tipos de chatbots

Conheça os 3 tipos de chatbots e como contratar

Uma das tecnologias que mais tem chamado a nossa atenção, com certeza, são os atendimentos digitais autônomos — e variados são os tipos de chatbots, (termo pelo qual são chamados esses atendimentos), desenvolvidos atualmente no mercado. Muito do desenvolvimento dessa ferramenta se deve aos crescentes benefícios gerados por ela às empresas modernas.

São inúmeras as vantagens movidas pelo fato de os recursos avançados de programação estejam se tornando cada vez mais acessíveis — e é o que está facilitando, principalmente, o processo de inovação interna e externa das empresas a um nível jamais imaginado.

Com o acesso garantido a essas fermentas, as companhias têm um maior controle e podem monitorar de forma mais eficiente os resultados. Além disso, elas também têm acesso às últimas tendências do mercado e podem rapidamente adaptar sua estratégia para atender às novas demandas.

Para ajudar você, que procura nesses processos um meio de otimizar setores da sua empresa, saiba que a Leucotron está aqui para oferecer o apoio necessário. Para o cumprimento dessa tarefa, vamos explorar, neste texto, de forma breve, como os chatbots funcionam e quais os seus principais tipos.

Além de mostrar dicas valiosas sobre como contratar esse recurso, sem o risco de acabar fazendo um mau investimento.

O que é um chatbot?

Um chatbot é um programa de computador que simula uma conversa humana, geralmente por meio do uso de Inteligência Artificial. Em alguns casos, os chatbots são capazes de realizar tarefas específicas, como para reservar uma mesa ou para comprar um produto online.

Essa tecnologia tem sido mais usada recentemente para ajudar as pessoas a se comunicarem com empresas para resolução de problemas e solicitações de serviços. Além disso, a tecnologia dos chatbots também está sendo usada para fins ainda mais criativos, como entretenimento e educação a distância.

É uma ferramenta muito útil para conversar com seu cliente, usando uma linguagem bem próxima da natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais; e tudo isso de maneira autônoma.

Quais são os tipos de chatbots que existem?

Confira, abaixo, os 3 tipos de chatbots mais utilizados atualmente no mercado, seguida de uma breve explicação sobre os detalhes de cada uma das versões da ferramenta. Acompanhe.

1. Chatbots de fluxos pré-definidos

A maneira mais simples de explicar chatbots desse tipo é: são robôs de mensagens com início, meio e fim programados. Em outras palavras, um chatbot que inicia uma conversa com o usuário, mantém a conexão em andamento durante seus processos pré-definidos e termina a interação quando o objetivo do chatbot foi alcançado.

Os chatbots desse tipo podem ser úteis para um número diversificado de tarefas — por exemplo, para reservar um hotel ou restaurante, ajudar você durante compras online ou marcar consultas médicas. Os programas estão cada vez mais populares e se tornando uma ferramenta indispensável para as empresas que buscam melhorar sua relação com os clientes.

Outros exemplos de uso da ferramenta podem ser encontrados:

  • em mensagens de boas-vindas, quando o bot pode enviar uma mensagem agradecendo a presença dos novos usuários e fornecer instruções sobre como usar o próprio chatbot;
  • fluxo de conversação básico, um chatbot que pode seguir um fluxo preestabelecido para que os usuários possam realizar tarefas simples, como fazer reservas ou rastrear o status do pedido baseado em uma identificação.

2. Chatbots de identificação de intenções

São sistemas treinados por meio de Machine Learning para identificar a intenção do usuário através de sua fala ou do texto enviado. Eles conseguem interpretar o contexto e a intenção por trás das perguntas e comandos do usuário e, em seguida, fornecer as respostas adequadas.

Esses chatbots podem ser muito úteis em uma variedade de cenários, como pesquisa e compras online, assistentes virtuais especializadas, auxílio na educação das pessoas, entre muitas outras possibilidades.

3. Chatbots mistos

Os chatbots mistos são aqueles que utilizam um pouco dos dois tipos anteriores. Eles podem ser capazes de identificar as intenções do usuário, assim como seguir fluxos pré-definidos para a realização de tarefas específicas.

Um exemplo desse tipo de chatbot é o assistente virtual da Amazon, a Alexa. Ela pode não apenas responder a perguntas genéricas, como “Alexa, qual a temperatura hoje?”, mas também pode seguir um fluxo pré-definido para realizar uma tarefa específica, como “Alexa, pedir uma pizza”.

Outro exemplo prático de uma implementação de sucesso dessa tecnologia é a ferramenta disponibilizada pela Leucotron: entre sua gama de serviços está um bot de atendimento telefônico, o PhoneBOT Leucotron. Na página, você encontra vários detalhes sobre o recurso.

Como os chatbots têm sido utilizados pelas empresas?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de chatbots, vamos mencionar brevemente sobre como eles têm sido utilizados pelas empresas para que você entenda sobre as possíveis aplicações. Confira!

