Conheça as 5 ferramentas de inside sales que todo negócio vai precisar!
Gestão de Empresas

Conheça as 5 ferramentas de inside sales que todo negócio vai precisar!

Escrito por Leucotron

As vendas internas são fundamentais para a otimização dos processos de uma empresa, para que eles sejam cada vez mais acertados e efetivos. Por isso, é fundamental apostar nas ferramentas de inside sales, para que você consiga superar os desafios, cumprir as metas e sair ganhando, mesmo em tempos de crise e flutuações econômicas.

Vale lembrar que o inside sales não é telemarketing! Trata-se de um modelo de vendas mais específico, no qual se gera a atração de um determinado grupo de possíveis compradores, que se interessam pelo produto/serviço e entram em contato com a marca, para conhecê-lo melhor e, posteriormente, fazer a sua aquisição e gerar receita para a empresa.

Os modelos de vendas antigos ainda existem e são altamente válidos, mas é preciso apostar nas inovações, de modo a aprimorá-los e obter resultados positivos, além de gerar um maior diferencial competitivo para a marca.

A sua empresa já tira proveito da tecnologia em prol do negócio? Então, conheça essas 5 ferramentas de inside sales e alavanque de vez as suas vendas! Confira!

1. Redirecionamento de ligações

Quando uma pessoa se interessa por um determinado produto ou serviço, a sua primeira ação é entrar em contato com a empresa, buscar mais informações e detalhes sobre produtos e serviços, para então fazer a sua aquisição.

Por isso, é fundamental contar com um sistema de redirecionamento de ligações, para que o cliente tenha acesso fácil ao atendimento e possa encontrar o que precisa sem qualquer dificuldade. Melhor ainda se a organização tiver um discador automático, para entrar em contato com os seus leads e estimulá-los a fechar o negócio com mais agilidade.

Ao contrário do outbound sales, quanto mais rápido você entrar em contato com o seu lead, maiores serão as chances de ele continuar interessado e efetuar a compra. Desse modo, rapidez é crucial para quem trabalha com inside sales.

Ainda que o telefone não seja o meio de comunicação predileto das gerações mais modernas, a grande maioria das pessoas gosta e prefere esse canal, pela possibilidade de ligar, de serem redirecionadas e de poderem falar diretamente com um agente e tirar todas as suas dúvidas. Assim, elas se sentem ouvidas e consideradas pela sua marca, o que é essencial para que a experiência do cliente seja positiva.

2. PABX como uma das ferramentas de inside sales

Muitas organizações, principalmente aquelas que tem menos tempo no mercado, consideram o PABX (Private Automatic Branch Exchange, em português, “Troca Automática de Ramais Privados”) uma opção obsoleta. Mas estão bastante enganados. Com o passar do tempo, essa tecnologia foi aprimorada e ganhou novas funcionalidades, se tornando uma ferramenta bastante poderosa para uma empresa.

Quando o lead deixa os seus dados em uma landing page, por exemplo, é possível contatá-lo a partir do ramal do setor correspondente ao assunto a ser tratado. Da mesma forma, a pessoa pode fazer o contato e falar diretamente com o setor responsável pelo assunto de seu interesse.

Para o empreendimento, o PABX representa uma boa economia, já que se trata de uma central de distribuição de ramais, com um número fixo e o ramal desejado. Na prática, isso implica em uma grande economia na conta de telefone, o que é fundamental para que as organizações consigam ter controle de suas despesas.

3. Gravador de chamadas

Em qualquer central de atendimento, contar com um gravador de chamadas é algo fundamental. Principalmente nos casos de reclamações ou insatisfações por parte do consumidor, relacionados a produtos ou serviços.

Por outro lado, o gravador de chamadas também é uma poderosa ferramenta de inside sales, já que, ao ouvir as chamadas previamente gravadas, o gestor responsável consegue identificar com maior facilidade os anseios e os principais desejos de seus consumidores.

Assim, pode-se aprimorar produtos, serviços e atendimento, de modo a responder às necessidades de seu público-alvo e atraí-lo para a empresa, para que ele efetue a compra e fique satisfeito com o atendimento recebido.

4. Ramais móveis

Dependendo do seu tipo de negócio, é comum que os vendedores tenham de se locomover dentro ou fora da empresa para resolver pendências, ir em busca de novos parceiros comerciais, entre outros. Nesse caso, ficar preso ao telefone de mesa o dia inteiro é praticamente impossível. Por isso, a mobilidade empresarial é fundamental.

Contudo, os ramais móveis se destacam como poderosas ferramentas de inside sales, já que permitem o contato com pessoas estratégicas para a venda, onde quer que elas estejam. Nesse caso, o computador, o notebook, o tablet ou o próprio smartphone funcionam como ramais móveis.

Ou seja, é possível fechar uma venda a partir de qualquer lugar, a qualquer hora, desde que a pessoa tenha uma conexão à internet. E isso é fantástico para empresas que trabalham com nichos de mercado específicos ou com clientes internacionais, com os quais precisam entrar em contato, fora do horário comercial.

5. Atendimento multicanal

Essa é uma tendência cada vez mais forte no mercado. Isso porque muitos consumidores — principalmente das gerações mais modernas — preferem atendimentos mais rápidos e personalizados, que possam ser feitos a partir de seus dispositivos móveis, pelas redes sociais, pela seção de perguntas frequentes no site da própria empresa e via chatbots.

Assim, o seu lead consegue esclarecer todas as suas dúvidas e se prepara para efetuar a compra com mais segurança e tranquilidade. Ainda que uma ligação seja fundamental, é preciso entender que a modernidade, as novas tecnologias de comunicação e as ferramentas de inside sales vieram para ficar.

Quando a organização entende esse conceito e diversifica o seu modelo de atendimento ao seu público-alvo, as chances de fechar as vendas e fidelizar o seu cliente são muito maiores. Além disso, uma empresa moderna e que oferece diversas modalidades de atendimento consegue se destacar frente a concorrência e atrair a atenção de mais leads, que buscam marcas com um diferencial competitivo.

Finalmente, o recomendado é que a organização planeje, adote e explore todas essas ferramentas de inside sales. Quando bem implementadas e usadas corretamente, são tecnologias que trazem um excelente retorno do investimento (ROI) para a empresa, para impulsionar as suas vendas, principalmente em médio e longo prazo.

Se você gostou do nosso post, coloque essas ferramentas em prática e não perca a oportunidade de alavancar os seus resultados comerciais! Aproveite e confira os 6 serviços de telefonia que uma empresa precisa ter!

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