pabx virtual

Afinal, como o PABX Virtual pode ajudar a sua empresa?

As centrais telefônicas, conhecidas no mercado como PABX, são equipamentos que integram e convergem a comunicação interna e externa da empresa. Para organizações que queiram otimizar os processos de suas rotinas organizacionais, o PABX Virtual (uma das modalidades dessa solução) é uma escolha indispensável.

Esse modelo de PABX consiste, basicamente, em um software. Ele agiliza o trabalho remoto e promove a mobilidade corporativa, uma vez que os colaboradores podem trabalhar mesmo que não estejam nas dependências da empresa.

Contudo, mais importante do que entender o conceito é conhecer os benefícios práticos dessa solução, por isso, neste post, você também entenderá as vantagens desse modelo — e as diferenças em relação a modalidade tradicional. Boa leitura!

Qual é a diferença do PABX virtual para o analógico?

O PABX em Nuvem é um uma solução de telefonia que opera de modo similar ao PABX, quando falamos das funções mais básicas. Contudo, ele está alocado na nuvem, proporcionando um armazenamento superior dos dados das chamadas.

Outra diferença marcante entre os modelos é o uso de tecnologia. Enquanto a versão tradicional consegue apenas realizar e transferir chamadas entre os ramais, o modelo virtual é baseado no CCaaS, Contact as a Service. Desse modo, muito além do mero atendimento telefônico, essas soluções têm o suporte integral ao cliente como prioridade.

Nesse sentido, o PABX está sempre evoluindo para abrigar novas ferramenta e a atender às demandas do mercado de telefonia. Nesse sentido, o modelo virtual é o melhor para satisfazer os clientes e proporcionar um alto nível de Customer Experience (CX).

Além disso, há uma diferença no gerenciamento. Enquanto o PABX analógico precisa de suporte manual para que qualquer problema possa ser solucionado, uma vez que é um instrumento físico e alocado na própria empresa, não conta com uma grande escalabilidade.

Já a plataforma PABX virtual disponibiliza autonomia para que o próprio usuário possa estender ou reduzir os recursos, como ramais e outras funções. Ele também otimiza a gestão geral, uma vez que alguns provedores desse modelo digital oferecem o suporte para o gerenciamento e monitoramento da conta.

Quais são os benefícios do PABX Virtual?

O PABX Virtual oferece um leque amplo de benefícios para a empresa, otimizando todo o ecossistema de telefonia. Vamos conhecê-los.

Redução de gastos

Toda empresa deseja cortar gastos desnecessários, mas às vezes fica difícil entender como fazer isso sem prejudicar as atividades. Com a instalação de uma solução virtual, esse objetivo é plenamente alcançado.

Como o PABX Virtual é uma solução totalmente baseada em software, a instalação, configuração e manutenção são bem simples. Isso porque a implementação não exige uma infraestrutura complexa, com fiação, diversas linhas fixas convencionais na central telefônica.

Para entender melhor os benefícios da versão virtual, é importante notar que as soluções tradicionais — os PABX analógicos — têm uma infraestrutura mais robusta e custosa, assim, o investimento geral é bem menor, já que a organização consegue crescer sem precisar ampliar gastos com atualização de hardware, por exemplo.

Facilidade de configuração

Em relação à versão tradicional, o PABX Virtual é mais fácil de instalar — e de configurar. O PABX analógico conta com ferramentas proprietária de software, gerenciamento e hardware. Todos esses elementos são geridos por integradores especializados.

Nesse sentido, uma vez que a sua empresa tenha implementado a versão analógica, a performance do serviço contratado dependerá do tipo de manutenção e do monitoramento oferecido pelo fabricante (ou fornecedor).

Por outro lado, o PABX Virtual é inteiramente baseado em software. Um dos benefícios diretos dessa característica é que os administradores (no caso, os próprios gestores da empresa) têm acesso facilitado à configuração geral do sistema.

As ferramentas de gerenciamento não ficam ocultas para os usuários, o que permite que os próprios contratantes da solução façam alterações por conta própria. Não há tanta dependência do fornecedor para operar, otimizando as atividades diárias da empresa.

A empresa contratante ganha autonomia para configurar a solução de acordo com suas necessidades e preferências. O contrato com os fornecedores fica restrito às questões mais complexas envolvendo a tecnologia.

Praticidade da ferramenta

Como o PABX Virtual funciona na nuvem ou hospedado no servidor do cliente, não é necessária a instalação de hardwares e diversos fios e equipamentos na empresa. Isso tudo é dispensado com uma boa conexão à internet, que fará com que a organização tenha acesso a todas as funcionalidades.

Além da simplicidade na instalação, o PABX virtual também gera relatórios e ligações telefônicas mais estáveis e baratas, justamente pela sua alocação na nuvem.

Confira o guia completo sobre PABX na Nuvem

O PABX Virtual proporciona a possibilidade de acessar o sistema de qualquer lugar em que os funcionários estejam. Isso é especialmente importante no contexto atual do mercado, no qual o home office está cada vez mais disseminado.

As características dessa solução também favorecem outro conceito que tem sido cada vez mais implementado: a mobilidade corporativa. Portanto, se a sua empresa tiver colaboradores atuando fora das dependências da organização, basta que eles tenham um smartphone para atender às ligações.

