Tecnologia na hotelaria: 7 ferramentas essenciais para o sucesso
O setor hoteleiro vem se beneficiando cada dia mais com a qualidade das soluções oferecidas na área da gestão administrativa. Além de melhorar o serviço, a tecnologia na hotelaria está revolucionando os conceitos de conforto, aproveitamento de recursos e gerenciamento financeiro.
Com o mercado a cada dia mais competitivo, se tornou essencial investir em tecnologia no setor hoteleiro. Tornar a experiência de um hóspede inesquecível é uma tarefa que exige um conjunto de ações administrativas, começando por oferecer um sistema de recepção prático e transparente.
Para efetivar a infraestrutura digital de um estabelecimento hoteleiro é necessário estar conectado com as tendências gerais da tecnologia, buscando resultados que tragam inovação e ferramentas facilitadoras para hóspedes e colaboradores.
Para saber onde e como empregar fundos para elevar a experiência dos clientes do seu hotel, acompanhe 7 ferramentas que podem trazer o diferencial na gestão do seu negócio.
1. Sistemas de realização de reservas online
Dedicado a melhorar o sistema de reservas priorizando a autonomia e o planejamento, um sistema de realização de reservas online é ideal tanto para as unidades de entretenimento quanto hotéis corporativos.
Programas e aplicativos de self booking permitem que o hóspede ou a empresa que efetue a reserva realize todo o procedimento pelo sistema, que pode ainda oferecer descontos para pacotes especiais e lançar mão de opções para o detalhamento de pedidos.
As grandes vantagens dessa ferramenta são a redução de custos, que pode refletir em: menores tarifas; otimização do tempo de reserva, tornando a experiência mais prática; armazenamento de dados feito de maneira inteligente, facilitando para os funcionários do hotel; atendimento ao cliente, já que o sistema pode oferecer opções de personalização de quartos e datas.
2. Concierge eletrônico
O concierge eletrônico foi feito para melhorar a relação entre os hóspedes e os serviços do hotel. Por meio dele, os clientes podem acessar e solicitar serviços de modo rápido e prático. O sistema pode ser implementado no site do hotel ou por aplicativo personalizado.
Entre os recursos que ele pode oferecer estão listas com telefones úteis de farmácias, hospitais, táxis, programação cultural, horários de serviços de restaurante, área de lazer, cardápios, taxas de câmbio entre outros.
O sistema pode ser elaborado em vários idiomas, atendendo com excelência estabelecimentos que recebem muitos estrangeiros. Essa opção também colabora para reduzir os custos de gestão e para oferecer maneiras menos burocráticas de interação com os clientes.
3. Soluções em telefonia
A conectividade pode ser ampliada, inclusive, internamente, trazendo otimização e qualidade de serviços de telefonia realizadas entre apartamentos assim como entre os clientes e demais setores do hotel.
A modernização do sistema de telefonia pode ser realizada com a instalação de projetos de PABX com alto desempenho, com ferramentas e softwares que oferecem qualidade de telefonia móvel ou fixa. Este tipo de sistema evita interferências nas ligações, oferece segurança de dados e reduz tempo na fila de espera de atendimento.
As ferramentas de telefonia digital oferecem grande potencial de expansão, adequadas para estabelecimentos de grande estatura. O perfil modular de telefonia é capaz de interagir também com outros programas, que podem elevar o nível de qualidade das ligações pelas funcionalidades que oferecem.
Dentre as opções que podem ser acionadas, estão canais de atendimento simultâneo, gravação de ligações e interação facilitada entre os quartos.
4. Aplicativos de integração da comunicação
Para melhorar a produtividade do estabelecimento, sistemas de governança digital conseguem aprimorar as atividades trazendo uma gestão mais eficiente. A solução oferece autonomia, de forma a controlar com precisão as reservas, controle de frigobar, estoque de rouparia, equipes corporativas entre outros.
Os aplicativos oferecidos dentro deste sistema são desenvolvidos com uma navegabilidade intuitiva, sendo uma ferramenta acessível para todos os funcionários de hotel, desde camareiras, recepcionistas até a gerência e administração.
Podendo ser instalado em smartphones, tablets e computadores, o sistema integra a comunicação dos funcionários, registrando as movimentações e atividades. Ele também pode auxiliar a desenvolver melhorias na prestação de tarefas, controlando melhor o desempenho profissional da equipe.
5. Serviços personalizados
A procura por estabelecimentos que ofereçam um atendimento moderno e diferenciado tende a crescer a cada dia. Estima-se que cerca de 60% dos clientes de hotéis acessem as suas reservas por meio digital, tornando a tecnologia uma grande aliada nas práticas de investimento.
Por isso torna-se essencial ampliar os benefícios de modernização também para os clientes. Uma internet de alta velocidade é certamente uma grande vantagem para o hóspede, principalmente quando inserido em um contexto corporativo.
Alguns hotéis oferecem as opções de check-in eletrônico, na forma de guichês ou aplicativos que podem ser acionados do hall, sem a necessidade da passagem obrigatória pela recepção. Outro serviço que está sendo implementado é o robô mensageiro, que entrega correspondências de modo automatizado para os hóspedes.
6. Gestão automatizada
A reunião de processos administrativos dentro de um sistema digital adequam a interação de diversas ferramentas, sendo uma maneira inteligente tanto no cotidiano quanto para elaborar relatórios e retornos.
Automatizar a gestão é também uma forma de melhorar o tempo de resolução de problemas, facilitando a identificação dos pontos falhos de serviços na empresa. Com custos operacionais reduzidos, a gestão automática pode reduzir o quadro de funcionários sem significar queda na qualidade das atividades prestadas.
7. Marketing digital
Como grande parte da mídia hoteleira é hoje direcionada para os meios digitais, todas as ferramentas absorvidas pela rede podem ser utilizadas para ampliar o seu espaço de divulgação.
Ter um canal de contato com os clientes é importante para receber feedbacks que podem ajudar a melhorar os serviços. O mailing também pode ser integrado ao banco de dados desde a recepção, tornando o marketing mais eficiente.
A conectividade entre diferentes filiais também corresponde às necessidades dos hóspedes atuais, que podem receber promoções e descontos por fidelização, aumentando o grau de satisfação com o estabelecimento.
A tecnologia na hotelaria traz ferramentas essenciais para impulsionar a gestão dos estabelecimentos, trazendo sucesso ao seu negócio. Com recursos que aliam inteligência e inovação, os sistemas trazem muito mais conforto e satisfação para os hóspedes.
Então, não perca tempo e conheça melhor as soluções para o seu hotel, entrando em contato conosco!