Marketing

A área de Marketing tem sido muito beneficiada pelo uso da tecnologia, independentemente de qual seja o objetivo. Com o uso dos chatbots, não é diferente. Por meio dele, há a possibilidade de otimizar o atendimento e de garantir mais satisfação por parte dos clientes, uma vez que as respostas serão mais ágeis, aumentando a credibilidade de seu negócio.

Além disso, o uso de chatbot no Marketing tem a possibilidade de aumentar as oportunidades de captação e qualificação de leads, de fazer a nutrição de contatos, bem como a possibilidade de coletar dados sobre o mercado que você deseja investir de forma mais efetiva.

Vendas

Assim como na área de Marketing, o chatbots em vendas também tem muita serventia. Por meio dessa solução, há a possibilidade de a empresa estabelecer um relacionamento mais próximo com um lead que tem potencial em se transformar em cliente, informando as possibilidades de comunicação e também sendo um aliado para que o atendimento tenha uma resposta mais ágil para o seu prospect.

Também é uma oportunidade para que a sua equipe pare de depender apenas do cliente para um atendimento de telefone, pois há a possibilidade de utilizar outras ferramentas que tornam o contato multicanal. Por fim, torna todo o processo menos desconfortável para o potencial cliente, de modo que a credibilidade da sua empresa seja ampliada.

Quais os benefícios de um chatbot para a sua empresa?

Além dos ganhos que já mencionamos brevemente nas possibilidades de uso de um chatbot, existem outros benefícios que não podem ser deixados de lado. A seguir, a gente explica quais são eles.

Mais disponibilidade

Conforme mencionamos, o atendimento por meio do uso de chatbots se torna mais ágil. Porém, esse ponto não é o único ganho que deve ser levado em consideração. Quando você utiliza uma ferramenta como essa, há a oportunidade de contar com maior disponibilidade para o seu lead ou para o seu cliente, uma vez que está no ar sete dias por semana e 24 horas por dia.

Ou seja, a pessoa que gosta de solucionar suas pendências fora do horário comercial tem a possibilidade de entrar em contato com o seu negócio. Caso seja necessário um contato humano, a demanda já vai ser melhor direcionada, de modo que a experiência do cliente também seja aprimorada.

Possibilidade de contar com mais dados dos clientes

Com o uso do chatbot, a sua empresa também adquire a possibilidade de contar com mais dados dos clientes. Por meio dessa ferramenta, os dados que são importantes para que a sua empresa possa aprimorar as estratégias de Marketing e de Vendas podem ser solicitados, de modo que qualquer alteração que ocorra no mercado seja facilmente percebida pela sua equipe.

Naturalmente, esse é um diferencial competitivo que altera de forma muito positiva os ponteiros de seus resultados, o que fará com que a lucratividade também seja mais atrativa.

Como contratar um bom chatbot para minha empresa?

Primeiramente será necessário analisar qual a experiência e o tempo que a empresa se encontra no mercado. Saber qual é o principal segmento que a companhia mais tem sucesso e conhecer bem seus melhores clientes, é um divisor de águas aqui. No mundo da tecnologia, informação é tudo.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Busque empresas especialistas no mercado, como a Leucotron, para saber sobre todas as vantagens em adquirir esse serviço e conheça a fundo os planos (e os possíveis custos e valores adicionais da aquisição).

Seja sincero com seus novos parceiros, pois, para a melhor implementação possível de um serviço de chatbot, é preciso orientações claras do que deve ser feito. Assim, será possível o oferecimento das soluções corretas para os problemas e fazer os recursos investidos valerem realmente a pena.

A tecnologia utilizada, por quem oferece o serviço de chatbot, também é um requisito extremamente importante. Você deve saber se eles não estão parados no tempo, desatualizados. Na Leucotron, nós levamos a sua empresa muito a sério! Nossos equipamentos e a tecnologia que usamos são de ponta, constantemente atualizadas, sendo as mesmas utilizadas nas melhores empresas do mundo!

Por fim, é fundamental que você atente para a qualidade do projeto oferecido, em relação aos seus objetivos, ao buscar um chatbot para sua empresa. Tenha muita atenção: se o serviço que você quer contratar não corresponder com as características psicossociais do cliente a ser atendido, será provavelmente rejeitado por ele e seu investimento jogado fora, não interessando o tipo de chatbot utilizado.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido de ótimo proveito para seu entendimento sobre o mercado atual de chatbots — e que tenha ajudado você a dar o próximo passo na otimização dos processos de atendimento da sua empresa!

Quer conhecer outros serviços oferecidos pela Leucotron e como podemos ajudar a sua empresa a ir mais longe? O Conecta Leucotron é uma Solução Omnichannel para Contact Center, totalmente online e com inúmeros recursos para otimizar o atendimento da sua empresa! Conheça agora mesmo.

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Com o acesso garantido a essas fermentas, as companhias têm um maior controle e podem monitorar de forma mais eficiente os resultados. Além disso, elas também têm acesso às últimas tendências do mercado e podem rapidamente adaptar sua estratégia para atender às novas demandas.

