Descubra como está o mercado de Telecom para 2020
Quem acompanha o mercado de Telecom sabe que, de um tempo para cá, esse segmento mudou bastante e vai continuar mudando nos próximos anos. Afinal, estamos vivendo um momento em que a tecnologia tem transformado tudo a nossa volta. Com o acesso facilitado à informação, o público tem exigindo respostas rápidas e medidas que solucionam as suas necessidades.
Diante disso, empresas de diferentes segmentos têm buscado desenvolver soluções cada vez mais aprimoradas com o intuito de atender às exigências do consumidor atual, ao mesmo tempo em que obtém diferenciais competitivos. Por esse motivo, estar atento às tendências previstas para os próximos anos é essencial para que você não fique ultrapassado e, assim, garanta seu lugar no mercado.
Sabendo da importância desse assunto, preparamos este artigo com as principais projeções para o ano de 2020 que vão impactar o mercado de Telecom. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!
Mais autonomia
Não há dúvidas de que a transformação digital tem proporcionado mais agilidade e autonomia para as empresas e seus clientes. Sendo assim, soluções como 5G, Inteligência Artificial e Internet das Coisas são algumas das principais tendências em tecnologia que prometem mudar a forma como diversos empreendedores têm atuado no mercado.
Por isso, é de suma importância que você, como empreendedor, conheça a proposta de cada uma dessas tendências, a fim de implementá-las na gestão da sua empresa. Confira!
5G
A tecnologia 5G é o que tem de mais atual no campo da banda larga sem fio. Ela tem a capacidade de comportar o imenso volume de dados compartilhados diariamente pelos dispositivos móveis de todo o mundo, oferecendo, assim, mais eficiência e velocidade para os seus usuários.
Para você ter uma ideia da eficiência do 5G, basta comparar a velocidade média de conexão com a 4ª geração. Enquanto o 4G oferece velocidade média de 33 Mbps, o 5G assegura capacidade de fornecer uma agilidade no processamento de dados de 50 a 100 vezes maior que a utilizada atualmente.
Além disso, o 5G terá como vantagem:
- a redução de 90% da energia utilizada;
- conexão mais rápida;
- cobertura mais ampla e eficiente;
- aumento da vida útil da bateria;
- permite um número maior de conexão simultânea;
- maior transferência de dados.
Internet das Coisas (IoT)
Com a função de trazer mais conectividade para o dia a dia das empresas, a IoT já é realidade em alguns países. Seu crescimento ainda é bastante lento devido à sua complexidade e o alto custo para a implementação. Porém, a tecnologia oferece como vantagens:
- otimização do atendimento ao cliente;
- mais economia;
- redução de erros e falhas;
- melhor aproveitamento do tempo;
- contribuição para a tomada de decisões mais precisas;
- acesso a todos os departamentos da empresa em tempo real de forma simultânea.
Inteligência Artificial (AI)
A Inteligência Artificial visa proporcionar ainda mais autonomia para as empresas, por meio automatização dos seus processos. Além de oferecer mais segurança, agilidade e eficiência, a AI tem como função minimizar os erros provocados pela falha humana, contribuindo assim com a redução do retrabalho e garantindo mais precisão para o seu negócio.
Mercado em expansão
Como mencionamos, o mercado de Telecom cresceu muitos nos últimos tempos. Prova disso é que, em apenas 11 anos, o setor de banda larga apresentou um total de 31,05 milhões de assinantes. Diante disso, a projeção do faturamento médio para o ano de 2022 é de mais de US$ 45 bilhões.
Em razão disso, muitos empreendedores têm visto o segmento de Telecom como uma oportunidade promissora. Por isso, eles têm buscado meios de garantir o seu lugar nesse mercado por meio de medidas que garantem mais destaque e exclusividade para o seu negócio.
Análise de dados
Como medida para desenvolver estratégias mais eficientes, entender o comportamento do consumidor e as mudanças que vêm acontecendo, diversos empreendedores utilizam a análise de dados no seu dia a dia. Essa ação tem relação direta com o uso de Big Data nas empresas.
Sendo assim, as empresas de telecomunicações têm sido obrigadas a repensar a maneira como estão gerenciando seu negócio e desenvolvendo sua estratégias. Além disso, com a aprovação da LGPD, que visa garantir maior privatização e proteção dos dados, fica claro que essas mudanças causarão um impacto significativo no segmento de telecomunicação.
Comportamento do consumidor
A transformação digital provocou não só mudanças na inovação de ferramentas tecnológicas, como também mudou a forma como adquirimos um produto ou serviço hoje. Isso quer dizer que, atualmente, o poder da decisão de compra está cada vez mais na mão do consumidor.
Por esse motivo, é essencial que o gestor busque conhecer o perfil do seu cliente e, sobretudo, entenda o comportamento dele em relação à sua marca. Ter esse tipo de atitude permite que você se comunique com o seu público de forma personalizada, de maneira que consiga entender as suas dores e necessidades.
Esse conhecimento serve de base para a criação de soluções mais eficientes, além de ajudar você a identificar o momento certo de oferecer para o seu cliente as soluções desenvolvidas pela sua empresa.
Ranking das operadoras de Telecom
Segundo uma pesquisa divulgada pela Anatel, os serviços oferecidos pela banda larga fixa têm provocado um alto nível de insatisfação nos consumidores. Em contrapartida, os serviços oferecidos pelas operadoras de pequeno porte foram considerados de melhor qualidade.
Diante disso, percebemos que o mercado de Telecom tem provocado mudanças significativas nas empresas, porém a transformação não para por aí, visto que ainda tem muito o que ser explorado e melhorado nesse segmento.
Por isso, além de se manter atento às tendências desse mercado, é fundamental que você esteja disposto a se ajustar a essas mudanças e, sobretudo, priorizar o investimento na gestão de Telecom, a fim de melhorar os seus resultados.
Gostou do artigo? Então, compartilhe essa informação com os seus amigos nas suas redes sociais!