WhatsApp Business API

WhatsApp Business API: como funciona e quais as suas vantagens?

Você sabe como funciona e quais são as vantagens do WhatsApp Business API? Que essa ferramenta está entre uma das mais importantes da nossa atualidade, não há dúvidas. Em todo mundo, são mais de 2 bilhões de usuários do aplicativo. Além disso, são cerca de 120 milhões de contas apenas no Brasil. No ano passado, foi a solução mais utilizada em nosso país, de acordo com a empresa de monitoramento App Annie.

Por essa razão, é essencial que as organizações também estejam presentes nessa solução. Foi aí que o grupo Meta (antigo Facebook) entendeu sobre a importância de ter algo específico para as organizações. Neste material, a gente explica sobre essa ferramenta. Entenda.

WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API surgiu em agosto de 2018. Antes disso, as empresas tinham apenas duas opções: ou comprava um chip comum para instalá-lo em um smartphone e deixar aquela conta exclusivamente dedicada ao negócio, ou utilizava o aplicativo do WhatsApp Business, lançado em janeiro de 2018.

Qual a diferença do último para o Business API? Na versão Business, apesar das múltiplas funcionalidades existentes e na necessidade de criar um perfil comercial, ainda havia a necessidade de ter a presença de um atendente humano. Ou seja, a ferramenta era baixada em um smartphone ou tablet e alguém da sua organização ficaria responsável em fornecer as respostas para os clientes que chegavam por esse canal.

No entanto, para organizações mais escaláveis e que recebem muitas mensagens por dia, ficaria inviável contar com essa funcionalidade como um meio de comunicação. Por essa razão, surgiu o WhatsApp Business API, cujo principal diferencial é a oportunidade de automatizar as conversas.

Quais as vantagens do WhatsApp Business API?

Como vimos, uma delas é a possibilidade de você tornar o processo mais otimizado. Porém, os benefícios não param por aí. Confira alguns outros diferenciais.

Escalabilidade

O primeiro deles diz respeito à escalabilidade do aplicativo. Por meio do WhatsApp Business API, a sua organização tem a oportunidade de escalar a comunicação da empresa. Consequentemente, as chances de atingir mais clientes aumentam consideravelmente, uma vez que vai haver a oportunidade de atender vários deles ao mesmo tempo.

Precisamos sempre levar em consideração que a comunicação pelo WhatsApp deve ser dinâmica. Da mesma forma que interagimos com frequência com nossos contatos, os clientes esperam ser atendidos de forma prática e rápida. Daí vem a necessidade de contar com ferramentas e soluções distintas que proporcionem essas características, garantindo a satisfação e a fidelização de sua base.

Respostas automáticas

Este tópico está diretamente ligado ao anterior. A partir do WhatsApp Business API, há a oportunidade de se construir fluxos conversacionais mais elaborados e automatizados. Para o cliente, esse é um diferencial e tanto. Afinal, há a possibilidade de tirar dúvidas sempre que necessário, sem que, para isso, a sua empresa precise necessariamente contar com um profissional à disposição da pessoa.

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Outra vantagem que está ligada a esse bom atendimento diz respeito à preservação de uma imagem positiva de seu negócio. Se a pessoa não for respondida em algum meio de comunicação, existem os riscos de ela ir a algum site de reclamações ou até mesmo nas suas redes sociais declarar insatisfação. Isso vai refletir diretamente na decisão de outros usuários sempre que eles pesquisarem sobre a sua organização, o que poderia afetar os resultados do negócio.

Mais credibilidade

O WhatsApp Business API também oferece à empresa mais credibilidade em relação aos seus consumidores. Em uma organização, existe a necessidade de fornecer ao cliente mais possibilidades para que ele possa tirar suas dúvidas e entrar em contato sempre que considerar pertinente. Caso o seu negócio forneça apenas um tipo de canal, as chances de ele esperar mais tempo do que o usual ou de não ter a oportunidade de conversar com a sua equipe aumentam consideravelmente.

Estar presente no WhatsApp, por si só, já é um diferencial, uma vez que se trata de um meio de comunicação instantâneo e de grade adesão por parte dos brasileiros. Por meio do aplicativo, a marca vai ganhar mais credibilidade, além de possibilitar uma construção de um relacionamento mais próximo e sólido com o público.

Além da fidelização, o negócio tem a possibilidade de garantir insights do cliente fiel, o que possibilita agir de forma proativa em vez de reativa. Consequentemente, os resultados tendem a ser mais promissores.

Oportunidades para o marketing

O marketing da sua empresa pode utilizar os dados gerados nos atendimento como oportunidades de negócios. As próprias estratégias de fidelização já mencionadas se encaixam nesse sentido, bem como na possibilidade de utilizar o canal como uma ação para qualificação dos leads.

Por meio da ferramenta, desde que o usuário tenha autorizado o envio de comunicações, a empresa pode encaminhar materiais para download, artigos para leitura ou até mesmo vídeos que produziu para o seu canal no YouTube, de modo que se torne cada vez mais autoridade no nicho de atuação e seja referência de mercado perante o seu potencial público.

Como utilizar o WhatsApp Business API?

O ideal é buscar por uma ferramenta no mercado que contribua para otimizar a gestão de comunicação de seu negócio. Existem soluções, por exemplo, que são 100% web e repletas de recursos para otimizarem o atendimento digital e, consequentemente, impulsionar as vendas.

O Conecta é a plataforma omnichannel da Leucotron que possibilita a integração oficial com o WhatsApp Business API, criação bots de texto e de voz, o uso da Inteligência Artificial do Google, além de integrar outros sistemas via API, o que proporciona ganhos de produtividade em diferentes etapas do processo.

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