erros ao criar chatbots

7 erros ao criar chatbots que você deve evitar a todo custo

O uso de chatbots como uma estratégia de atendimento, atuando junto ao planejamento de vendas, vem ganhando cada vez mais espaço nos diversos setores corporativos. A implementação desse recurso afeta desde as operações de logística aos processos de venda, publicidade e retenção. Como esse modelo operativo é relativamente novidade para o mercado, é comum que empresas e seus gestores cometam erros ao criar chatbots.

Os equívocos nessa estratégia podem gerar grandes prejuízos à empresa, devido a um não aproveitamento das possibilidades oferecidas pela ferramenta.

Neste post, listamos alguns dos principais erros que as empresas cometem ao lidar com a aplicação de tecnologias, como é o caso do chatbot. Aqui, você encontra detalhes desse recurso e como se precaver, adotando medidas capazes de sanar os problemas citados. Sem mais delongas, confira a lista com 7 dos principais erros ao implementar e operar um sistema de chatbot no seu negócio!

1. Não levar o público-alvo em consideração

Esse é o principal erro durante a adoção de um atendimento eletrônico via chatbot na sua empresa. O motivo desse problema está na capacidade de personalização que essa ferramenta oferece. Além disso, não saber quem é seu cliente é um problema e tanto, inclusive nessa área.

Para uma implementação otimizada, adequada aos parâmetros e às exigências do mercado brasileiro atual, é preciso saber, de antemão, quais são as reais necessidades dos clientes que entram em contato com a sua empresa.

A partir dessas informações, fica mais fácil oferecer os devidos atalhos para a resolução dos problemas de maneira mais ágil e satisfatória para os clientes. Ignorar esses detalhes é um dos principais erros ao criar chatbots, que você deve evitar a todo custo.

2. Não adaptar a linguagem

Não adianta nada fazer um sistema de atendimento eletrônico via chatbot se o seu cliente não entende o que está acontecendo. Para não errar nesse aspecto, é necessário fazer muitas pesquisas sobre o nicho de atuação da sua empresa.

Somente a partir desses aspectos — monitorados e aplicados no bot atendente — é que se torna possível fazer as configurações mais finas e otimizar as ações do chatbot. Assim, você consegue oferecer uma experiência personalizada ao cliente, facilitando a comunicação e promovendo agilidade na resolução dos problemas relatados por ele.

3. Pedir dados irrelevantes

Esse erro pode acabar estressando o seu cliente. O chatbot é capaz de agilizar o atendimento, mas se ele exige muitos dados e protocolos irrelevantes para a resolução do problema, perde a funcionalidade.

Para evitar isso, é importante planejar cada fase do atendimento. O mapeamento das necessidades mínimas para o andamento das solicitações é de suma importância para a definição dos dados necessários para os atendimentos.

4. Não orientar o cliente corretamente

A orientação correta pelo sistema é um elemento básico para qualquer chatbot em bom funcionamento. Por esse motivo, a revisão regular de todo o processo de atendimento, assim como o monitoramento de erros mais comuns, são de extrema importância para uma boa utilização da tecnologia.

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Dessa forma, qualquer possibilidade de erro durante a orientação deverá ser minimizada conforme o número de revisões e edições forem aumentando.

5. Ter mais ou menos recursos que o necessário

Ter uma tela poluída de elementos dos mais diversos recursos disponíveis pela sua empresa pode não ser uma boa ideia quando você apresenta uma plataforma de atendimento (chatbot) ao seu público. As funções podem ser confusas e complicar o entendimento.

Se o cliente não entende, por exemplo, como abrir um processo e resolver seu problema sem o auxílio de outra pessoa, é sinal que o atendimento via chatbot não está claro.

O mesmo vale se o cliente não encontrar aquilo que precisa — nesse caso, ele precisa buscar a ajuda de um atendente humano para resolver seus problemas, e todo o investimento realizado no chatbot terá sido em vão.

Os recursos que o seu sistema de atendimento eletrônico oferece devem ser planejados e ocupar posições estratégicas, de forma que o usuário consiga entender as opções oferecidas. Pesquisas e conhecimentos aprofundados do seu público-alvo são essenciais para as otimizações no âmbito da Experiência do Consumidor.

6. Não criar relatórios para medir o desempenho

Quando temos acesso a uma série de dados úteis sobre a utilização de uma ferramenta pelo usuário, podemos, sim, considerar que é um erro não utilizá-los. Questões relativas aos caminhos adotados pelo cliente, à proporção de problemas solucionados e à relação entre conflitos resolvidos independentemente da ação humana são apenas exemplos das possibilidades que a ferramenta oferece.

Com o uso de Inteligência Artificial e processos de Machine Learning, abre-se um novo caminho. Com eles, fica mais fácil criar relatórios de desempenhos com as métricas relevantes para o negócio. Esses documentos são muito importantes para as futuras ações quanto à otimização das próprias ferramentas utilizadas — e centradas no chatbot.

Deixar de captar esses dados e tratá-los com os mais variados recursos que temos disponíveis em função do avanço da tecnologia é um erro. Ao adotar um sistema de chatbot, portanto, não ignore as informações geradas, pois a atitude poderá deixar suas equipes de gestão e marketing às cegas.

7. Não contar com apoio técnico e de desenvolvimento de uma empresa especializada no assunto

Manter as configurações adequadas, a otimização e a implementação de novos recursos para o desenvolvimento contínuo da ferramenta é uma tarefa bastante dispendiosa. Se todas essas ações ficarem a cargo da sua equipe de TI, o setor pode acabar sobrecarregado. Isso se traduz em mais gastos com contratações (para dar conta da demanda) e o não aproveitamento da totalidade de funções da sua ferramenta.

Para evitar esses erros ao criar chatbots, experimente consultorias com empresas especializadas na implementação desse tipo. Procure conversar com os especialistas dessas empresas, pois eles buscarão as opções que atendam melhor às necessidades do seu negócio.

A Leucotron trabalha há anos com canais de atendimento via chatbot. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba quais são as opções dessas ferramentas que disponibilizamos para a sua empresa. Venha com a Leucotron e não se arrisque a cometer um desses erros.

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