Tecnologia para concessionárias de veículos: quais não podem faltar?

Quando o assunto é tecnologia para concessionária, há ferramentas que são imprescindíveis para garantir a produtividade no dia a dia, um bom atendimento ao cliente e, consequentemente, melhores resultados financeiros.

Investir na implementação de recursos como sistema de gestão, CRM (Customer Relationship Management) e PABX é uma forma de otimizar a rotina e permitir que os funcionários se dediquem com mais afinco ao core business do negócio: vender veículos.

Além das ferramentas citadas acima, para garantir o melhor desempenho da equipe, é essencial investir em recursos como celulares corporativos, aplicativos próprios para a interação com o cliente, sistema para digitalização de documentos e para guardar arquivos na nuvem.

Tecnologia para concessionária? Veja quais não podem faltar agora!

Sistema de gestão

Ter um sistema de gestão é passo importante para garantir que a concessionária permaneça competitiva no mercado. Apostar na implantação de uma ferramenta do tipo torna o dia a dia mais fácil a partir do momento em que todos os dados da empresa estão centralizados em um só lugar, podendo ser acessados com rapidez sempre que necessário.

São diversos os sistemas de gestão disponíveis no mercado, cada uma deles com características diversas. Para acertar na hora da escolha, é essencial buscar funcionalidades que atendam às necessidades da concessionária.

Entre os recursos disponíveis estão os avisos para alertar sobre contas a pagar, a receber e quando uma venda for concretizada; cadastros de clientes, fornecedores etc; e relatórios, funcionalidade que permite análise completa de setores financeiros e comparativo entre vendedores, além de informações contábeis e metas.

CRM

Uma tecnologia que faz toda a diferença para a empresa é o CRM. Esse tipo específico de software (que pode, até mesmo, fazer parte de um sistema de gestão) tem foco total no cliente e no relacionamento que ele tem com a empresa.

Ao implementar um CRM na sua concessionária você integra sua estratégia de marketing com os processos de negócios. Isso permite identificar, acompanhar e gerenciar toda a relação estabelecida com os clientes, garantindo sua satisfação.

Entre as vantagens de investir em um CRM estão otimizar as estratégias de marketing adotadas pela concessionária, revertendo-as em mais vendas. Além disso, o sistema auxilia na tomada de decisão por mostrar rapidamente para os vendedores os hábitos de compra de cada cliente. O CRM pode ser customizado para atender às necessidades específicas da sua empresa, o que aumenta ainda mais sua eficácia.

PABX

Se o CRM permite conhecer os hábitos de compras e características da carteira de clientes da sua concessionária, o sistema PABX agiliza de forma incrível a comunicação dentro da empresa. A ferramenta funciona como uma central telefônica particular, redirecionando as ligações recebidas para os aparelhos telefônicos distribuídos por toda a companhia.

Adotar um sistema PABX na sua concessionária torna a interação entre os funcionários mais ágil, o que leva a redução de custos e rapidez na tomada de decisões. Concessionárias que contam com várias unidades se beneficiam da ferramenta a partir do momento em que podem fazer reuniões produtivas a distância entre os times e interligar profissionais que fazem parte de departamentos estratégicos.

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Celulares corporativos

Investir em celulares corporativos é uma forma de garantir que todos os profissionais que trabalham na sua concessionária tenham em mãos um aparelho que permita que eles desempenhem suas tarefas da melhor maneira possível.

Outro benefício de adotar a tecnologia para concessionária é a chance de estabelecer um controle de gastos eficiente, sabendo exatamente cada profissional gasta com ligações e afins. Um telefone corporativo facilita, ainda, a instalação de aplicativos que podem ajudar a rotina da empresa, como ramal móvel, solução que permite o uso do celular como ramal PABX, para fazer ou receber ligações.

Aplicativos para interação com clientes

Na hora de avaliar as tecnologias que podem ser usadas na sua empresa, considere ainda a adoção de aplicativos que tornem a interação com os clientes mais simples. Apps de mensagens instantâneas, por exemplo, pode ser usados para melhorar a comunicação, permitindo que os vendedores estejam sempre disponíveis quando forem procurados e interajam com o cliente assim que possível.

WhatsApp e Facebook Messenger estão entre as opções mais conhecidas e, melhor, gratuitas! É possível enviar mensagens de texto, fazer ligações sem pagar tarifa e trocar arquivos por meio dos aplicativos. As duas alternativas permitem a criação de grupos com pessoas específicas.

Recentemente, o WhatsApp lançou uma versão exclusiva para empresas, que oferece, entre outros recursos, a possibilidade de criar um perfil comercial com informações importantes para os clientes, como endereço e descrição do negócio; e acesso a métricas como número de mensagens enviadas, lidas e entregues.

A ferramenta Respostas Rápidas permite salvar as mensagens que são enviadas com frequência para que você possa usá-las novamente para responder perguntas comuns de clientes com agilidade.

Digitalização de documentos

Outra tecnologia útil para uma concessionária é digitalização de documentos. São várias as opções disponíveis no mercado, que permitem transformar seus arquivos em papéis em materiais digitais.

Investir nessa transformação é útil em diversos sentidos: você aumenta a segurança dos arquivos; facilita a edição e a gestão dos dados; e, ainda, restringe o acesso de determinadas informações a alguns funcionários estratégicos.

Armazenamento na nuvem

Assim como a digitalização de documentos, implementar o uso de armazenamento na nuvem para os arquivos da sua concessionária é uma forma de manter documentos estratégicos seguros e, principalmente, acessíveis.

Ao armazenar seus arquivos na internet há a vantagem ainda de poder acessá-los em qualquer lugar que estiver, até mesmo por tablet ou celular. É possível ainda compartilhar documentos com a equipe e editá-los online.

Use essas opções de tecnologia para concessionária para desburocratizar processos, manter sua empresa competitiva e produtiva no mercado. Além de agilizar processos de rotina, adotar sistemas como CRM, PABX e aplicativos melhora a satisfação dos clientes e, consequentemente, os resultados financeiros alcançados pelo negócio.

Para ter sucesso na implantação das ferramentas, avalie se elas possuem as funcionalidades que sua concessionária precisa, assim como o custo-benefício. Ao pesquisar as diversas opções do mercado, você aumenta suas chances de fazer as melhores escolhas.

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