com a produtividade dos negócios. Confira agora como você pode aproveitar essa fase de inovações!

Reduzindo custos da empresa

Ao utilizar a tecnologia dentro da empresa, é possível alcançar uma gestão mais eficiente e com isso ficará mais fácil encontrar onde estão ocorrendo os gastos desnecessários. As ferramentas tecnológicas podem te ajudar a avaliar de perto o retorno dos investimentos da corporação em áreas, como setor financeiro, de marketing e de contratações. Com isso, consegue-se orientar melhor para onde devem ser direcionados os investimentos da empresa, o que possibilita evitar prejuízos e reduzir custos.

Além do mais, vale pontuar que, ao utilizar sistemas com armazenamento em nuvem, sua gestão ainda poupará gastos com a impressão e manutenção de hardware in company. Dessa forma, é possível perceber que a entrada de ferramentas tecnológicas tem uma grande capacidade de melhorar a condição financeira do negócio por meio da otimização dos gastos.

Alcançando mais eficiência

É fato que determinadas tecnologias utilizadas na administração da empresa podem agilizar bastante o trabalho dos profissionais e melhorar a comunicação interna, tanto na gestão de finanças quanto na de estoques e de pessoas. Com isso, é possível minimizar mal entendidos e desgastes entre a equipe de colaboradores e também juntos os clientes, pois todos os dados e informações são transmitidas com mais clareza e exatidão.

Além do mais, todas essas inovações dentro dos setores de serviço da empresa possibilitam que os profissionais tenham maior praticidade para realizar tarefas que no passado exigiam mais tempo e empenho para serem executadas. Assim, consegue-se elevar a produtividade e, consequentemente, a geração de lucro para o negócio.

Melhorando o relacionamento com o cliente

A inserção tecnológica não se limita a apenas ao aumento da produtividade interna e à melhoria dos processos gerenciais, ela também contribui para que haja um bom relacionamento com o cliente. Com boas ferramentas de atendimento, por exemplo, fica mais fácil identificar o que o consumidor deseja e quais as suas principais necessidades. Além disso, é possível realizar um atendimento mais rápido e personalizado, o que contribui para gerar a satisfação do seu público.

Aumentando a projeção no mercado

Nessa altura, você já deve ter percebido que as empresas que não estão preocupadas em se atualizarem e modelar seu negócio segundo a demanda atual investindo em novas tecnologias dentro do empreendimento estão propensas a se isolarem no mercado. Já os gestores que estão a todo momento buscando novas formas de produção mediante as tendências tecnológicas têm grandes chances de alcançar sucesso.

Isso porque ao empregar ferramentas necessárias para uma administração eficiente da empresa e para o aumento da produtividade interna, aumenta-se a projeção no mercado, pois o negócio será capaz de atender a um grande número de serviços, fornecendo qualidade e eficiência, além de uma boa relação com o público consumidor.

Redução de erros

Quanto mais uma determinada tarefa depende da ação humana para ser executada, há uma maior tendência de ocorrer erros devido aos fatores de limitação do ser humano. Nesse sentido, quando a empresa conta com tecnologias de software de gestão, por exemplo, é possível aumentar a eficiência no gerenciamento de dados e tarefas e minimizar as chances de falhas, pois boa parte das atividades são realizadas pelo próprio sistema.

Essas foram as principais informações a respeito das quatro ondas tecnológicas e a relação entre negócio e tecnologia. Percebe-se que a cada momento as inovações estão sendo inseridas nas atividades empresariais, aperfeiçoando por completo o modo de produção dos negócios.

Gostou do artigo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos relacionados ao mundo dos negócios!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.