Chatbot para vendas: como usar essa ferramenta para alcançar melhores resultados?
Visando alcançar grandes resultados no mercado de serviços e garantir a sustentabilidade do negócio, muitos empresários têm visto no investimento tecnológico uma estratégia eficaz para aumentar a sua produtividade e garantir cada vez mais a entrega de um atendimento de qualidade. Dentro desse contexto, podemos perceber um crescente uso de ferramentas que auxiliam no gerenciamento de dados e na automatização de processos dentro da empresa.
Desse modo, as organizações que não se preocupam com esse tema ou o negligenciam acabam perdendo grandes oportunidades, podendo até mesmo sofrer a estagnação das suas atividades. Para evitar esse tipo de situação, é fundamental estar atento às soluções disponíveis na atualidade. Uma delas são os chatbots para vendas, que cumprem a função de otimizar o trabalho de recepção de clientes e possibilita gerar maior eficiência no atendimento.
Caso você não tenha noção sobre esse tema, preparamos este artigo contendo dicas de como usar o chatbot para vendas e alcançar melhores resultados. Acompanhe.
Como o uso de chatbot pode aumentar as vendas?
Antes de mais nada, convém falarmos no que consiste o chatbot. Traduzindo para o português, temos a junção de duas palavras: conversa e robô. Assim, podemos entender que se trata de um recurso com a capacidade de desenvolver conversas automáticas com o consumidor, resolvendo problemas pontuais e dúvidas frequentes.
Com a popularização dessa tecnologia, atualmente já existem diversas linhas de chatbots que permitem realizar funções diversas segundo o perfil de cada atendimento. Com isso, podemos pontuar uma infinidade de vantagens que esse meio pode oferecer para a empresa em termos de aumento nas vendas. Um deles é a maior praticidade e eficiência na resolução de problemas.
Isso porque quando uma organização conta apenas com colaboradores para cobrir a demanda do atendimento, ela acaba limitando o número de contatos e soluções. Além disso, a demora e espera para ser atendido muitas vezes gera um sentimento negativo do cliente para com a empresa. Por outro lado, o uso de sistemas automatizados de bate-papo proporciona um atendimento capaz de atender um número infinito de leads.
Sem contar que, por ser algo robótico, é capaz de atender às solicitações dos clientes a qualquer horário do dia, permitindo que sua empresa esteja sempre pronta a ouvir as necessidades dos consumidores. Esses e outros fatores fazem com que uma pessoa que deseja comprar um determinado produto escolha a sua marca devido ao fato de ela ser ágil e eficiente no atendimento.
Como essa solução pode ser utilizada?
Agora que você tem uma melhor noção sobre o que é e como funciona essa ferramenta, é importante dizer que existem várias plataformas para a criação de chatbots, como é o caso da Conecta Leucotron, que ajuda a otimizar várias funções do atendimento digital.
Mas você deve estar se perguntando como esse recurso pode ser utilizado na prática para aumentar as vendas, certo? Para ajudá-lo a entender melhor, listamos algumas dicas essenciais. Confira.
Forneça uma experiência personalizada
O primeiro ponto que podemos citar sobre como você pode obter grandes resultados em vendas por meio da implementação de chatbots é fornecendo uma experiência personalizada para o seu cliente. Quanto maior for a customização do atendimento, maiores serão as chances de converter uma venda.
Dessa forma, sua equipe deve pensar em formas de alcançar esse objetivo. Alguns passos que devem fazer parte são:
- programar o chatbot para lidar com o cliente pelo nome;
- fazer a integração desse recurso com as redes sociais para saber sobre os gostos e as preferências do usuário;
- indicar produtos e serviços que têm algum tipo de ligação com o histórico de compras e necessidades do cliente;
- enviar notificações de itens que estavam em falta, mas que acabaram de chegar, além de avisar sobre lançamentos e promoções.
Envie lembretes de abandono de carrinho
Dentro das ações que são realizadas dentro de plataformas de e-commerce pelos clientes, está o abandono de carrinho. Isso ocorre normalmente quando um potencial cliente visita seu site, escolhe os produtos que deseja, mas por algum motivo acaba não finalizando a compra. Embora essa seja uma prática muito comum pelos usuários, você deve tentar reverter esse quadro.
Nesse caso, o chatbot é uma ferramenta excelente, já que ele pode ser configurado para enviar mensagens em forma de lembretes e interagir com o consumidor que pode estar na intenção de abandonar o carrinho ou que já fez isso. Para que a ação gere resultados positivos, ofereça descontos e ofertas nos produtos escolhidos, bem como condições especiais de pagamento etc.
Use uma linguagem persuasiva
Todo diálogo só pode ser mantido quando as duas partes participam ativamente da interação. Caso a linguagem inicial realizada no chatbot não seja atrativa e persuasiva, as chances de o usuário abandonar o site são muito grandes. Por isso, configure essa ferramenta seguindo estratégias de comunicação que dão certo para o contexto de atração de clientes.
Colete e analise o feedback de clientes
Por fim, é muito importante coletar e avaliar de forma atenciosa os feedbacks dos clientes. Isso porque o retorno do consumidor é uma ferramenta valiosa para modelar suas estratégias, de modo a obter sucesso nas vendas. Sendo assim, o chatbot pode ser utilizado como meio para que os clientes possam avaliar ou registrar algum tipo de reclamação ou observação sobre o serviço prestado pela empresa.
Essas informações podem ser estudadas e mapeadas por meio de uma plataforma de chatbots que seja capaz de extrair relatórios e análise dos dados. Dessa forma, fica mais fácil identificar o que deve ser feito para melhorar os produtos e serviços, bem como as estratégias de marketing de vendas.
Essas foram as principais informações acerca de como utilizar o chatbot para alcançar melhores resultados nas vendas. Vale comentar também a possibilidade de Integração com RD Station e Mercado Livre como uma forma de impulsionar as estratégias de vendas. Nesse caso, a plataforma Conecta Leucotron é uma das soluções que podem ajudá-lo nessa tarefa, possibilitando maior agilidade e eficiência no atendimento.
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