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Além de mostrar dicas valiosas sobre como contratar esse recurso, sem o risco de acabar fazendo um mau investimento.

O que é um chatbot?

Um chatbot é um programa de computador que simula uma conversa humana, geralmente por meio do uso de Inteligência Artificial. Em alguns casos, os chatbots são capazes de realizar tarefas específicas, como para reservar uma mesa ou para comprar um produto online.

Essa tecnologia tem sido mais usada recentemente para ajudar as pessoas a se comunicarem com empresas para resolução de problemas e solicitações de serviços. Além disso, a tecnologia dos chatbots também está sendo usada para fins ainda mais criativos, como entretenimento e educação a distância.

É uma ferramenta muito útil para conversar com seu cliente, usando uma linguagem bem próxima da natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais; e tudo isso de maneira autônoma.

Quais são os tipos de chatbots que existem?

Confira, abaixo, os 3 tipos de chatbots mais utilizados atualmente no mercado, seguida de uma breve explicação sobre os detalhes de cada uma das versões da ferramenta. Acompanhe.

1. Chatbots de fluxos pré-definidos

A maneira mais simples de explicar chatbots desse tipo é: são robôs de mensagens com início, meio e fim programados. Em outras palavras, um chatbot que inicia uma conversa com o usuário, mantém a conexão em andamento durante seus processos pré-definidos e termina a interação quando o objetivo do chatbot foi alcançado.

Os chatbots desse tipo podem ser úteis para um número diversificado de tarefas — por exemplo, para reservar um hotel ou restaurante, ajudar você durante compras online ou marcar consultas médicas. Os programas estão cada vez mais populares e se tornando uma ferramenta indispensável para as empresas que buscam melhorar sua relação com os clientes.

Outros exemplos de uso da ferramenta podem ser encontrados:

  • em mensagens de boas-vindas, quando o bot pode enviar uma mensagem agradecendo a presença dos novos usuários e fornecer instruções sobre como usar o próprio chatbot;
  • fluxo de conversação básico, um chatbot que pode seguir um fluxo preestabelecido para que os usuários possam realizar tarefas simples, como fazer reservas ou rastrear o status do pedido baseado em uma identificação.

2. Chatbots de identificação de intenções

São sistemas treinados por meio de Machine Learning para identificar a intenção do usuário através de sua fala ou do texto enviado. Eles conseguem interpretar o contexto e a intenção por trás das perguntas e comandos do usuário e, em seguida, fornecer as respostas adequadas.

Esses chatbots podem ser muito úteis em uma variedade de cenários, como pesquisa e compras online, assistentes virtuais especializadas, auxílio na educação das pessoas, entre muitas outras possibilidades.

3. Chatbots mistos

Os chatbots mistos são aqueles que utilizam um pouco dos dois tipos anteriores. Eles podem ser capazes de identificar as intenções do usuário, assim como seguir fluxos pré-definidos para a realização de tarefas específicas.

Um exemplo desse tipo de chatbot é o assistente virtual da Amazon, a Alexa. Ela pode não apenas responder a perguntas genéricas, como “Alexa, qual a temperatura hoje?”, mas também pode seguir um fluxo pré-definido para realizar uma tarefa específica, como “Alexa, pedir uma pizza”.

Outro exemplo prático de uma implementação de sucesso dessa tecnologia é a ferramenta disponibilizada pela Leucotron: entre sua gama de serviços está um bot de atendimento telefônico, o PhoneBOT Leucotron. Na página, você encontra vários detalhes sobre o recurso.

Como contratar um bom chatbot para minha empresa?

Primeiramente será necessário analisar qual a experiência e o tempo que a empresa se encontra no mercado. Saber qual é o principal segmento que a companhia mais tem sucesso e conhecer bem seus melhores clientes, é um divisor de águas aqui. No mundo da tecnologia, informação é tudo.

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Seja sincero com seus novos parceiros, pois, para a melhor implementação possível de um serviço de chatbot, é preciso orientações claras do que deve ser feito. Assim, será possível o oferecimento das soluções corretas para os problemas e fazer os recursos investidos valerem realmente a pena.

A tecnologia utilizada, por quem oferece o serviço de chatbot, também é um requisito extremamente importante. Você deve saber se eles não estão parados no tempo, desatualizados. Na Leucotron, nós levamos a sua empresa muito a sério! Nossos equipamentos e a tecnologia que usamos são de ponta, constantemente atualizadas, sendo as mesmas utilizadas nas melhores empresas do mundo!

Por fim, é fundamental que você atente para a qualidade do projeto oferecido, em relação aos seus objetivos, ao buscar um chatbot para sua empresa. Tenha muita atenção: se o serviço que você quer contratar não corresponder com as características psicossociais do cliente a ser atendido, será provavelmente rejeitado por ele e seu investimento jogado fora, não interessando o tipo de chatbot utilizado.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido de ótimo proveito para seu entendimento sobre o mercado atual de chatbots — e que tenha ajudado você a dar o próximo passo na otimização dos processos de atendimento da sua empresa!

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