Com mais mobilidade e versatilidade, a produtividade geral da empresa também aumenta. O PABX Virtual oferece o melhor de dois mundos: a praticidade de utilizar a tecnologia de qualquer lugar com a eficiência que os colaboradores podem mostrar sem estarem necessariamente em um local fixo.

Vantagem competitiva

Outro benefício relevante da adoção do PABX Virtual é a vantagem competitiva que ele garante para a empresa. Afinal, basta pensar em algumas das principais características da solução:

  • velocidade na comunicação;
  • possibilidade de escalar a operação;
  • flexibilidade e praticidade nas comunicações com os clientes.

O investimento em PABX Virtual não só moderniza a empresa como também impulsiona a produtividade geral. Com soluções desse nível, a empresa se mantém atenta às tendências do mercado e conserva a sua competitividade.

Possibilidades de integração

A integração é uma das características mais desejadas quando falamos de tecnologia. Isso porque softwares e programas que se conectem uns aos outros torna a infraestrutura da empresa mais inteligente e dinâmica.

Com esse ecossistema de tecnologias trabalhando em conjunto, todos os colaboradores se comunicam melhor e evitam o retrabalho. Como o PABX Virtual opera na nuvem, a integração é facilitada.

Como exemplos, podemos citar sistemas como o ERP e o CRM, que se integram facilmente ao PABX via API. Os gestores poderão monitorar o trabalho atentamente e gerar relatórios estratégicos disponibilizados por essa integração geral.

Quais são os recursos do PABX virtual?

Como você já notou, o PABX virtual possui diversos benefícios. Isso é possível por conta dos diferentes recursos que ele apresenta. Vamos conhecê-los:

  • tarifador. Por meio dessa ferramenta e do acesso à internet, será possível verificar as chamadas, o tempo que cada atendente levou para prestar atendimento e até a origem de cada ligação realizada;
  • monitoramento em tempo real. As chamadas, tanto as recebidas como as realizadas, por meio de um sistema PABX na nuvem podem ser acompanhadas, gravadas e armazenadas. Posteriormente, elas poderão ser utilizadas para treinamento de colaboradores e para políticas de segurança dos atendentes e dos públicos.
  • pesquisa de satisfação. Com esse recurso, será possível incluir uma pesquisa de satisfação no PABX, ao final do atendimento telefônico. Assim, será mais fácil monitorar suas métricas e buscar meios de satisfazer os clientes por meio desse canal de contato;
  • atendimento telefônico. O PABX virtual consegue oferecer uma mensagem automática para direcionar a ligação, além de atualizar dados sobre a fila de espera. Desse modo, o cliente não fica tão impaciente, sem saber quando finalmente poderá conversar com um colaborador.

Como a Leucotron pode ajudar?

A Leucotron oferece a plataforma de comunicação perfeita para que a sua empresa possa usufruir de tudo o que o PABX Virtual tem a fornecer. Trata-se do Flux IP, um sistema completo de telefonia que dispensa qualquer hardware — desde que esteja configurado com ramais e troncos IP.

A plataforma tem um custo acessível e foi desenvolvida para empresas que buscam por flexibilidade, mobilidade e inovação, características que citamos anteriormente como alguns dos principais benefícios do PABX.

O Flux IP é um serviço de telefonia flexível e escalável, que conta com a expertise da Leucotron. São três décadas de inovação e grandes parcerias firmadas. Oferecemos a oportunidade para que a sua empresa centralize todos os pontos de atendimento do Call Center às diversas linhas telefônicas.

Inovações

É possível escolher planos de acordo com a necessidade do seu negócio, em opções que vão de 12 até 192 usuários, por exemplo. O Call Center da Leucotron otimiza as centrais de atendimento de pequeno e médio porte ao oferecer uma topologia descentralizada, o que garante mobilidade aos atendentes e controle total aos supervisores.

Há inovações como o Leuco, um aplicativo totalmente pensado no usuário, que garante que o seu ramal sempre esteja com você. Ele registra o histórico de chamadas e conta com botões para agilizar operações rotineiras, como colocar em espera ou realizar uma transferência.

Com a plataforma da Leucotron, sua empresa também contará com o L-Rec, um sistema completo de gravação de chamadas com capacidade para registrar mais de 2000 horas de conversas.

Como pudemos ver no artigo, o PABX Virtual oferece uma série de facilidades e benefícios para as empresas. A solução garante praticidade, redução de gastos e aumenta a produtividade — mas tudo isso depende de uma boa plataforma para operar, como é o caso do sistema Flux.

Para desfrutar de um equipamento de qualidade, nada como contar com uma empresa com ampla experiência no ramo. A Leucotron é uma pioneira na modernização do atendimento telefônico, com um amplo leque de soluções que envolvem software, hardware, APIs, integração de sistemas, consultoria e design digital.

São mais de 39 anos auxiliando as marcas, com mais de 140 mil clientes que vão além do Brasil, se estendendo a países como México e Colômbia. Por isso, para modernizar e inovar o atendimento no seu negócio, com o PABX virtual adaptado às necessidades do seu negócio, nós somos o parceiro que você precisa.

Gostou do artigo e se interessou pela possibilidade de contratar a plataforma da Leucotron? Então, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para ajudar.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.