Conheça 7 vantagens do chatbot para hotel
O sucesso de um empreendimento hoteleiro se deve, em grande medida, à excelência de seu atendimento. Mesmo sendo um campo que exige a atenção dos gestores, um dos grandes desafios é coordenar as soluções em tecnologia para uma experiência de qualidade.
Ao mesmo tempo, na retomada do turismo, a eficiência de custos e produtividade nunca foi tão importante. Este é outro ponto que favorece as soluções tecnológicas que auxiliam na construção de uma experiência diferenciada ao hóspede. Elas geram satisfação, e também um ganho operacional significativo. Aqui se destacam aquelas que permitem automatização, o que exige menos atuação humana, com a utilização de Inteligência Artificial, o que garante o nível do serviço.
O chatbot é uma dessas ferramentas. Trata-se de um assistente 24 horas, que proporciona melhorias e pode ser instalado independentemente do tamanho do hotel. Com o crescimento enorme da utilização do WhatsApp, hoje presente em 98% dos celulares no Brasil, além da popularização de outros canais digitais, os bots vem ganhando a cena. E fazendo a diferença no mercado hoteleiro.
Neste contexto, vamos apresentar as principais vantagens do chatbot e os motivos pelos quais ele pode ser essencial para seu hotel. Confira.
1. Conversão de leads
São muitas as formas como as pessoas podem tomar conhecimento do hotel, especialmente nos meios digitais. Diante disso, o chatbot pode ser acionado por um site, por anúncios nas redes sociais, por landing pages e até mesmo por QR Codes em ambientes físicos e materiais impressos. A partir dos diálogos com um bot, é possível qualificar os hóspedes atuais e futuros, e trabalhar ações específicas de marketing e vendas, dentro das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para converter mais leads, por exemplo, é possível selecionar aquelas pessoas que cotaram uma hospedagem pelo chatbot e desistiram. Com tais dados em mãos, um atendente humano pode telefonar, conversar, entender, ofertar e “reatar” com estes leads. Na prática, isso significa um aumento no número de reservas que, sem um bot, teriam sido perdidas.
2. Automatização de serviços
Atualmente, uma grande parte de processos ligados à informação e a parte burocrática do expediente com os clientes podem ser realizadas por ferramentas de tecnologia. Canais de suporte digitais, ao contrário do que se pensa, podem trabalhar com um bom nível de personalização, facilitando funções coordenadas por recepcionistas ou operadores telefônicos.
O chatbot pode ser configurado para responder dúvidas de hóspedes, trazer informações sobre os serviços oferecidos, como suporte para serviço de quarto, entre outros que podem ser desenvolvidos com segurança diretamente com o setor de tecnologia da informação.
A implementação do chatbot para realizar essas tarefas traz maior tranquilidade para a equipe, que fica liberada de funções automáticas para desempenhar um atendimento com maior dedicação e autonomia.
3. Agilidade no atendimento
A interação proporcionada pelos dispositivos eletrônicos e canais digitais como o WhatsApp provocou uma mudança de comportamento que busca cada vez mais agilidade nos processos do dia a dia. O chatbot proporciona a rapidez no atendimento, fazendo com que as pessoas esperem menos para realizar o que precisam.
Como é um canal que funciona por programação ou com o auxílio de Inteligência Artificial, o retorno é acionado imediatamente, o que evita tempo de espera. Ao administrar os menus com opções de serviços ou diálogos mais fluídos, o suporte se torna mais objetivo, otimizando as resoluções.
Quando é necessário encaminhar o atendimento para um profissional, o chatbot direciona a chamada de modo automatizado. O funcionário pode receber a chamada com o histórico das solicitações, sem a necessidade do consumidor repetir os dados já colocados anteriormente.
4. Monitoramento de métricas
As métricas geradas por uma atuação Omnichannel possibilitam uma gestão muito mais apurada, além de dados que permitem uma melhor tomada de decisões. A tecnologia nos hotéis permite que os acessos sejam gravados e traduzidos em estatísticas e análises úteis para a elaboração de métodos de desenvolvimentos.
Esse é um ganho bastante significativo para as equipes administrativas. O histórico de utilização dos chatbots são uma fonte de informação qualificada para gestores, que podem identificar quais são as principais fontes de satisfação e insatisfação de seus clientes a partir das informações trocadas pela interface.
Esse recurso pode ser utilizado de forma integrada com softwares mais completos como os de governança, trazendo uma visão global do funcionamento estratégico do hotel.
5. Inovação nos serviços
Os clientes adoram serviços que trazem novidades, principalmente aquelas que oferecem um atendimento cuidadoso e eficiente. O chatbot implementado ao serviço de quarto, por exemplo, é uma comodidade que o hóspede ganha em termos de privacidade.
Além de ser um assistente para qualquer hora, o chatbot também pode oferecer produtos, notificar descontos e tornar-se um verdadeiro companheiro dos clientes durante a estadia. A autonomia proporcionada pela ferramenta traz uma sensação de bem-estar, por colocar às mãos do hóspede várias soluções de forma fácil e prática.
6. Mobilidade para sócios e gerentes
Melhorar o atendimento de um hotel significa monitorar de perto os processos desenvolvidos e a expectativa das metas. Com o chatbot, sócios e gerentes podem acessar remotamente o histórico gerado e assim visualizar o andamento das tarefas.
A automação de funções é revertida em um tempo maior que pode ser utilizado para viagens para verificar unidades fora da sede, tornando mais fácil o agendamento de treinamentos e rodadas de negócios. Com maior tempo, é possível fazer reuniões com tranquilidade, dando maior atenção para os colaboradores a fim de chegar às soluções mais adequadas.
7. Versatilidade de idiomas
Com o trânsito facilitado de executivos e turistas, torna-se indispensável que o atendimento ofereça opções básicas de línguas estrangeiras. Os recursos digitais são a maneira mais simples de implementar um serviço bilíngue ou mesmo trilíngue, aumentando as competências da recepção.
O inglês e espanhol são as línguas mais faladas depois do português, e podem ser algumas das soluções determinadas para oferecer este recurso nos chatbots. Caso o hotel tenha um público específico, é possível adicionar a função personalizada com o auxílio da inteligência artificial.
Fácil implementação e bom custo-benefício
Qualificar o tempo dos clientes e funcionários é uma grande vantagem do chatbot. Embora muitos gestores tragam dúvidas, é um sistema fácil de ser implementado. Em termos de investimentos, a ferramenta é um bom custo-benefício, pois oferece melhorias ampliadas para todos os setores do hotel, direta e indiretamente.
Entender melhor as vantagens do chatbot e o que cada solução em tecnologia oferece para a sua empresa faz com que as implementações sejam melhores aproveitadas. Otimizando cada detalhe do atendimento, o serviço torna-se aos poucos excelente e traz reconhecimento para o hotel.
Agora que você já conhece as vantagens de um chatbot para hotel, que tal adotar a ferramenta para o seu empreendimento? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite informações.