automatizar atendimento ao cliente

Por que e como automatizar o atendimento ao cliente?

Você já pensou em automatizar o atendimento ao cliente? Buscar estratégias para melhorar a experiência das pessoas que chegam ao seu negócio deve ser uma prioridade para qualquer empresa, independentemente do nicho de atuação. Afinal, é por meio dessa prática que seu negócio tem a oportunidade de aprimorar os resultados e garantir que as metas pré-estabelecidas sejam alcançadas com mais facilidade.

A automatização é um desses pontos que pode impactar diretamente a percepção que as pessoas têm sobre sua empresa, uma vez que os diferenciais são muitos. Neste material, explicaremos em mais detalhes os ganhos que essa prática traz, além de ressaltar dicas práticas que podem ser implementadas por quem deseja investir nessa ação. Continue a leitura e saiba mais!

Por que automatizar o atendimento ao cliente?

Primeiro, é importante analisarmos alguns dos principais benefícios da automatização do atendimento ao cliente. A seguir, explicaremos quais ganhos sua empresa pode identificar nesse sentido. Confira!

Melhoria na eficiência

O primeiro ponto a ser destacado é a melhoria na eficiência do seu negócio. Muitas vezes, o cliente que chega ao seu canal quer apenas tirar uma simples dúvida, que pode ser respondida por canais de atendimento específicos. Caso não haja uma solução em seu empreendimento, a pessoa responsável por esse trabalho precisa parar todas as suas atividades para responder a perguntas comuns feitas pelo público.

Nesse cenário, o cliente já esperou alguns minutos, e o profissional, que poderia estar se dedicando a atividades mais estratégicas, precisa atender a um questionamento simples. Com a automatização, esse problema é minimizado, permitindo que a pessoa que solicita informações seja direcionada ao atendimento de um profissional apenas quando realmente houver essa necessidade.

Em uma situação hipotética, um cliente que deseja saber o horário de funcionamento do seu negócio deseja encontrar uma resposta rápida. Com um sistema automatizado, não há necessidade de os profissionais de seu negócio interromperem questões estratégicas para essa resposta, além de haver um retorno imediato para a sua audiência. 

Aumento na velocidade de resposta

Existem alguns canais de atendimento nos quais os usuários naturalmente consideram a necessidade de obter uma resposta rápida, como o WhatsApp, por exemplo. Trata-se de um aplicativo de mensagens instantâneas, e o próprio nome sugere a “urgência” que as pessoas têm em ter suas dúvidas respondidas. Caso haja uma demora significativa para obter qualquer tipo de retorno, existe o risco de insatisfação, e a reputação do seu negócio nos diferentes canais digitais pode ser prejudicada.

Porém, com a automatização, como vimos, muitas respostas simples são oferecidas diretamente pelo bot programado. Além disso, se houver necessidade de transferência, as mensagens automáticas podem fornecer um tempo estimado para alinhar as expectativas. Com isso, você terá clientes mais satisfeitos, aumentando as chances de fidelização e indicação.

Imagine um cliente frustrado por esperar dias por uma resposta, impactando diretamente em sua experiência. Ao buscar por uma outra empresa, ele percebe que o retorno foi muito mais rápido. Naturalmente, vai optar por aquela que ofereceu um retorno melhor. 

Como automatizar o atendimento ao cliente?

Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios da automatização no atendimento ao cliente, é hora de entender como implementar essa estratégia de maneira efetiva. A seguir, trouxemos algumas dicas.

Uso de chatbots 

Ao longo deste material, mencionamos brevemente o uso de chatbots para fornecer respostas imediatas às perguntas mais simples, além de reduzir significativamente o tempo de resposta. Mas como escolher o chatbot ideal para suas necessidades? Antes de mais nada, é fundamental avaliar o tempo de resposta da ferramenta que você está considerando, além de optar por uma solução que não exija muitos dados pessoais de seus clientes, já que isso pode impactar a satisfação deles.

O ideal é preferir ferramentas que utilizem Inteligência Artificial, pois elas permitem aprimorar continuamente o atendimento, garantindo uma experiência positiva para o cliente. E, claro, não se esqueça de disponibilizar suporte humano, pois, em muitas situações, ele será necessário para resolver questões mais complexas apresentadas pelos clientes.

WhatsApp Business 

Muitas pessoas já utilizam o WhatsApp como uma ferramenta de comunicação com os clientes. Porém, o mais indicado é utilizar o WhatsApp Business. Como o próprio nome já sugere, trata-se da ferramenta de comunicação da marca voltada exclusivamente para as empresas, que já contam com funcionalidades próprias para quem deseja profissionalizar o seu atendimento e possibilitar que seus usuários tenham as respostas solicitadas, independentemente de quais sejam elas. 

Entre as funções que melhor impactam no relacionamento com o cliente, destacamos especialmente: 

  • ter a oportunidade de rotular seus contatos;
  • contar com mensagens personalizadas de acordo com o objetivo (exemplo: existe a possibilidade de trazer uma saudação para o seu cliente, de modo que ele saiba quando será atendido ou saiba quais são os momentos em que não vai haver nenhum tipo de contato humano); 
  • ter respostas rápidas segundo alguns comandos específicos; 
  • contar com estatísticas sobre as mensagens, de modo que a empresa identifique os períodos de maior de demanda e aqueles mais tranquilos; 
  • ter etiquetas de contato, o que contribui para achar as pessoas com mais eficiência, entre outros.

CRM

Ter uma ferramenta de CRM será um grande diferencial para a sua empresa, seja qual for o nicho de atuação. Por meio dela, tanto a gestão quanto o marketing e as vendas terão informações completas a respeito de sua base de clientes, de modo que as campanhas realizadas possam ser direcionadas especificamente para quem realmente vai enxergar valor naquele material.

Além disso, por meio dessa solução, você tem a oportunidade de contar com as informações centralizadas em um único espaço, ter um conhecimento mais aprofundado a respeito de seus clientes, bem como criar oportunidades de negócio. No que diz respeito à automatização, poderá enviar um grande volume de mensagens de uma só vez de forma segmentada, com estratégia e com relatórios para monitorar de perto os resultados.

Service desk

Por fim, destacamos de forma breve o service desk. A partir desse tipo de serviço, você tem a possibilidade de oferecer uma solução de alta performance para atender os seus clientes, contando com qualidade das informações transmitidas e com processos mais ágeis, além de um custo baixo.

Quanto aos relatórios, ainda tem acesso ao histórico de chamados, o que contribui diretamente para que você avalie quais são as principais informações que chegam e como solucioná-las.

E então, o que acha de conhecer um pouco mais sobre formas de automatizar o atendimento ao cliente? Investir em automação é uma maneira de transformar a experiência do seu público, tornando cada interação mais ágil e eficiente. Além de elevar a satisfação dos seus clientes, você otimiza processos e ganha tempo para focar no que realmente importa: fazer seu negócio crescer. Aproveite agora e implemente soluções que revolucionem seu atendimento!

Se você deseja ainda entender como a solução da Leucotron, entre em contato com nossos especialistas e saiba como implementar soluções de automação na sua empresa.