Qual a vantagem da locação de central telefônica?

A locação de central telefônica e de equipamentos de telefonia é uma alternativa viável à compra, trazendo vantagens que, na aquisição, não seriam possíveis. Por exemplo, a modernização constante dos aparelhos e a diminuição de custos.

Ao optar pelo aluguel, você poderá otimizar o seu planejamento de TI e, como gestor, obter informações estratégicas do fornecedor dos equipamentos que podem ajudar a melhorar o atendimento ao consumidor.

Quer saber mais sobre o porquê de optar pela locação em vez da compra? Então, veja os principais benefícios que isso gera a seguir!

Redução de custos no negócio

A primeira vantagem é econômica, uma vez que você não precisará desembolsar um valor significativo para a aquisição de todos os equipamentos necessários para montar a sua estrutura de telefonia. Dessa forma, você conseguirá preservar o seu capital de giro para investimentos em TI ligados à atividade-fim da companhia e ainda poderá adequar o pagamento mensal da locação — uma quantia menor — ao seu fluxo de caixa.

Aliás, o montante das mensalidades geralmente é pré-definido, durante o tempo de contrato, com correção anual ajustada pelo índice de inflação (IGP-M). Isso possibilita um planejamento mais adequado dos desembolsos.

Também há a eliminação da perda de valor dos equipamentos devido à depreciação, bem como dos custos de imobilização. Outro ponto de economia está na não necessidade de contratação de suporte técnico para manutenção, já que isso ficará a cargo do fornecedor dos aparelhos alugados. Além do mais, há a eliminação de custos com gestão e controle do parque tecnológico.

Garantia de resultados otimizados de rede

Outro ponto interessante é que a locação colabora para a obtenção de resultados otimizados de rede, uma vez que o fornecedor dos aparelhos poderá realizar, em conjunto com a sua equipe, uma avaliação precisa das necessidades do negócio. Logo, será possível efetuar um dimensionamento mais acertado dos dispositivos que serão alugados.

Desse modo, você receberá os aparelhos mais alinhados ao que precisa. Em uma aquisição, por sua vez, caso haja erros no levantamento das necessidades corporativas, você terá de ficar com dispositivos que não servem exatamente às especificidades da sua empresa.

Há também o apoio dado pelo fornecedor, que pode oferecer serviços adicionais, como colaboração no controle do inventário. Isso facilita qualquer tipo de levantamento de informações e a execução de pesquisas sobre aparelhos, contratos e fluxos de dados de entrada e saída.

Modernização tecnológica constante

Com a locação de central telefônica, você passa a contar com aparelhos modernos e atualizados constantemente, transferindo, inclusive, o custo econômico da obsolescência para o proprietário deles.

Por exemplo, se você locar um PABX por três anos, após esse prazo, será possível renovar o acordo e pegar um dispositivo mais novo, eficiente e moderno. Isso significa que você terá acesso simplificado a tecnologias de ponta, inclusive recebendo as atualizações dos programas instalados nos dispositivos locados.

Dessa forma, poderá manter ou elevar o nível do atendimento ao cliente devido a soluções aperfeiçoadas frequentemente, que podem até trazer novos recursos.

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Manutenção frequente

A manutenção da sua central de telefonia também passa a ser frequente, sendo feita pelo fornecedor do equipamento ou por empresas credenciadas por ele. Aliás, o custo desse serviço normalmente já está contemplado no contrato de aluguel. Isso exclui a necessidade de gastos adicionais ou de contratação de profissionais, como aconteceria caso comprasse os aparelhos.

Garantia de disponibilidade de equipamentos

É importante destacar que os trâmites de locação costumam ser ágeis, bem como a entrega dos aparelhos. Tudo para que você comece a utilizar a sua central telefônica o quanto antes. Além disso, há grande rapidez no reparo ou na troca de equipamentos que apresentam defeitos, o que ajuda a manter a disponibilidade dos serviços fornecidos por meio deles.

Normalmente, o fornecedor entrega peças de reposição, ou uma espécie de kit de sobressalentes, que ficam armazenados e disponíveis na sua empresa. Eles podem ser usados para substituição imediata de aparelhos com problemas, assegurando a continuidade dos serviços de comunicação e, graças a isso, contribuindo para a manutenção da produtividade em TI de sua equipe.

Em outras palavras, dificilmente sua equipe ficará parada sem poder usar os aparelhos por muito tempo, fato que poderia ocorrer com itens comprados, já que seria necessário enviá-los para o conserto ou adquirir novos itens. Em ambos os casos, os custos envolvidos podem retardar o retorno às atividades até que os valores para compra ou reparo estejam disponíveis.

Os equipamentos danificados, assim com os obsoletos, são levados e armazenados no fornecedor, ou seja, não será preciso se preocupar com o descarte deles.

Diversificação dos dispositivos

Existem muitos modelos de centrais PABX digitais, analógicos e híbridos, bem como sistemas de comunicação unificada avançados que podem entregar funcionalidades úteis para a sua empresa.

Comprar todos é economicamente desinteressante, uma vez que pode exigir grande investimento. No entanto, com a locação, é possível negociar o aluguel de uma grande variedade deles, além de acordar a troca constante dos aparelhos por versões diferentes, inovadoras e mais modernas.

Customização do contrato de locação de central telefônica

É importante destacar que a negociação da locação pode ser customizada conforme as necessidades da sua empresa. Você poderá, por exemplo, alugar a sua central telefônica pelo tempo que desejar e de acordo com a demanda de seu negócio.

Suporte especializado

Você contará com o suporte técnico de uma equipe certificada para manutenções, reparos e treinamentos sobre como utilizar adequadamente os equipamentos locados. Além disso, receberá apoio durante o processo de escolha e de implementação das tecnologias de telefonia na sua empresa.

Por conta disso, você diminui as chances de adquirir dispositivos indevidos, ineficientes ou que não são recomendados para o tipo de serviço que sua organização deseja implantar.

Como visto, são muitos os benefícios obtidos com a locação de central telefônica. Por isso, vale a pena considerar essa opção quando for trocar os equipamentos atuais da sua área de atendimento telefônico ou quando considerar montar uma estrutura desse tipo para se relacionar melhor com os seus clientes.

Agora que você já sabe quais os benefícios da locação de central telefônica, que tal descobrir como encontrar o fornecedor ideal de telefonia para contratar esse serviço?

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