Inteligência artificial em chatbot: veja como usar essa tecnologia em hoteis
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Como utilizar a inteligência artificial em chatbots de hotéis?

inteligência artificial em chatbot
Escrito por Leucotron

O principal diferencial observado por hóspedes de hotéis, além da estrutura física do estabelecimento, é o atendimento proporcionado antes, durante e depois de sua estadia. Por conta disso, uma das formas mais eficazes de atrair e reter clientes é garantir sua satisfação com a experiência.

Para alcançar esse objetivo, existem diversas tecnologias que podem ser utilizadas para aprimorar a relação com os hóspedes. Ferramentas automatizadas agilizam processos internos e facilitam o entendimento das necessidades do público, otimizando assim as abordagens.

Uma técnica cada vez mais relevante é a incorporação de inteligência artificial em chatbot. Neste texto, mostraremos como essa prática pode auxiliar no funcionamento do seu hotel. Confira!

Assistência aos hóspedes

A transformação digital observada nas últimas décadas não alterou apenas os procedimentos internos de empresas. Os hábitos e preferências dos consumidores também sofreram grandes mudanças. Com um acesso à informação cada vez mais rápido e eficiente, o público não tem mais paciência para longas esperas e quer ser atendido prontamente, independentemente do horário.

Assim, por mais atencioso e qualificado que seja o staff do seu estabelecimento, ele vai, naturalmente, encontrar dificuldades em gerir as demandas de todos os hóspedes. Então, para evitar desgastes e aprimorar a experiência dos clientes, você pode optar pela utilização de um chatbot com a tecnologia da inteligência artificial.

Com a aplicação desse método, você garante que os seus hóspedes contarão com acesso 24 horas a um sistema capaz de sanar as dúvidas mais frequentes. Além disso, os chatbots podem ser configurados para aprender com cada uma das interações, garantindo sua otimização para atendimentos futuros.

Economia de tempo

Mesmo que a necessidade de suporte ao hóspede venha em horário comercial, os chatbots podem ser de grande ajuda. Você pode, por exemplo, atribuir à tecnologia a resolução de questões padronizadas, que não necessitem da intervenção de um profissional de atendimento.

Um exemplo é o gerenciamento das mensagens recebidas por e-mail. Naturalmente, algumas delas serão mais específicas, o que exige um olhar mais cuidadoso. Contudo, a maioria dessas mensagens apresenta um conteúdo que não é vital para o funcionamento da empresa. Deixar que o chatbot se encarregue dessas tarefas é uma forma de aliviar a carga de trabalho dos atendentes humanos.

Dessa maneira, seus colaboradores economizam um tempo precioso, que pode ser utilizado para atividades mais complexas, que sejam essenciais para a receita do hotel. Com mais tranquilidade para se dedicar a tarefas importantes, é natural que seja observado um aumento significativo da produtividade.

Além disso, com a utilização da inteligência artificial, o tempo que o chatbot leva para concluir um atendimento é bastante reduzido, garantindo uma experiência rápida e eficaz.

Otimização dos custos

Uma das principais dificuldades encontradas por gestores de hotéis é empregar um número suficiente de colaboradores para suprir todas as demandas dos hóspedes. Se todos os processos forem realizados por profissionais, o custo de manutenção da equipe se torna escalável.

Nesse cenário, os chatbots funcionam como atendentes virtuais que não necessitam de honorários. É possível, então, cobrir grande parte das necessidades de atendimento sem precisar elevar a folha salarial. Além disso, o chatbot realiza funções que vão muito além de receber e responder dúvidas, como veremos no próximo tópico.

Identificação de tendências

Essa é, sem dúvidas, uma das principais vantagens em aplicar a inteligência artificial em chatbot. Sabemos que, na era moderna, é crucial que as empresas utilizem os dados gerados em ambiente online para analisar, revisar e aprimorar suas estratégias.

Trata-se do big data, conceito que se tornou obrigatório em qualquer estabelecimento que lide com algum tipo de público. Acontece que o volume de informações gerado hoje costuma ser imenso, dificultando o garimpo de dados que sejam realmente úteis.

Esse problema é facilmente solucionado com os chatbots. Estando ou não ativo, o mecanismo trabalha continuamente na captação e processamento de informações. Assim, ele possibilita a identificação de padrões e tendências, que podem ser utilizados para avaliar e otimizar o nível de eficiência no atendimento ao consumidor.

É possível, por exemplo, reconhecer as dúvidas e perguntas que ocorrem com maior frequência. A partir disso, você pode configurar o sistema para responder de forma adequada ou até tomar ações para acabar com a necessidade desses questionamentos.

Criação de campanhas efetivas

Além de agilizar o atendimento ao hóspede e identificar padrões, a existência de uma inteligência artificial em chatbot possibilita que você crie campanhas mais eficientes para alcançar e reter clientes. Para entender isso, é preciso compreender algumas características básicas do consumidor moderno.

Além de prezar por uma experiência rápida e eficiente, esse perfil é muito mais impactado por ações e campanhas personalizadas, ou seja, que sejam pensadas de acordo com suas características. Para tal, é necessário que você saiba como reunir informações que proporcionem insights nesse sentido.

Ao interagir com um chatbot, o hóspede disponibiliza informações que vão desde o seu nome até suas preferências. Esses dados podem ser fornecidos aos departamentos de marketing e vendas que, em conjunto, têm o material necessário para criar campanhas que atraiam mais possibilidades de negócio.

Da mesma forma, os dados podem ser utilizados para prever resultados. Com isso, o hotel ganha maior controle sobre o orçamento que pode ser comprometido e, assim, tem a oportunidade de trabalhar para alinhar a receita com a taxa de crescimento do negócio.

A indústria hoteleira é uma das mais competitivas no mercado. Com isso, é responsabilidade de um bom gestor estar sempre atento às novidades tecnológicas que podem causar um impacto positivo no empreendimento. É crucial que a experiência do hóspede seja sempre vista como prioridade.

A aplicação de inteligência artificial em chatbot é uma prática nova, mas que já está consolidada como uma solução eficiente para otimizar os processos internos de um hotel. Além de proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente, essa tecnologia contribui para você entender melhor o consumidor e, assim, gerar mais oportunidades de negócio.

Viu como a tecnologia é um importante aliado na gestão hoteleira? Para garantir sua máxima eficiência, é preciso adotar algumas práticas. Continue sua leitura e entenda as vantagens de contar com um suporte local de TI para o seu negócio!

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